Cerveja para a turma (Cream Ale vs American Lagers)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

destynnos

Well-Known Member
Joined
Nov 21, 2017
Messages
133
Reaction score
12
Olá a todos, sei que é questão de gosto e é um tema bem discutido no grupo, mas realmente estou na dúvida de qual delas seria a indicada para tomar com o pessoal em um churrasco (Grande Quantidades, cervejada!!).

Hoje eu estou mais para a Cream Ale tendo em vista que a um certo temor em fazer as lagers devido a controle de temperaturas e afins. Com certeza para alguns isso não existe mais percebo esse misticismo principalmente em nós que estamos iniciando.

1) Resumindo, qual cerveja teria mais chance de agradar a galera em uma cervejada tendo em vista que muitos tomam apenas cervejas comerciais como Brahma, Skol, etc...

2) Qual seria a mais fácil de se fazer para iniciantes.

3) A alguma que seria uma melhor opção para esse propósito que essas duas?

4) Alguém tem sugestão de receita?

Grato e peço desculpas caso seja mais um perguntando, mas realmente a opinião dos mais experientes me importa muito. :tank:
 
Olá, amigo! Já tive bastante dessa dúvida. Bom, as que fiz e que os Brahmero, Skolzero e etc gostaram:

Roggenbier, Hefe-Weizen, Cream Ale, American Pale Ale (mas bem fraca, bem fraca mesmo). No momento estou na fervura de uma Cream Ale com milho, para agradar os que não tão acostumados com artesanais (mas só estou fazendo porque um grande camarada pediu).

Eu sugeriria ir de Hefe-Weizen ou de Cream Ale. Se fizer a Cream Ale, fermente com uma levedura ale neutra, em baixas temperaturas, vai dar um perfil parecido com lager. Se tiver disponível, use uma híbrida.

Eu vou fermentar esta Creamilho aqui com American Lager da LevTeck, que fermenta entre 14oCe 18oC e deixa igual uma lager, já utilizei em diversas brejas.

Se for pra tomar de balde, recebendo a galera em churrasco, é isto. Mas, vou repetir uma dica que me deram: faça breja para você, as que você gosta. Quem for na sua casa, ou toma o que você fez, ou que leve o mijo em lata que vendem por aí. É complicado, cara, você se mata para fazer uma breja legal para as pessoas e elas ficam torcendo o bico ao tomar, tomam pouco, tudo porque tão acostumadas com outra coisa fornecida pelo mercado. No fim, tu acaba tendo que tomar uns 60l de uma breja que nem te agrada tanto, porque tentou agradar os outros.

Era o que eu poderia contribuir para ti!
 
Muito obrigado @Carbobiach
Não encontrei no seu blog a receita da sua Cream Ale, tens como me mandar ela.
Aproveito para agradecer pelo ponto de vista que você comentou, realmente me fez pensar sobre fazer cerveja para mim e não para os outros.
 
Ola amigo, como já comentei em outros tópicos, uma cerveja que faço para a galera que não está
acostumada com artesanais, é uma SMASH de malte pilsen e lúpulo cascade, usando fermento US-05.
Tento manter a OG entre 1.046 ~ 1.048, e o IBU em ~15, fazendo a mostura sempre na casa dos 63°
pra ter o menor corpo possível, quanto a fermentação controlo em 16° com histerese de 0,2°.
Se quiser melhorar um pouco a retenção de espuma, pode usar um pouco de carapils, que ajuda.
Quanto ao lúpulo na fervura, faço uma adição com 30 minutos e mais uma no final da fervura.

Espero ter ajudado.
 
Muito obrigado @Carbobiach
Não encontrei no seu blog a receita da sua Cream Ale, tens como me mandar ela.

Com prazer, meu caro! Vale lembrar que fiz pensando em ser "cream" mesmo, então, uso aveia e deixo um corpo mais alto. Se quiser diminuir o corpo, pode usar açúcar na receita, para secar mais.

DADOS VITAIS:

OG: 1.048;
FG: 1.012;
IBU's: 15.1;
Cor: 8.5 EBC / 4.3 SRM;
ABV: 4.7%;
BU/GU: 0.310;
Carbonatação: 2.8 vol CO2 (bem carbonatada, mas pode diminuir, a faixa do estilo é de 2.40 a 2.90);

GRÃOS:

- 80% pale ale;
- 10% aveia;
- 10% flocos de milho ou milharina;

LÚPULOS:

- 50% cascade - first wort;
- 50% cascade - 25';

LEVEDURA:

- LevTeck American Lager (pode trocar por US-05, se preferir);

SACARIFICAÇÃO:

- Infusão simples 65oC até conversão total;
- Mash-out 75oC - 10';

FERVURA:

- 60' fervura média (se usar malte pilsen, ferva por 90' vigorosamente);

- Metade da carga de lúpulo em first wort;
- Outra metade faltando 25' para o fim da fervura;

FERMENTAÇÃO:

- 4d - 14oC;
- 2d (ou até atenuar) - 16oC;

MATURAÇÃO:

- 2d - 17oC;
- 7d - 3oC (mínimo que consigo na geladeira);

Depois deixo 12 dias na garrafa pra carbonatar.

A que fiz hoje mantive quase todos os dados, mudei só os grãos, usei 75% pale ale e 25% flocos de milho. O resto, mantive a mesma.
 
Pessoalmente nunca consegui perfil limpo com US-05, nem próximo à uma Lager. Sempre sinto muito sabor de fermento nas minhas receitas "cream". Agora brassei uma leva com levedura Lager (Diamond) e estou no Laggering. Ainda não consegui chegar a alguma conclusão sobre "creamXLager", mas o gosto do fermento me incomoda, por isso comecei a partir para Lagers.
 
Com prazer, meu caro! Vale lembrar que fiz pensando em ser "cream" mesmo, então, uso aveia e deixo um corpo mais alto. Se quiser diminuir o corpo, pode usar açúcar na receita, para secar mais.

DADOS VITAIS:

OG: 1.048;
FG: 1.012;
IBU's: 15.1;
Cor: 8.5 EBC / 4.3 SRM;
ABV: 4.7%;
BU/GU: 0.310;
Carbonatação: 2.8 vol CO2 (bem carbonatada, mas pode diminuir, a faixa do estilo é de 2.40 a 2.90);

GRÃOS:

- 80% pale ale;
- 10% aveia;
- 10% flocos de milho ou milharina;

LÚPULOS:

- 50% cascade - first wort;
- 50% cascade - 25';

LEVEDURA:

- LevTeck American Lager (pode trocar por US-05, se preferir);

SACARIFICAÇÃO:

- Infusão simples 65oC até conversão total;
- Mash-out 75oC - 10';

FERVURA:

- 60' fervura média (se usar malte pilsen, ferva por 90' vigorosamente);

- Metade da carga de lúpulo em first wort;
- Outra metade faltando 25' para o fim da fervura;

FERMENTAÇÃO:

- 4d - 14oC;
- 2d (ou até atenuar) - 16oC;

MATURAÇÃO:

- 2d - 17oC;
- 7d - 3oC (mínimo que consigo na geladeira);

Depois deixo 12 dias na garrafa pra carbonatar.

A que fiz hoje mantive quase todos os dados, mudei só os grãos, usei 75% pale ale e 25% flocos de milho. O resto, mantive a mesma.

Gosto muito da forma que você explica e responde os tópicos!! Sou mto grato pelas ajudas e dicas que vc compartilha, estava DOIDO para testar uma cream ale e será um prazer fazer a sua receita!! :mug:
 
Gosto muito da forma que você explica e responde os tópicos!! Sou mto grato pelas ajudas e dicas que vc compartilha, estava DOIDO para testar uma cream ale e será um prazer fazer a sua receita!! :mug:

Espero que goste! Se for usar milho, prefira usar os flocos, porque a milharina entope muito o equipamento.
Depois me mande o feedback se gostou da receita, irmão!
 
Este ingrediente são adicionados junto com o malte e feitos normalmente?
- 10% aveia;
- 10% flocos de milho ou milharina;
 
Este ingrediente são adicionados junto com o malte e feitos normalmente?
- 10% aveia;
- 10% flocos de milho ou milharina;

Sim. Eu deito o malte e mexo bem com a pá para desfazer as possíveis bolotas que formam. Logo depois disto, adiciono os grãos não maltados e, em seguida, os sais e mexo mais um pouco. Depois de adicionar, aguardo 10min e ligo a bomba para circular o mosto.
 
Sim. Eu deito o malte e mexo bem com a pá para desfazer as possíveis bolotas que formam. Logo depois disto, adiciono os grãos não maltados e, em seguida, os sais e mexo mais um pouco. Depois de adicionar, aguardo 10min e ligo a bomba para circular o mosto.
Se for BIAB seria o mesmo mais sem circulação. Correto?

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top