Cerveja de Trigo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cipriani

Well-Known Member
Joined
Nov 27, 2014
Messages
190
Reaction score
40
Pessoal, sou iniciante.

Li algumas vezes o John Palmer e resolvi seguir o livro e a sequencia descrita nele. Primeiro fiz uma cerveja usando somente extrato de malte. Depois, extrato e maltes especiais. A primeira foi uma Pale Ale e a segunda uma Irish Red Ale. Essa segunda ficou muito boa. O terceiro passo agora é com apenas grãos. Como estamos no verão, pensei em uma de trigo com uma receita bem tradicional de witbier

Bom, a idéia é basicamente: 60% de trigo malteado e 40% de pilsen. Fermento M20 e lúpulo Hallertau. Como viram quero dar um passo de cada vez para poder identificar os erros em cada leva.

Acontece que lendo os posts aqui no fórum fiquei com algumas dúvidas que não consegui encontrar as respostas. Sendo direto, as perguntas:

1- A receita clássica de 60x40, é de pilsen com malte de trigo ou com trigo não malteado?

2- Fazendo uma cerveja usando só malte de trigo e pilsen, qual é o resultado esperado? E usando só o trigo não malteado com pilsen?

3- Vi que em algumas receitas, os colegas misturam malte de trigo com trigo não malteado. Qual o objetivo? Deixar a cerveja mais encorpada?

4- Segundo estive lendo, costumas-se agregar à receita aveia em flocos. O objetivo seria dar mais cremosidade à espuma. É isso? Qual o percentual adequado para atingir esse objetivo?

Abraços a todos e obrigado.

Otávio Cipriani
 
minha receita

para 20l

3 kg malte pilsen
2,5 kg trigo maltado

25g lupulo Hallertauer Mittelfrüh

Fermento wb-06

fermentaçao dois primeiros dias a 21 graus 2 o restante entre 22 a 23
após fermentaçao deixo 3 dias a 25 graus 5 dias a 8 e dois dias a 0,5

Fica igualzinha a Paulaner sabor e aroma de banana bem acentuado
e nada de azedinho como falam que o wb-06 deixa.

tambem nao uso rampas de temperatura na brassagem deixo direto a 68 graus por uma hora ou mais um pouco até o teste de iodo dar certo e capricho bem na recirdulaçao do mosto.

Na moagem deixo bem fino, bem fino mesmo, uso o grain bag no lular de fundo falso, eu acho que filtra bem melhor
 
Pessoal, sou iniciante.

Li algumas vezes o John Palmer e resolvi seguir o livro e a sequencia descrita nele. Primeiro fiz uma cerveja usando somente extrato de malte. Depois, extrato e maltes especiais. A primeira foi uma Pale Ale e a segunda uma Irish Red Ale. Essa segunda ficou muito boa. O terceiro passo agora é com apenas grãos. Como estamos no verão, pensei em uma de trigo com uma receita bem tradicional de witbier

Bom, a idéia é basicamente: 60% de trigo malteado e 40% de pilsen. Fermento M20 e lúpulo Hallertau. Como viram quero dar um passo de cada vez para poder identificar os erros em cada leva.

Acontece que lendo os posts aqui no fórum fiquei com algumas dúvidas que não consegui encontrar as respostas. Sendo direto, as perguntas:

1- A receita clássica de 60x40, é de pilsen com malte de trigo ou com trigo não malteado?

2- Fazendo uma cerveja usando só malte de trigo e pilsen, qual é o resultado esperado? E usando só o trigo não malteado com pilsen?

3- Vi que em algumas receitas, os colegas misturam malte de trigo com trigo não malteado. Qual o objetivo? Deixar a cerveja mais encorpada?

4- Segundo estive lendo, costumas-se agregar à receita aveia em flocos. O objetivo seria dar mais cremosidade à espuma. É isso? Qual o percentual adequado para atingir esse objetivo?

Abraços a todos e obrigado.

Otávio Cipriani
1 - Weiss normalmente é com Malte de Trigo. Trigo não maltado normalmente se usa em Wit (dá um certo gosto mais intenso, e também turbidez maior, além de ter bem mais chance de entupimentos na mosturação). Só o seguinte, normalmente, se usa no máximo 50% de trigo. Não é proibido usar mais... já usei até 80%, mas não vejo motivo pra um iniciante usar mais de 40%, sinceramente. Quando fazer sentido usar mais.... tu mesmo vai decidir usar mais ou menos por puro feeling....... entenda que tudo é ingrediente de uma "comida" que tu estás cozinhando..... e o ideal é que cada cervejeiro desenvolva sua habilidade de adicionar coisas e tirar, muitas vezes, porque "sente" que deve..... tal qual quando a gente coloca sal, pimenta, cebola ao fazer uma comida... normalmente ninguém pergunta nada disso pra ninguém, coloca o quanto acha melhor. Com o tempo isso vai acontecer contigo, mas digo tranquilamente........ isso vai acontecer bem mais rápido se tu simplesmente FIZER cerveja com os testes que achar melhor, fazendo, provando, testando, e assim por diante. Tua evolução será bem maior assim, do que perguntando para os outros exatamente quanto deve colocar, etc....... Olhe receitas, e simplesmente faça... teste... descubra. Coisas que a gente descobre... nunca mais esquecemos. Estou dizendo tudo isso porque eu conheço muitos cervejeiros que fazem cerveja há anos e não sabem fazer uma receita simples..... simplesmente porque nunca......... FIZERAM! :) - É que nem assar churrasco... só se aprende assando, e assando, e assando. Eu por exemplo nem me lembro de alguma vez ter perguntando algo sobre receitas pra alguém.... sempre fiquei só pesquisando receitas na internet........ testando, modificando, etc..... pois o que interessa pra mim é a minha percepção sobre um ingrediente, e não a dos outros.

2 - Cara, trigo não maltado, pra mim, deixa uma cerveja com gosto um pouco mais floral, perfumado, sei lá... é diferente, mas cada um tem sua percepção. Maior turbidez é fato também, mas isso também depende se fizer parada proteíca, etc........ aí já entra em coisas mais avançadas, mas que o Palmer descreve muito bem no livro dele. Como disse que estás lendo, acho melhor chegar lá sozinho.

3 - Cara... é quela coisa.... numa comida as vezes eu coloco cebola, outras alho, outras cebola e alho... e por aí vai. Sinceramente, essa de misturar trigo maltado e não maltado é algo bem raro.... de cara eu não vejo muito sentido, e não me lembro de nenhuma cerveja que alguém que eu conheça tenha feito assim.

4 - Aveia em pequenas quantidades são basicamente pra melhorar a formação e retenção de espuma. Em maiores quantidades, dão gosto característico de aveia. Quantidades tu podes ver em receitas que for pesquisar..... não existe regra pra quanto tu deves usar.

Abraço,
 
Falando nisso, qual o poder diastático do trigo maltado? Nom acho
 
Falando nisso, qual o poder diastático do trigo maltado? Nom acho

Trigo claro é alto, semelhante ao malte pilsen. Não tenho certeza, mas acho que o poder diastático do trigo em relação à cevada é o mesmo, ou muda pouco. O que certamente muda o poder diastático é a tosta do grão, quanto mais escuro menos enzimas sobraram.

Abraço
 
ainda dentro do assunto trigo:
Existe alguma lager de trigo? E algum estilo 100% trigo?
 
@sergiobrid quais foram os tempos de adição dos lúpulos? Obrigado
 
ainda dentro do assunto trigo:
Existe alguma lager de trigo? E algum estilo 100% trigo?

100% trigo usa no estilo tradicional do norte da alemanha/polonia, se chama Grätzer. Detalhe é que o malte é defumado em carvalho (a wyermann tem, só q é dificil de achar).

Lager com trigo, que eu me lembre agora Kellerbier/Zwicklebier aceita o malte na receita, embora não seja 'obrigatório' e American Wheat, que embora seja normalmente fermento ale neutro, também pode ser lager.

Abraço
 
Bom, segundo algumas fontes aveia em flocos calcule para usar em torno de 5% do restante dos maltes. Vai ajudar bem na retenção de espuma, mas nesses casos sempre faça parada proteica por uns 10-15min.
 
olhe eu também não aconselho a usar nada de flocos nao maltados ou maltados na cerveja de trigo em geral isso é para witbeer use pilsen base e malte de trigo na minha ficou 2,5kg de malte pilsen e 2kg malte de trigo
e 250g de malte carablond fica perfeita bem redonda a cerveja isso para 20 litros também uso m20 como levedura,
 
Back
Top