Cheiro de algo velho e estragado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Oct 31, 2019
Messages
1
Reaction score
0
Location
Sao Paulo
Bom dia caros, vejam se podem me tranquilizar ou condenar ao ralo da pia..rs

Fiz uma cream ale, com base Pilsen e lupulo columbus com ibu bem baixo.

Na verdade fiz 2 brassagens de 20 litros no mesmo dia pois preciso produzir 40 litros para um casamento.

Fiz a mosturação normal ( ja produzo há quase 1 ano), fiz a fervura normalmente também com adição a 60 e a 5 minutos, porem uso a técnica no-chill. Na verdade faço um meio a meio, eu resfrio a panela ate uns 60 graus por imersão na agua á temperatura natural e transfiro para o balde fermentador. Espero chegar em temperatura ambiente com ajuda de pet com gelo no isopor e inoculo no dia seguinte a uns 20 graus. Usei a US 05.

Os baldes foram sanitizados com álcool 70.

Durante a fermentação quase no final, percebi que em um dos baldes, a cerveja apresentava um cheiro de estragado, e o outro estava maravilhoso, ja marquei esse com caneta e continue acompanhando. Quando estabilizou a FG, e chegará a hora de maturar percebi que o cheiro se tornou mais forte ainda, no sabor não consigo perceber nenhum off flavor, ela esta um pouco ácida, mas acredito que o motivo é que ela esta " verde" ainda. E depois da maturação isso acaba arredondando. Agora esse cheiro de fruta estragada continua e nao nao desaparece.
Por ser um perfil neutro e pouco lupulada, resolvi fazer um dry hop pra ver se cobria esse aroma, ja faz 3 dias de dry hop e o mesmo continua.

Alguém ja passou por isso e pode dar uma luz de como resolver?

Ps. Li sobre oxidação, e que talvez possa ser isso, já que na trasfega da panela pro balde eu faço uma queda livre e por usar no chill eu agito bastante o mostro no balde no dia seguinte, antes de jogar a levedura. Mas como disse sempre uso o no chill e nunca deu problema, ate pq no outro balde não apresentou essa falha.

Alguem poderia dar uma luz.
Grato a todos.
 
Back
Top