Cerveja Natalina - Merry Xmas Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

the.cook

Member
Joined
Oct 17, 2018
Messages
7
Reaction score
0
Location
Campinas
Galera cervejeira, boa noite!

Estou querendo brassar uma Ale especial pro Natal. Sou iniciante e já produzi duas levas (ambas IPA daquelas "kit receita") e agora queria dar uma inovada e começar a montar minhas próprias formulações. Sem mais delongas, o que bolei pra essa nova receita seria o seguinte:

Malte Pale Ale Castle Malting - 2,600g
Malte Biscuit Castle Malting - 400g
Lúpulo First Golden (60 min) - 7g
Lúpulo First Golden (15 min) - 5g
Frutas Cristalizadas (Maturação) - 150g
Uvas Passas 30 min (Maturação) - 150g
Fermento Dry S-04 - 11,5g

Tenho algumas dúvidas quanto ao "entrosamento" entre estes maltes e o lúpulo. Também fico receoso quanto ao excesso de carbonatação que pode vir a acontecer, em virtude da adição das frutas cristalizadas - que contém muito açúcar - na fase da maturação, onde a liberação de sacarose / frutose pode impactar na quantidade de açúcar na cerveja após o priming. Minha primeira leva foi uma MaracujIPA na qual eu tive exatamente esse problema (fez mais espuma que champagne sacudida!).

Valeu desde já. Abraço cervejeiro!
 
Em relação a receita não sei o dizer parece bom testa ai e conta pra gente, mas gostaria de comentar sobre adição de frutas ou qualquer coisa que iria deixar um açúcar residual, resolvo isso maturando uma semana(o tempo que vc achar necessário) em temperatura de fermentação, so depois baixo a temperatura isso ja resolve o açúcar residual.
 
Em relação a receita não sei o dizer parece bom testa ai e conta pra gente, mas gostaria de comentar sobre adição de frutas ou qualquer coisa que iria deixar um açúcar residual, resolvo isso maturando uma semana(o tempo que vc achar necessário) em temperatura de fermentação, so depois baixo a temperatura isso ja resolve o açúcar residual.

Taí, bacana!

Só me deixa receoso o seguinte ponto: esse açúcar adicional que vai ser consumido pelas leveduras não poderia acabar contribuindo para o aumento significativo da ABV da cerveja?

Muito obrigado pela help!
 
Taí, bacana!

Só me deixa receoso o seguinte ponto: esse açúcar adicional que vai ser consumido pelas leveduras não poderia acabar contribuindo para o aumento significativo da ABV da cerveja?

Muito obrigado pela help!

Com certeza vai aumentar o ABV sim, isso tem que ser calculado na receita, cada adjunto vai trazer um açúcar diferente que pode ou não ser consumido pela levedura, sendo sincero eu vou na tentativa e erro, tem bastante coisa na net mas so testando mesmo para saber, termino a fermentação com uma FG depois adiciono algum adjunto e vejo a atenuação como fica, longe de ser um "método" exato mas acho satisfatório.
 

Latest posts

Back
Top