Cheiro água podre

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robocop89

Well-Known Member
Joined
Aug 15, 2013
Messages
250
Reaction score
21
Pessoal,

Na última leva tive um problema com a mangueira do meu chiller. Comecei a fazer o resfriamento e a mangueira arrebentou .... o mosto estava a uns 55ºC.

Como eu não tinha o que fazer e ja estava muito tarde, acabei colocando o mosto na geladeira para resfriar (mas acho que o principal erro foi ter colocado o fermento Urquell da Bio4 ainda no mosto quente).

Se passaram 5 dias e tirei uma amostra para medir a densidade, baita problema ... um cheiro muito forte de água podre ....

Ja tirei toda o mosto do balde e lavei ele muito bem (ate esta de molho com vanish).

Fiquei com uma dúvida:

- Este problema pode ter ocorrido devido a não completar o resfriamento
- Este problema ocorreu devido a ter colocado o fermento no mosto quente
- Isso não é um problema e sim uma característica do fermento?


Muito obrigado pela ajuda
 
Salve, amigo.
Muito provavelmente, ocorreu uma mistura de tudo.
Ao colocar o fermento no mosto muito quente, pode ter matado ele. Ainda mais que o Urquell é um fermento de baixa temperatura.
Ao mesmo tempo, você deve ter alguma contaminação bacteriana. Você conseguiu ver alguma coisa boiando por cima do mosto?
Abraços, Fred
 
Salve, amigo.
Muito provavelmente, ocorreu uma mistura de tudo.
Ao colocar o fermento no mosto muito quente, pode ter matado ele. Ainda mais que o Urquell é um fermento de baixa temperatura.
Ao mesmo tempo, você deve ter alguma contaminação bacteriana. Você conseguiu ver alguma coisa boiando por cima do mosto?
Abraços, Fred

Não tinha nada boiando ... reparei bem nisso


Mas a densidade estava baixando, ou seja, o fermentando estava funcionando
 
e isso iria interferir no gosto da cerveja? esse cheiro iria sumir?
 
Pessoal,

Na última leva tive um problema com a mangueira do meu chiller. Comecei a fazer o resfriamento e a mangueira arrebentou .... o mosto estava a uns 55ºC.

Como eu não tinha o que fazer e ja estava muito tarde, acabei colocando o mosto na geladeira para resfriar (mas acho que o principal erro foi ter colocado o fermento Urquell da Bio4 ainda no mosto quente).

Se passaram 5 dias e tirei uma amostra para medir a densidade, baita problema ... um cheiro muito forte de água podre ....

Ja tirei toda o mosto do balde e lavei ele muito bem (ate esta de molho com vanish).

Fiquei com uma dúvida:

- Este problema pode ter ocorrido devido a não completar o resfriamento
- Este problema ocorreu devido a ter colocado o fermento no mosto quente
- Isso não é um problema e sim uma característica do fermento?


Muito obrigado pela ajuda
Espera terminar a fermentação... maturar a cerveja, etc.

Não é raro as lagers cheirarem a ovo podre em alguns momentos da fermentação.

De qualquer forma, talvez isso tenha sido intensificado pelo estresse da levedura pela inoculação em alta temperatura. Na próxima que tiver que fazer isso... inocule somente no outro dia.

Abraço!
 
esses dois gases não interferem diretamente no gosto, mas mesmo assim esse cheiro acaba interferindo no sensorial da cerveja... o cheiro pode sair sim com bastante tempo de maturação ou uma lavagem com CO2...
 
Back
Top