Cerveja com baixo corpo na maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jony1

New Member
Joined
Dec 7, 2018
Messages
1
Reaction score
0
Location
governador valadares,mg
Boa tarde galera , tentei inovar numa witbier mas achei ela com um corpo mais baixo do que o imaginado. Gostaria de saber se alguém ja teve essa experiencia e , se conseguiu contornar com dry hopping ou algo diferente.
 
Boa tarde Jony! Tudo bem?!

Olha eu sou amante de witbier e todas as minhas brassagens é um misto de weiss condimentada - só n chamo de witbier pq amo fazer como base malte pale.

Em relação ao corpo, ao longo das minhas brassagens (que antes eram TODAS em torno de 68ºC) eu percebi que elas estavam muito pesadas, adocicadas e com sensação de aguada.
Nas minhas duas últimas eu fiz o inverso, mantive a receita e brassei a 62ºC!

Eu amei o resultado, achei que era justo o corpo muito alto que não deixava ela agradável.
Tenho feito tudo com corpo mais baixo e até onde eu sei a melhor forma de "desenhar" o corpo da receita é com a temperatura durante a brassagem (leia um pouco sobre açucares não fermentáveis).


Desconheço (e ainda sou novato tb) formas de corrigir o corpo com dry hopping ou outros processos.
Até onde eu sei, adicionar açúcar na fermentação seca mais ainda a cerveja e aumenta o teor alcoólico, mas não corrigi um corpo leve/baixo para médio/alto.


Vamos ver se alguém tem alguma sugestão.
Na sua próxima brassagem, se vc sentiu falta de corpo, aumente um pouco a temperatura!
 
Imagino que incluir dextrose ou algo do gênero (açúcares não fermentáveis) vai aumentar o corpo, mas também um pouco o dulçor.

Corpo também pode ser relacionado com as proteínas (o motivo de se usar aveia ou coisas do gênero).
 
Back
Top