Cheiro de enxofre

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AndreTomazini

Member
Joined
Oct 23, 2015
Messages
17
Reaction score
2
Bom dia.


Estou na minha 7ª brassagem e fora uns erros de controle de temperatura aqui e de sanitização ali estou gostando dos resultados mas venho estranhando um cheiro residual de enxofre principalmente na espuma das minha últimas brassagens. Uma conhecida cervejeira me disse que deve ser em razão de contaminação.


Antes usava apenas água, detergente e muito álcool 70 na sanitização, agora estou começando a usar o PAC 200, mas acho mesmo que o problema é no processo de resfriamento: transfiro o mosto fervido por dentro de um chiller de INOX com gelo em volta até o fermentador. Mas limpar o chiller e as conexões é fogo.

Ah e sobre a sanitização de garrafas: estou pensando em ferve-las em água com PAC 200 mas as instruções do PAC 200 falam em utilizá-lo a 25.Cº. Sanatizo em agua fervente com PAC ou a 25?

Muito Obrigado.
 
André, tem grandes chances de o problema realmente ser o Chiller. Nós sempre usávamos água passando pelo chiller e colocávamos ele dentro da panela pra resfriar. Nunca contaminou, 100% de sucesso. Depois percebemos que se o mosto passasse por dentro do chiller era mais rápido, mas de 8 brassagens 3 contaminou. Voltamos ao método tradicional e nunca mais contaminou.
 
Fala!

Cheiro de enxofre pode ser fonte de contaminação, mas nem sempre é. Você já pode ter respondido sua pergunta, problemas de controle de temperatura. A falta de controle de temperatura stressada o fermento e algumas cepas, sob condição de stress, produz uma tonelada de composto sulfuroso.