Cerveja Lager Fermentou muito rápido!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Apr 23, 2018
Messages
9
Reaction score
0
Boa tarde pessoal,
No sábado dia 9 de junho fiz uma leva de 20 litros de uma Standard American Lager, ficou com OG de 1046, consegui baixar a temperatura para 25 graus, levei para a geladeira e deixei por umas 4 horas onde a temperatura chegou a 15 graus, adicionei o fermento Mangroove 84 Boemian Lager (havia feito um starter de 1 litro), e deixei fermentando em 11 graus, porém com a sonda do termômetro solta na geladeira. Depois vi uns tópicos na internet de que havia diferença de temperatura entre a cerveja e a geladeira, ai na terça-feira colei o termômetro no balde e coloquei uma bola de papel alumino por cima, nisso o termostato passou a marcar 14,5 graus, ai baixou para os 11 graus. Hoje (5 dias de fermentação) fui medir a densidade e estava em 1013 ou seja praticamente terminando! Não possui cheiro nem sabor de contaminação, apenas cheiro de fermento e esta bem turva.
Gostaria de saber se ja aconteceu isso com alguém?
Tambem se pode ser algo do fermento, pois retirei pela torneira e como é uma lager o fermento fica ao fundo do balde.
 
Olá Gustavo, veja o meu caso.
Estou fermentando uma Munich Helles neste momento com w-34/70 , temperatura de inoculação 10c e de fermentação 12c.
OG medida: 1.046 , FG prevista de 1.008, pitching rate correto via starter de 2L com Stir Plate. Temperatura via poço termométrico.

Em 5 dias ela atingiu 1.015. Com 7 dias 1.010
Agora, com 12 dias e já em secundária (ou descanso diacetil), ela está estável a 1.008.

Na minha opinião:

1) sim, seu processo não foi ideal em termos de gestão de temperatura, mas também nada fora do razoável;
2) sim, velocidade de atenuação não está muito fora do usual, mas não quer dizer que ela esteja pronta para keg/garrafa.
3) normal estar turva e com fermento em suspensão nessa fase.

O que eu faria?

1) iria pelo menos até o fim da 2a semana em temp de descanso diacetil;
2) Cold crash de 2 dias (e gelatina , se quiser)
3) Lagering de 3 a 5 semanas.

Abs
 
Last edited:
Olá Gustavo, veja o meu caso.
Estou fermentando uma Munich Helles neste momento com w-34/70 , temperatura de inoculação 10c e de fermetanção 12c.
OG medida: 1.046 , FG prevista de 1.008, pitching rate correto via starter de 2L com Stir Plate. Temperatura via poço termométrico.

Em 5 dias ela atingiu 1.010.
Agora, com 12 dias e já em secundária (ou descanso diacetil), ela está estável a 1.008.

Na minha opinião:

1) sim, seu processo não foi ideal em termos de gestão de temperatura, mas também nada fora do razoável;
2) sim, velocidade de atenuação não está muito fora do usual, mas não quer dizer que ela esteja pronta para keg/garrafa.
3) normal estar turva e com fermento em suspensão nessa fase.

O que eu faria?

1) iria pelo menos até o fim da 2a semana em temp de descanso diacetil;
2) Cold crash de 2 dias (e gelatina , se quiser)
3) Lagering de 3 a 5 semanas.

Abs
Farei isso mesmo, valeu pelas dicas,
Abraços!
 
Estou com o mesmo problema nas minhas ALEs, fermentam em 3 ou 4 dias. Se puder compartilhar mais informações sobre a colagem da sonda no balde, colou com fita isolante e posteriormente colou o papel alumínio?
 
Estou com o mesmo problema nas minhas ALEs, fermentam em 3 ou 4 dias. Se puder compartilhar mais informações sobre a colagem da sonda no balde, colou com fita isolante e posteriormente colou o papel alumínio?

Olá Guiomar,
Falando em termos gerais (gravidade , pitching rate, cepa, temp normais...) 3 a 4 dias para Fermentação Primária numa ALE também não vejo como fora do normal, mas, sobre a sonda:

a) Solução ideal, poço termométrico
b) Solução que quebra um galho, prender com fita isolante, isolar com uma camada de isopor ou camada grossa de EVA, fita isolante novamente sobre o que colocou como isolante. Costuma isolar bem.

Abs
 
Back
Top