Cerveja Ruim. off-flavor?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fagner

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2013
Messages
748
Reaction score
206
Senhores, sou um total iniciante e fiz 2 levas até hoje com extrato de malte pela facilidade de equipamentos e tempo...

Essa semana fui experimentar minha primeira leva que foi 10l com um extrato de Blond Ale. Segui o processo do vendedor ( alquimia da cerveja). 1 semana fermentando e também deixei 2 semanas maturando no balde na geladeira a uns 6ºc. Engarrafei e já passou 1 semana e meia. Mas a cerveja está com um gosto muito estranho, mas a aparência parece ok, inclusive a carbonatação.

Tenho 3 coisas q considerei problemas no meu processo:
O mosto não fervia com intensidade porque fiz num fogão muito fraco.
Sem chiller demorei muito tempo pra esfriar o mosto ( 1 hora )
Por pressa e falta de equipamento deixei fermentando na temperatura ambiente, peguei a semana de 16 de dezembro que fez muito calor aqui no RS e facilmente a fermentação ultrapassou os 30 graus.

Então, pelo que já li considero que o problema foi realmente a fermentação em alta temperatura, parece o mais óbvio. Alguém tem alguma dica que eu possa confirmar isso? Ou ainda uma dica para salvar essa leva?
Minha segunda foi uma Hefeweiss e passou pelos mesmos problemas, também to achando o gosto muito parecido :(

Valeu pessoal!
 
Talvez vc tenha matado a charada quando falou o nome do vendedor do extrato...

Mas vamos lá, consegue descrever o que é esse gosto estranho? Lembra o que?

Basicamente, os principais problemas em se fermentar em alta temperatura é a formação de álcoois superiores e cervejas extremamente esterificadas (frutada, como banana, por exemplo). Esses dois certamente estão presentes, pois a fermentação é exotérmica, então, se a temperatura do ambiente estava em 30 graus, a fermentação estava bem acima disso (na minha geladeira a diferença é de cerca de 6 graus).

Mas também podem ter ocorrido outros problemas do que apenas os ocasionados pela temperatura e pelo extrato. Ela faz muito pouco tempo que foi feita, então é muito cedo para tirar conclusões. É necessário aguardar um pouco mais para que vá arredondando os sabores.

Vc não pensa em fazer all grain?
 
Pois é, já li outras reclamações dos produtos da Alquimia da Cerveja...

Mas enfim, pelo que eu li de consequências de fermentação em alta temperatura, o que achei mais parecido foi com gosto de solvente, ou acetona, mas mesmo assim não acho assim tão parecido com estes sabores. Na minha Blond Ale, não tem nenhum éstere frutado, ontem abri mais uma, já completou um mês agora, parecia ter atenuado um pouco o sabor forte, e no fundo senti um sabor de cerveja.


Penso em fazer all grain sim, mas não sei se em breve pois esse semestre eu ainda não posso dedicar muito tempo pra estudar cerveja, então queria um método fácil ao menos pra iniciar. Mas a partir de agosto com certeza parto pro all grain, provavelmente com o BIAB.
 
Alguém tem alguma dica pra salvar minha cerveja?

Para salvar a cerveja não temos dicas!
para salvar tua vontade de fazer cerveja sim! Procure outro fornecedor de insumos, um chiller, a ACervA ou a Cervasinos, já que és de Rolante, e comece tudo de novo.
É natural acontecer alguma falha no começo!

Att

Rodrigo
 
Eu nunca provei nenhuma cerveja feita com os métodos e com os kits da Alquimia da Cerveja que não estivesse estragada.

Infelizmente, esse cara faz um grande desserviço à cerveja artesanal em todos os sentidos, pois quando acontece esse tipo de coisa, e perguntam pra ele o que houve, ele ainda responde "cerveja artesanal é assim mesmo".

E eu falo isso tranquilamente pois já tentei entrar em contato com ele por e-mail/telefone DIVERSAS vezes pra falar sobre o assunto, e nunca fui atendido.

Só pra vcs terem uma ideia, uma coisa que ele faz é comprar insumos de outras lojas (conhecidas), tirar as etiquetas das lojas, e vender dizendo que ele mesmo importa e "vai buscar no navio".

Era isso,
 
Infelizmente eu não tinha essas dicas antes de comprar deste fornecedor, infelizmente aprendi no erro...

Bom, já estou resolvendo meu problema de temperatura, amanhã mesmo já tenho um freezer com controlador. Quanto aos insumos, tem algum outro vendedor de extrato em Porto Alegre ou região? Ainda não tenho todos equipamentos para all-grain.
 
Eu acho que não, pq a segunda ficou bem mais fraco esse sabor ruim, da até pra tomar mais tranquilo.
 
Bom saber sobre isto!
Como estou começando também e já comprei insumos e equipamentos sem nenhuma dica na WE, Lamas, CiadaCerveja, Ciadabreja e Malte&Cia e aparentemente não tive problemas, apesar de algumas receitas fornecidas com alguns kits ficarem muito a desejar, será que tive sorte ou estes fornecedores são todos bem conceituados ?
abçs
Gilberto
 
Abri uma dessas cervejas ontem e meus amigos disseram que tinha cheiro de azeitona. Alguém sabe dizer o que pode ter causado isso?
 
Cara ja vi cerveja profissa com esse cheiro

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
Até onde eu sei, cheiro de azeitona eh sinal de contaminação... Mas Jaja a galera que manja mais, da um posicacao para vc...
 
A levedura forma alguns compostos que lembram aroma de azeitona na fermentação. Talvez a alta temperatura possa ter estressado ela e ela tenha produzido muito desse composto e não conseguiu consumir depois da fermentação.

Pode ter sido contaminação também, mas por conta da fermentação em temperatura ambiente muito alta, acredito mais que seja a levedura que tenha produzido.
 
Pode ser alguma bactéria que gerou fermentação acética ou acetaldeído gerado pela alta temperatura de fermentação ..
 
Back
Top