cerveja com água destilada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kyzylla

Well-Known Member
Joined
Apr 29, 2016
Messages
108
Reaction score
16
bom dia

álguem já fez cerveja com água destilada??
o que poderá acontecer??

curiosidade em aprender. mas estou propenso a fazer uma .
 
Alguns minerais são importantes pra produção de cerveja, Cálcio por exemplo.

Se vc usar água destilada vai ter que montar sua água do zero.

Uma boa forma de fazer isso é usando a planilha Bru'n Water, que é bem completa, mas vc vai precisar entender de química da água pra isso.

Geralmente quem faz isso é quem a água da torneira não é boa.
 
bom dia

álguem já fez cerveja com água destilada??
o que poderá acontecer??

curiosidade em aprender. mas estou propenso a fazer uma .

O Gordon Strong usa água deionizada (semelhante a destilada) em todas as suas receitas, por ter uma água dura demais disponível.

Porém, em todas elas ele utiliza algum sal de cálcio, CaCl, CaSO4, CaCO3 ou uma combinação, geralmente de CaCl e CaSO4. O uso desses sais se dá pelo motivo que o matozo falou e pela contribuição direta do cloreto e do sulfato no sabor da cerveja.

Se vc somente usar água destilada ou deionizada, sem nenhuma adição mineral, possivelmente vai conseguir fazer a cerveja devido à quantidade de minerais que tem no malte, mas vai ficar abaixo do ideal, então vc pode ter uma conversão do amido mais lenta na sacarificação e uma floculação pobre das leveduras após a fermentação. Nesse sentido seria recomendado adicionar pelo menos um pouco de cálcio.
 
O Gordon Strong usa água deionizada (semelhante a destilada) em todas as suas receitas, por ter uma água dura demais disponível.

Porém, em todas elas ele utiliza algum sal de cálcio, CaCl, CaSO4, CaCO3 ou uma combinação, geralmente de CaCl e CaSO4. O uso desses sais se dá pelo motivo que o matozo falou e pela contribuição direta do cloreto e do sulfato no sabor da cerveja.

Se vc somente usar água destilada ou deionizada, sem nenhuma adição mineral, possivelmente vai conseguir fazer a cerveja devido à quantidade de minerais que tem no malte, mas vai ficar abaixo do ideal, então vc pode ter uma conversão do amido mais lenta na sacarificação e uma floculação pobre das leveduras após a fermentação. Nesse sentido seria recomendado adicionar pelo menos um pouco de cálcio.

Obrigado pelas respostas......

Partindo do principio de fazer uma cerveja única, utilizando água destilada, qual estilo ela poderia se enquadrar??

No meu pensar achava que ela não tendo sais nenhum poderia ressaltar mais algum sabor do malte. ( então estou pensando totalmente o inverso pois entendi que os sais é que realçam sabor do malte).

Desculpe, pois as perguntas podem ser banais, mas tenho intuito de um dia criar uma ótima cerveja para degustação com a família.
 
O Gordon Strong usa água deionizada (semelhante a destilada) em todas as suas receitas, por ter uma água dura demais disponível.

Porém, em todas elas ele utiliza algum sal de cálcio, CaCl, CaSO4, CaCO3 ou uma combinação, geralmente de CaCl e CaSO4. O uso desses sais se dá pelo motivo que o matozo falou e pela contribuição direta do cloreto e do sulfato no sabor da cerveja.

Se vc somente usar água destilada ou deionizada, sem nenhuma adição mineral, possivelmente vai conseguir fazer a cerveja devido à quantidade de minerais que tem no malte, mas vai ficar abaixo do ideal, então vc pode ter uma conversão do amido mais lenta na sacarificação e uma floculação pobre das leveduras após a fermentação. Nesse sentido seria recomendado adicionar pelo menos um pouco de cálcio.

+Mg + Zn
 
Obrigado pelas respostas......

Partindo do principio de fazer uma cerveja única, utilizando água destilada, qual estilo ela poderia se enquadrar??

No meu pensar achava que ela não tendo sais nenhum poderia ressaltar mais algum sabor do malte. ( então estou pensando totalmente o inverso pois entendi que os sais é que realçam sabor do malte).

Desculpe, pois as perguntas podem ser banais, mas tenho intuito de um dia criar uma ótima cerveja para degustação com a família.

Dá pra gente agrupar em dois tipos de íons: os que contribuem diretamente no sabor e aparência da cerveja (Cloretos, Sulfatos, Sódio...) e os que são fundamentais para um desempenho otimizado de algumas fases da produção, como sacarificação e fermentação (Cálcio, Magnésio, Zinco...).

Pra obter bons resultados no mínimo você vai precisar do segundo grupo e, nas concentrações "normais", eles não vão atrapalhar na percepção dos sabores (sabor do malte, como vc citou, por exemplo).

O que de fato atrapalha e deve ser removido da água é o Cloro e a Cloramina (supondo que você tenha uma água tratada, pois dependendo da fonte a água pode ter outros íons indesejáveis numa concentração que atrapalhe o sabor [Ferro, por exemplo]).

Resumindo, nem todo mineral presente na água é um bad boy. Aliás, alguns deles são imprescindíveis para a produção de uma boa cerveja.
 
Acho que o principal pra se cuidar é a questão da alcalinidade residual/tamponamento dos teus maltes..
se for fazer uma receita com malte caramelo e escuros, teria que calcular aumentar tua AR na mosturação, se não, tua conversão vai ficar prejudicada por pH baixo

se usar somente maltes e sem adjuntos, acho que teria q ajustar isso e quantidade de Ca como o Tiago falou.. Mg, Zn, Na e K malte já vai fornecer

E por fim, estabelecer uma relação ai de Sulfato/Cloreto que favoreça um paladar mais seco/lupulado ou encorpado/maltado (nao passando muito de 100-200 ppm)

abraço!
 
Bem lembrado, dependendo da composição da tua água você pode não obter o pH ideal para mosturação e consequentemente ter uma eficiência mais baixa.

Porém, receitas com pouco ou nada de malte escuro geralmente não oferece muito problema, pois o próprio malte já é responsável por trazer o pH para níveis bem próximos do ideal.
 
Mg e Zn podem ser supridos por nutrientes para leveduras. Já o cálcio é fundamental pra sacarificação, acredito que por isso o Tiago citou apenas ele.

Exato. Eu omiti partindo do pressuposto que se utilizaria levedura seca em quantidade ideal, que necessita menos nutrientes em geral.
 
Mg e Zn podem ser supridos por nutrientes para leveduras. Já o cálcio é fundamental pra sacarificação, acredito que por isso o Tiago citou apenas ele.

exato.... bem lembrado...

levanto aqui uma dúvida que me pergunto a algum tempo:

Alguns homebrewers na Europa e Austrália (talvés USA) estão tratando suas águas usando filtro de osmose reversa para ZERAR os sais. Depóis adicionam os sais que são necessários para uma boa mosturação e fermentação.

em um perfil de APA ou IPA, quais seriam os PPM (óbvio que aproximados) para estes sais necessários?
 
Obrigado pelas respostas......

Partindo do principio de fazer uma cerveja única, utilizando água destilada, qual estilo ela poderia se enquadrar??

No meu pensar achava que ela não tendo sais nenhum poderia ressaltar mais algum sabor do malte. ( então estou pensando totalmente o inverso pois entendi que os sais é que realçam sabor do malte).

Desculpe, pois as perguntas podem ser banais, mas tenho intuito de um dia criar uma ótima cerveja para degustação com a família.

Bem, o pessoal já respondeu praticamente tudo o que vc perguntou.

Só queria ressaltar que vc não precisa de uma água destilada pra criar uma ótima cerveja. Essa ideia ta errada.

A água geralmente só vai ser um problema se for muito dura (altas concentrações de carbonato de cálcio principalmente) ou não filtrar água tratada da rede. O caso de água muito dura é relativamente difícil ocorrer pra nós se a água for de poço, e se for da rede, vinda de rios, é praticamente impossível ser esse caso. E pra filtrar água tratada, basta dois filtros de carvão ativado.

A ausência de minerais não vai ressaltar o sabor de malte. Pelo contrário, o que faz isso é a relação sulfatos/cloretos. O cloreto ressalta o maltado. Sugiro uma leitura mais aprofundada desses assuntos, se quiser realmente mexer nisso.

Sobre "estilo de cerveja ideal" pra água destilada, foi como disse o pessoal, o malte vai criar um "sistema tampão" na faixa ideal de pH de mosturação. Maltes com elevada acidez (torrados, caramelo escuro, tostados fortes) podem alterar o pH para uma faixa abaixo do ideal. Nesse caso entra a importância dos carbonatos. Ou da adição desses maltes (apenas os que não necessitam conversão) no final da mosturação...

Abraço
 
exato.... bem lembrado...

levanto aqui uma dúvida que me pergunto a algum tempo:

Alguns homebrewers na Europa e Austrália (talvés USA) estão tratando suas águas usando filtro de osmose reversa para ZERAR os sais. Depóis adicionam os sais que são necessários para uma boa mosturação e fermentação.

em um perfil de APA ou IPA, quais seriam os PPM (óbvio que aproximados) para estes sais necessários?
Eu teria que dar uma olhada no Water pra responder com mais propriedade, mas pra cervejas onde vc deseja pronunciar mais lúpulo é comum usarem a relação 1:2 ou 1:3 entre Cloreto e Sulfato. Aí você adiciona no mínimo 50ppm de Cálcio e já tem uma boa água pra começar.
 
exato.... bem lembrado...

levanto aqui uma dúvida que me pergunto a algum tempo:

Alguns homebrewers na Europa e Austrália (talvés USA) estão tratando suas águas usando filtro de osmose reversa para ZERAR os sais. Depóis adicionam os sais que são necessários para uma boa mosturação e fermentação.

em um perfil de APA ou IPA, quais seriam os PPM (óbvio que aproximados) para estes sais necessários?

Dá uma olhada da tabela do Bru'n water..

https://sites.google.com/site/brunwater/

ela é muito completa, meio confusa no inicio (se não tiver muita intimidade, dá uma estudada nos conceitos antes), mas onde diz WATER ADJUSTMENT tem a descrição de vários estilos e os valores alvos dos ions em ppm (média)

pode-se partir de uma água destilada, ou até mesmo simular diluições com água destilada pra diluir ions... e ir ajustando todos parâmetros do zero.. é bem divertido mexer nela pra passar o tempo heheh

abraço!
 
valeu pelas respostas,

por enquanto água destilada ficará ausente, preciso aprender muito ainda, muita informação .

obrigado .
 
Last edited by a moderator:
Tem como usar agua de poço artesiano!? Posso ferver ela e depois usar!?

Sent from my Quantum Go using Tapatalk
 
O ideal é você ter um teste de características hídricas.

Com base nele vc verifica se o conteúdo mineral é próprio pra produção de cerveja.
 
Valeu Matozo!!!
Se eu pegar água da concessionária local e ferver funciona tb!?

Sent from my Quantum Go using Tapatalk
 
Tem como usar agua de poço artesiano!? Posso ferver ela e depois usar!?

Eu acho que pode usar a água do poço sem problemas, contudo, se tu não souber as características físico-químicas da água, no sentido de concentração de minerais, não sei dizer qual seria a vantagem, pois o mais correto é a utilização de uma água que tu conheça as suas características. Assim, tendo em mãos as informações referentes a concentração de minerais, tu pode modificá-las de acordo com a tua preferência e estilo de cerveja.

Nada impede que a tua água de poço seja boa, porém, dependendo das características dela, pode ser que a tua água de abastecimento seja ainda melhor. Ainda, dependendo da tua fornecedora de água, as informações de concentração de minerais são disponíveis.

Este link abaixo é de um vídeo do YouTube que saiu ontem referente a este assunto. Acredito que ele possa te ajudar um pouco nessa dúvida.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=UBm-aGvnni4[/ame]
 
Valeu Matozo!!!
Se eu pegar água da concessionária local e ferver funciona tb!?

Sent from my Quantum Go using Tapatalk
Opa, se dá!

Não precisa fever, o que vc precisar é remover cloro e cloramina (filtrando, por exemplo).
 
Back
Top