Chá de lúpulo + priming tudo junto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Gente, estou com uma leva de uma AIPA na fermentação secundaria e estou pensando em ao invés de fazer dry hop, tentar um chá de lúpulo. Mas para dar uma agilizada no engarrafamento já que eu faço a cerva numa cidade e moro na outra, eu pensei em fazer o chá já junto com o açúcar do priming, misturar e engarrafar tudo no mesmo dia.

Pro chá estou pensando em uns 200 ml de água previamente fervida com 100g de açúcar, aguardar esfriar até uns 60 graus e colocar uns 40g de Cascade por uns 20 min e depois misturar tudo isso no mosto como de costume e engarrafar.

O tamanho da leva é 20 litros.

Acho que em teoria não tem por que dar chabu... Alguém já tentou?

@leosewald que tem mais experiência com essa técnica do chá, que tu me dizes?
 
Gente, estou com uma leva de uma AIPA na fermentação secundaria e estou pensando em ao invés de fazer dry hop, tentar um chá de lúpulo. Mas para dar uma agilizada no engarrafamento já que eu faço a cerva numa cidade e moro na outra, eu pensei em fazer o chá já junto com o açúcar do priming, misturar e engarrafar tudo no mesmo dia.

Pro chá estou pensando em uns 200 ml de água previamente fervida com 100g de açúcar, aguardar esfriar até uns 60 graus e colocar uns 40g de Cascade por uns 20 min e depois misturar tudo isso no mosto como de costume e engarrafar.

O tamanho da leva é 20 litros.

Acho que em teoria não tem por que dar chabu... Alguém já tentou?

leosewald que tem mais experiência com essa técnica do chá, que tu me dizes?

Como vc pensa em filtrar as partículas de lúpulo da solução? Se vc usar pellets, que tem muita migalha de lúpulo, precisaria filtrar em algo bem fino, como voil ou prensa francesa. No caso de usar um voil me preocuparia com a viscosidade da solução açucarada. Talvez nesse caso um lúpulo em flor te ajudaria.

Fora isso, acho uma ideia bem legal.

Abraço
 
A ideia é justamente usar o vinil Tiago. Acho que nao pra filtrar mas colocar mesmo os pellets dentro na hora da infusão.

Quanto à viscosidade, meu priming nunca foi muito viscoso não... Não sei se vai ter problema...
 
A ideia é justamente usar o vinil Tiago. Acho que nao pra filtrar mas colocar mesmo os pellets dentro na hora da infusão.

Quanto à viscosidade, meu priming nunca foi muito viscoso não... Não sei se vai ter problema...

Entendi. Acho que vai funcionar, é um bom teste.
 
Acho que seria lindo com lúpulos em flores, fácil de filtrar.. faz o chá, já joga logo na cerveja fria passando por uma peneira sanitizada e preserva o aroma.
 
Se eu tivesse lúpulo em flor, realmente seria... Mas infelizmente só tenho em pellet
 
Se eu tivesse lúpulo em flor, realmente seria... Mas infelizmente só tenho em pellet

Eu comprei uma destas:

post-3-0-21280600-1343602520.jpg

Não paguei muito caro e serve para chá de lúpulo, extração a frio de lúpulo ou café (para adicionar à cerveja).
 
E
Não paguei muito caro e serve para chá de lúpulo, extração a frio de lúpulo ou café (para adicionar à cerveja).

Já fez extração a frio?

Ficou bom?

Eu não gostei da extração a quente. Ficou igual à técnica do flameout, por motivos óbvios. :)
 
Já fez extração a frio?

Ficou bom?

Eu não gostei da extração a quente. Ficou igual à técnica do flameout, por motivos óbvios. :)

Fiz sim.

Mas acho que deixei pouco tempo em infusão. Deixei por cerca de 1 hora em água morna, direto dentro desta cafeteira.

Tirei umas 3 vezes a água, deixei 1 hora de cada vez (separava a água de lúpulo em outro recipiente e enchia de novo a cafeteira, depois joguei tudo na cerveja).

Acho que foi pouco tempo e não deu muito resultado não.

Na próxima vez estou planejando colocar o lúpulo em uma garrafa de água mineral e deixar uns três dias, sacudindo de vez em quando.

Depois, antes de colocar na cerveja, passar nessa prensa para tirar as partícula sólidas.
 
Já fez extração a frio?

Ficou bom?

Eu não gostei da extração a quente. Ficou igual à técnica do flameout, por motivos óbvios. :)

Sinceramente não vejo vantagem em fazer extração a frio em água. O resultado será semelhante a dry hopping mas muito menos eficiente, pela falta de álcool e compostos orgânicos que ajudam a solubilizar os óleos do lúpulo. Já o chá a quente sim, esse é mais eficiente, mas como vc disse, o resultado é diferente.

Abraço
 
Sinceramente não vejo vantagem em fazer extração a frio em água. O resultado será semelhante a dry hopping mas muito menos eficiente, pela falta de álcool e compostos orgânicos que ajudam a solubilizar os óleos do lúpulo. Já o chá a quente sim, esse é mais eficiente, mas como vc disse, o resultado é diferente.

Abraço

Ainda bem que você falou isso antes de eu fazer de novo, com a garrafa :)

Estava justamente pensando se tinha alguma diferença.

Obrigado pela dica Tiago!

Vou fazer o Dry Hopping tradicional mesmo então.
 
Ainda bem que você falou isso antes de eu fazer de novo, com a garrafa :)

Estava justamente pensando se tinha alguma diferença.

Obrigado pela dica Tiago!

Vou fazer o Dry Hopping tradicional mesmo então.

Se vc não quiser colocar na cerveja de jeito nenhum, até pode tentar algo como fazer uma infusão em álcool de cerais. Teria que diluir ele pra uns 15 a 20% e deixar lá uns dias.

Pode ser que funcione assim, mas daí vc estaria adicionando um álcool a mais na cerveja, que pode ou não ser perceptível, dependendo da diluição e quantidade que colocar. Imagino que o resultado seria mais eficiente do que infusão em água, mas ainda seria diferente de adicionar como dry hopping, pela diferença de substrato. Não vai ter proteínas pra coagular com compostos do lúpulo, levedura, etc... Mas é só uma ideia, pode não valer a pena, não sei.. hehehe

Abraço
 
Desisti do chá e fui pro dry hop mesmo. Como uso torneira no fermentador, fiquei com medo de entupir e acabei colocando o lúpulo dentro daquelas camisinhas pra bomba de chimarrão sanitizadas (fervidas). Amarrei elas com um fio de nylon pra que os saquinhos não fossem direto pro fundo. Pra 40g precisei de uns 6 saquinhos, se bem que daria pra usar 5....

Agora vou deixar até quarta, depois adiciono a gelatina (primeira vez) e faço o cold crash.

Abraços!
 
Jeffrey, a minha intenção era jogar a gelatina e baixar a temperatura junto, no mesmo dia. Mas então vou botar a cerveja pra 1 grau na terça-feira à noite pra adicionar a gelatina na quarta-feira pela manhã.
 
Jeffrey, a minha intenção era jogar a gelatina e baixar a temperatura junto, no mesmo dia. Mas então vou botar a cerveja pra 1 grau na terça-feira à noite pra adicionar a gelatina na quarta-feira pela manhã.

É importante a cerveja já estar o mais resfriada possível (o graus é uma boa temperatura, cuidar pra não congelar), pois ao adicionar a gelatina quente ela sobe no líquido e vai descendo levando tudo as porcarias junto. Imagino que já tenha lido o tutorial do fórum, bom ler de novo.
 
É importante a cerveja já estar o mais resfriada possível (o graus é uma boa temperatura, cuidar pra não congelar), pois ao adicionar a gelatina quente ela sobe no líquido e vai descendo levando tudo as porcarias junto. Imagino que já tenha lido o tutorial do fórum, bom ler de novo.

O que acho legal de adicionar a gelatina com a cerveja a 0°C é devido a formação do chill haze, a gelatina cata praticamente tudo e a cerveja fica cristalina.
 
Back
Top