Cerveja com Limão Biri Biri

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Nathalia

Active Member
Joined
Apr 20, 2018
Messages
32
Reaction score
17
Bom dia, cervejeiros!! Alguém aí conhece o limão biribiri?? Não sei como é chamado na região de vocês.
Vou fazer uma cerveja com ele semana que vem e atualizo os senhores.
 
Bom dia, cervejeiros!! Alguém aí conhece o limão biribiri?? Não sei como é chamado na região de vocês.
Vou fazer uma cerveja com ele semana que vem e atualizo os senhores.

Nathalia, nunca tinha ouvido falar deste 'limão'. Pesquisei aqui no google e parece ser bem interessante para colocar na cerveja devido a ser uma fruta com caráter cítrico.

Qual o estilo que você está fazendo e como irá adicionar a fruta?

Recentemente fiz uma belga saison com pitanga, fico deliciosa!!

Boa sorte e nos dê um feedback!
 
Nathalia, nunca tinha ouvido falar deste 'limão'. Pesquisei aqui no google e parece ser bem interessante para colocar na cerveja devido a ser uma fruta com caráter cítrico.

Qual o estilo que você está fazendo e como irá adicionar a fruta?

Recentemente fiz uma belga saison com pitanga, fico deliciosa!!

Boa sorte e nos dê um feedback!
Então.. montei uma receita de blond Ale. A indecisão estar em colocar a fruta na fervura ou maturação . A textura do limão parece muito carambola. Só que é bem cítrico. Ou então irei fazer sem a fruta pra ver o resultado da receita original. E depois trabalho nela... Não sei!! Ajudem kkk
 
A casca dessa fruta extrai óleo essencial? talvez seria interessante trabalhar com a casca da fruta no finalzinho da fervura.
 
Então.. montei uma receita de blond Ale. A indecisão estar em colocar a fruta na fervura ou maturação . A textura do limão parece muito carambola. Só que é bem cítrico. Ou então irei fazer sem a fruta pra ver o resultado da receita original. E depois trabalho nela... Não sei!! Ajudem kkk

A casca dessa fruta extrai óleo essencial? talvez seria interessante trabalhar com a casca da fruta no finalzinho da fervura.

O que o Thiago colocou é algo a ser de fato checado.

Os melhores resultados que tive, diga-se, com o sabor da fruta mais evidente e fresco, foi utilizando no processo de fermentação/maturação.

Frutas como o limão, laranja, tangerina, etc.. possuem bastante óleo essencial em suas cascas. Portanto, a utilização de raspas (sem a parte branca), se torna perfeito para adições no final da fervura (10 a 5 min.), ou mesmo como 'dry hopping' na maturação.

Frutas que se faz necessário a utilização de polpa, julgo ser interessante colocar no período final da primeira fermentação (5-7 dias após o inicio da fermentação). Desta forma, diminui-se o risco de uma possível contaminação, pois suas leveduras (saccharomyces) ainda estão bem ativas e tomam conta do mosto. Além disto, a fruta adicionada contém açúcares que terão que ser fermentados também, caso contrário, ao engarrafar você poderá ter super carbonatação ou até mesmo garrafas bomba.

Para seu caso Nathalia, pelo visto como é a primeira vez que faz esta receita, sugiro fazer uma leva (20L por exemplo) e deixar fermentando durante 5 dias. Após o quinto dia, separa 5L em outro balde fermentador e nele adiciona a fruta (a quantidade é difícil de lhe dizer, pois varia muito para cada fruta). Desta forma, você terá 15L da receita original e 5L de teste. Se estes 5L ficarem legal, da próxima você já coloca em tudo! :)
 
Eu estou me preparando pra fazer uma APA com casca
O que o Thiago colocou é algo a ser de fato checado.

Os melhores resultados que tive, diga-se, com o sabor da fruta mais evidente e fresco, foi utilizando no processo de fermentação/maturação.

Frutas como o limão, laranja, tangerina, etc.. possuem bastante óleo essencial em suas cascas. Portanto, a utilização de raspas (sem a parte branca), se torna perfeito para adições no final da fervura (10 a 5 min.), ou mesmo como 'dry hopping' na maturação.

Frutas que se faz necessário a utilização de polpa, julgo ser interessante colocar no período final da primeira fermentação (5-7 dias após o inicio da fermentação). Desta forma, diminui-se o risco de uma possível contaminação, pois suas leveduras (saccharomyces) ainda estão bem ativas e tomam conta do mosto. Além disto, a fruta adicionada contém açúcares que terão que ser fermentados também, caso contrário, ao engarrafar você poderá ter super carbonatação ou até mesmo garrafas bomba.

Para seu caso Nathalia, pelo visto como é a primeira vez que faz esta receita, sugiro fazer uma leva (20L por exemplo) e deixar fermentando durante 5 dias. Após o quinto dia, separa 5L em outro balde fermentador e nele adiciona a fruta (a quantidade é difícil de lhe dizer, pois varia muito para cada fruta). Desta forma, você terá 15L da receita original e 5L de teste. Se estes 5L ficarem legal, da próxima você já coloca em tudo! :)


Eu estou programando pra fazer uma APA onde vou colocar tanto a poupa de fruta quanto a casca de algumas frutas, no caso da poupa vou colocar no final da fermentação e a casta estou pensando em fazer um extrato com ela e misturar na cerveja apenas quando for fazer o envase, pra tentar ter um pouco mais de aroma.
 
Tem a técnica da infusão. Vou experimentá-la semana que vem quando for engarrafar minha wit. Parece prometer muito....
 
O que o Thiago colocou é algo a ser de fato checado.

Os melhores resultados que tive, diga-se, com o sabor da fruta mais evidente e fresco, foi utilizando no processo de fermentação/maturação.

Frutas como o limão, laranja, tangerina, etc.. possuem bastante óleo essencial em suas cascas. Portanto, a utilização de raspas (sem a parte branca), se torna perfeito para adições no final da fervura (10 a 5 min.), ou mesmo como 'dry hopping' na maturação.

Frutas que se faz necessário a utilização de polpa, julgo ser interessante colocar no período final da primeira fermentação (5-7 dias após o inicio da fermentação). Desta forma, diminui-se o risco de uma possível contaminação, pois suas leveduras (saccharomyces) ainda estão bem ativas e tomam conta do mosto. Além disto, a fruta adicionada contém açúcares que terão que ser fermentados também, caso contrário, ao engarrafar você poderá ter super carbonatação ou até mesmo garrafas bomba.

Para seu caso Nathalia, pelo visto como é a primeira vez que faz esta receita, sugiro fazer uma leva (20L por exemplo) e deixar fermentando durante 5 dias. Após o quinto dia, separa 5L em outro balde fermentador e nele adiciona a fruta (a quantidade é difícil de lhe dizer, pois varia muito para cada fruta). Desta forma, você terá 15L da receita original e 5L de teste. Se estes 5L ficarem legal, da próxima você já coloca em tudo! :)

Adorei!! Vou fazer isso. Congelei a fruta. Mas esse Limão não tem casca rígida para eu conseguir raspar. Ele é como se fosse uma carambola (não sei se vc conhece). Mas aproveitar essa produção e fazer o teste. Muitíssimo obrigada..
 
Acabou que fiz a cerveja sem o limão. Mas achei a cor da minha cerveja muito escura para uma blond. Usei malte Pilsen e carabelge.
O sabor ficou bom, não oxidpu, amargor bacana para o meu gosto. Usei o lupulo cascade tanto para aroma e amargor. Fermento BRY 97.
Sera que outro fator pode influenciar na cor de uma cerveja?
Fiquei meio chateada rsrs
 

Attachments

  • IMG_20190426_205913558.jpg
    IMG_20190426_205913558.jpg
    24.4 KB · Views: 28
Acabou que fiz a cerveja sem o limão. Mas achei a cor da minha cerveja muito escura para uma blond. Usei malte Pilsen e carabelge.
O sabor ficou bom, não oxidpu, amargor bacana para o meu gosto. Usei o lupulo cascade tanto para aroma e amargor. Fermento BRY 97.
Sera que outro fator pode influenciar na cor de uma cerveja?
Fiquei meio chateada rsrs

Poxa, que bom que o sabor ficou bacana!

Olha, o principal elemento que dá cor, é o malte mesmo. Quais foram as quantidades que você usou e para qual litragem?

Além do malte, pelo que me lembro de cabeça, somente outros dois fatores vão alterar a coloração final: 1. oxidação (no caso você já colocou que não ocorreu); 2. tempo de fervura (quanto mais tempo ou vigorosa for a fervura, maior será a reação de Maillard que você terá. Essa é a reação que vai 'caramelizando' o mosto, deixando-o mais dourado/marrom. Um exemplo é o que ocorre com o açúcar ao esquentá-lo.)
 
Poxa, que bom que o sabor ficou bacana!

Olha, o principal elemento que dá cor, é o malte mesmo. Quais foram as quantidades que você usou e para qual litragem?

Além do malte, pelo que me lembro de cabeça, somente outros dois fatores vão alterar a coloração final: 1. oxidação (no caso você já colocou que não ocorreu); 2. tempo de fervura (quanto mais tempo ou vigorosa for a fervura, maior será a reação de Maillard que você terá. Essa é a reação que vai 'caramelizando' o mosto, deixando-o mais dourado/marrom. Um exemplo é o que ocorre com o açúcar ao esquentá-lo.)
Oie
Eu usei 3,680 kg Pilsen e 1,200 kg carabelge. Fervura 70 minutos.
Essa proporção de malte para 25lt
 
Oie
Eu usei 3,680 kg Pilsen e 1,200 kg carabelge. Fervura 70 minutos.
Essa proporção de malte para 25lt

Nathalia,

De fato, pela foto ficou mais escura do que estimado pelo Brewer's Friend por exemplo (foto anexada). Verifique qual foi o EBC dos maltes que você comprou; ocorrem variações e talvez estavam acima do normal.
 

Attachments

  • 1xfaf3.jpg
    1xfaf3.jpg
    58.6 KB · Views: 17
Belgian Blond Ale geralmente utilizam mais de 95% malte base ou até mesmo 100%, os maltes especiais utilizados além de serem pequena proporções não podem ultrapassar os 7 SRM na receita. Você pode chamar sua breja de Amber Ale, pela coloração se enquadre mais no estilo. Agora se você inspirou em uma british golden ale a coloração pode ir até 16 SRM levemente mais escura em comparação as Blond.
De qualquer forma está ótimo, se no sensorial você gostou é melhor que uma cor linda e ruim no paladar ;)
 
Back
Top