Cerveja pegajosa após fermentação... erro?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RenanEduardo

Active Member
Joined
Oct 8, 2016
Messages
26
Reaction score
1
Olá amigos cervejeiros! Recentemente terminei de fermentar uma Irish Red Ale, mas ela ficou com aspecto "pegajoso". Alguns detalhes na produção da cerveja e observações:

- Adicionei 2 whirflocs (floculante) para 55 litros;
- Como a cerveja estava acima dos 30 graus, deixei para o dia seguinte para fermentar, enquanto baixava a temperatura. Ela fica dentro do isopor com gelo. Quando fui fermentar a cerveja ja estava com um pouco de espuma devido a leveduras selvagens, mas bem pouco. Usei 3x S-04.
- Teve 3 dias (fermentação) que deixei 10 kg de gelo (em vez de 5 kg) o que diminuiu a temperatura bastante acidentalmente.
- Faço Whirlpool após fervura.
- Uso Chiller de placas para resfriamento imediato do mosto
- Fiz uma Blond Ale após esta leva e ela está normal, sem este aspecto gosmento
- Sanitizo meus equipamentos com Alcool 70C e Biofor com concentrações 3x maiores.
- Não costumo abrir o fermentador pra nada.

O gosto da cerveja é exatamente igual ao que deveria ser, mas ele está com este aspecto ainda pegajoso, no paladar ele fica muito gostoso mas você sente ele pesado, parece que está tomando gelatina antes de endurecer. Deixei mais 3 dias fermentando (totalizando 10 agora) e o aspecto continua pegajoso, embora me pareça menos agora. Coloco em anexo algumas fotos, não sei se dará pra ver direito. Da pra ver um pequeno filete gosmento em algumas fotos quando eu tiro o termômetro.
 

Attachments

  • IMG_8308.jpg
    IMG_8308.jpg
    135.9 KB · Views: 45
  • IMG_8310.jpg
    IMG_8310.jpg
    81.7 KB · Views: 46
  • IMG_8315.jpg
    IMG_8315.jpg
    91.1 KB · Views: 46
  • IMG_8317.jpg
    IMG_8317.jpg
    125.1 KB · Views: 45
Olá amigos cervejeiros! Recentemente terminei de fermentar uma Irish Red Ale, mas ela ficou com aspecto "pegajoso". Alguns detalhes na produção da cerveja e observações:



- Adicionei 2 whirflocs (floculante) para 55 litros;

- Como a cerveja estava acima dos 30 graus, deixei para o dia seguinte para fermentar, enquanto baixava a temperatura. Ela fica dentro do isopor com gelo. Quando fui fermentar a cerveja ja estava com um pouco de espuma devido a leveduras selvagens, mas bem pouco. Usei 3x S-04.

- Teve 3 dias (fermentação) que deixei 10 kg de gelo (em vez de 5 kg) o que diminuiu a temperatura bastante acidentalmente.

- Faço Whirlpool após fervura.

- Uso Chiller de placas para resfriamento imediato do mosto

- Fiz uma Blond Ale após esta leva e ela está normal, sem este aspecto gosmento

- Sanitizo meus equipamentos com Alcool 70C e Biofor com concentrações 3x maiores.

- Não costumo abrir o fermentador pra nada.



O gosto da cerveja é exatamente igual ao que deveria ser, mas ele está com este aspecto ainda pegajoso, no paladar ele fica muito gostoso mas você sente ele pesado, parece que está tomando gelatina antes de endurecer. Deixei mais 3 dias fermentando (totalizando 10 agora) e o aspecto continua pegajoso, embora me pareça menos agora. Coloco em anexo algumas fotos, não sei se dará pra ver direito. Da pra ver um pequeno filete gosmento em algumas fotos quando eu tiro o termômetro.



Faça um descanso para decantar próximo a zero grau por pelo menos 3 dias se possível, acredito q vá decantar! Acredito q isso possa ser resultado do whirflocs na receita, mas não tenho certeza!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Típico aspecto "leitoso" do S-04.

Algumas das minhas levas ficam assim e outras não quando uso ele, não sei dizer o porque.

É só deixar decantar, cold crash/gelatina, que vai ficar tranquila.
 
<gritando>
Cold crash nela!!!!! \;;/
</gritando>

Mas faz o descanso de diacetil primeiro, pra garantir que não há mais fermentáveis. :p
 
Típico aspecto "leitoso" do S-04.

Algumas das minhas levas ficam assim e outras não quando uso ele, não sei dizer o porque.

É só deixar decantar, cold crash/gelatina, que vai ficar tranquila.

As minhas sempre ficam com esse aspecto durante a fermentação primária, e esse aspecto desaparece logo após o fim do descanso de diacetil.

Geralmente a levedura começa a decantar por conta do frio ou quando acaba os consumíveis.

**acho**
 
Típico aspecto "leitoso" do S-04.

Algumas das minhas levas ficam assim e outras não quando uso ele, não sei dizer o porque.

É só deixar decantar, cold crash/gelatina, que vai ficar tranquila.

as minhas tb.. acho que depende da lua e alinhamento das estrelas

no coldcrash resolve
 
Obrigado galera!

Troquei de fermentador hoje. Farei um descanso diacetil de 24h e depois um cold crash de 5 dias a 2ºC. Se nada resolver coloco gelatina hehehe

Vocês são demais!!!! :mug:
 
Não fecha o tópico não...eu estava numa situação parecida e estou bastante contente com meus resultados, embora não tenha usado e só estou aprendendo sobre o Beersmith hoje. Estamos no mesmo estilo então deixa pra continuarmos trocando as experiências. Minha irish red está com uma bela coloração. Parecendo a da concorrência.:tank:

Obrigado galera!

Troquei de fermentador hoje. Farei um descanso diacetil de 24h e depois um cold crash de 5 dias a 2ºC. Se nada resolver coloco gelatina hehehe

Vocês são demais!!!! :mug:
 

Attachments

  • IMG-20161123-WA0002.jpg
    IMG-20161123-WA0002.jpg
    83.9 KB · Views: 39
  • IMG-20161123-WA0023.jpg
    IMG-20161123-WA0023.jpg
    105.1 KB · Views: 34
Não fecha o tópico não...eu estava numa situação parecida e estou bastante contente com meus resultados, embora não tenha usado e só estou aprendendo sobre o Beersmith hoje. Estamos no mesmo estilo então deixa pra continuarmos trocando as experiências. Minha irish red está com uma bela coloração. Parecendo a da concorrência.:tank:

As suas estão leitosas também? Engraçado que ja fiz 10 levas de Irish e esta é a primeira vez que acontece isso.
 
Back
Top