Cerveja de Trigo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cipriani

Well-Known Member
Joined
Nov 27, 2014
Messages
190
Reaction score
40
Pessoal, sou iniciante.

Li algumas vezes o John Palmer e resolvi seguir o livro e a sequencia descrita nele. Primeiro fiz uma cerveja usando somente extrato de malte. Depois, extrato e maltes especiais. A primeira foi uma Pale Ale e a segunda uma Irish Red Ale. Essa segunda ficou muito boa. O terceiro passo agora é com apenas grãos. Como estamos no verão, pensei em uma de trigo com uma receita bem tradicional de witbier

Bom, a idéia é basicamente: 60% de trigo malteado e 40% de pilsen. Fermento M20 e lúpulo Hallertau. Como viram quero dar um passo de cada vez para poder identificar os erros em cada leva.

Acontece que lendo os posts aqui no fórum fiquei com algumas dúvidas que não consegui encontrar as respostas. Sendo direto, as perguntas:

1- A receita clássica de 60x40, é de pilsen com malte de trigo ou com trigo não malteado?

2- Fazendo uma cerveja usando só malte de trigo e pilsen, qual é o resultado esperado? E usando só o trigo não malteado com pilsen?

3- Vi que em algumas receitas, os colegas misturam malte de trigo com trigo não malteado. Qual o objetivo? Deixar a cerveja mais encorpada?

4- Segundo estive lendo, costumas-se agregar à receita aveia em flocos. O objetivo seria dar mais cremosidade à espuma. É isso? Qual o percentual adequado para atingir esse objetivo?

Abraços a todos e obrigado.

Otávio Cipriani
 
minha receita

para 20l

3 kg malte pilsen
2,5 kg trigo maltado

25g lupulo Hallertauer Mittelfrüh

Fermento wb-06

fermentaçao dois primeiros dias a 21 graus 2 o restante entre 22 a 23
após fermentaçao deixo 3 dias a 25 graus 5 dias a 8 e dois dias a 0,5