Casca de cacau

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelrick

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
265
Reaction score
43
Pessoal, estive no final do ano passado no Uruguai e comprei uns pacotes de "cascarilla de cacao", que nada mais é que a casca da amêndoa do cacau.

Esse troço tem um aroma absurdo de bom. Comprei por causa disso.

Mas estou com dúvida na melhor maneira de utilizar. Quero aproveitar o aroma.

Fiz uma stout que acabou de fermentar agora. Quero utilizar nela.

Fiz um teste, coloquei um pouco de casca em água na temperatura ambiente. Nas primeiras horas ficou com um aroma de cacau muito bom, mas depois de 24h ficou azedo.

Será que eu faço um chá e adiciono no balde? Ou faço infusão em álcool de cereais? Ou faço infusão com vodka?

Abraço.
 
Pessoal, estive no final do ano passado no Uruguai e comprei uns pacotes de "cascarilla de cacao", que nada mais é que a casca da amêndoa do cacau.

Esse troço tem um aroma absurdo de bom. Comprei por causa disso.

Mas estou com dúvida na melhor maneira de utilizar. Quero aproveitar o aroma.

Fiz uma stout que acabou de fermentar agora. Quero utilizar nela.

Fiz um teste, coloquei um pouco de casca em água na temperatura ambiente. Nas primeiras horas ficou com um aroma de cacau muito bom, mas depois de 24h ficou azedo.

Será que eu faço um chá e adiciono no balde? Ou faço infusão em álcool de cereais? Ou faço infusão com vodka?

Abraço.

Eu iria de infusão/tintura pela facilidade de se controlar o uso. Vc pode ir regulando a quantidade até chegar no sabor desejado. Torna mais fácil de repetir tb no futuro.
 
Eu iria de infusão/tintura pela facilidade de se controlar o uso. Vc pode ir regulando a quantidade até chegar no sabor desejado. Torna mais fácil de repetir tb no futuro.

Desculpe a ignorância... mas tu quis dizer infusão direta? E a chance de contaminar?
 
Essa técnica de tintura como comentada pelo Ronaldo é bem interessante.

Ano passado no congresso técnico da Acerva/SC, que terá nova edição este ano, o Drew Bechum e o Denny Conn do livro Experimental brewing explicaram como fazer uma tintura com o Carbonator de forma acelarada usando CO2, acho que vale a tentativa.
 
Desculpe: por infusão entenda em álcool de cereais/vodka. Essa tintura pode ser dosada a gosto.

Ronaldo ou outra alma boa.. normalmente é colocado quanto da tintura?

Minhas cascas de cacau estão de molho em álcool de cereais.. vou engarrafar daqui uns dias... fiquei nessa dúvida..
 
Ronaldo ou outra alma boa.. normalmente é colocado quanto da tintura?

Minhas cascas de cacau estão de molho em álcool de cereais.. vou engarrafar daqui uns dias... fiquei nessa dúvida..

Eu começaria devagar, colocando 5ml/L, tvz até menos.
Prova ela e vê o tão forte ela está.
Outra opção é dosar por garrafa... 3ml/garrafa... vai depender de quão forte está a tintura.
Esse é o lance legal da tintura... você pode dosar a gosto.
Lembrando que a regra geral e "cerveja com" e não "cerveja de". Sutileza nesse tipo de coisa vai bem longe, e não se torna cansativo!
Depois conta para gente qto vc colocou e como ficou.
 
Back
Top