Carbonataçao a frio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alvaroroche

Well-Known Member
Joined
Feb 21, 2014
Messages
180
Reaction score
23
Caros amigos cervejeros: ontem tirei do fermentador a minha leva de wit e 6 litros foram para o postmix e 6 litros para a garrafa.
A duvida e a seguinte ., ja que 90% das minhas levas ficam super carbonatadas., usei uma calculadora de primming que achei no forum, porem pergunta qual e a temperatura. De fato isto influi.?
Normalmente voces esperam a cerveja carbonatar com temperatura controlada?
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    37 KB · Views: 349
só para constar!
Hoje olhei o medidor de pressão colocado numas das garrafas e começou a aumentar.
Eu achava que para carbonatar tinha que ser a temperatura ambiente ,.
 
só para constar!
Hoje olhei o medidor de pressão colocado numas das garrafas e começou a aumentar.
Eu achava que para carbonatar tinha que ser a temperatura ambiente ,.

Sempre deixo na mesma temperatura da fermentação primária, nunca tive problemas com super carbonatação. uso no máximo 7 g/l para priming.
 
A temperatura para a refermentação deve ser a mesma da fermentação.

O CO2 residual é calculado com base na maior temperatura que a cerveja descansou.
Por exemplo:
Cerveja Lager:
Temperatura de fermentação 12 ºC
Descanso diacetil: 20 ºC
Maturação 7 ºC
Clarificação 1,5 ºC
A temperatura a considerar será a do descanso de diacetil (20ºC) pois o CO2 dissolvido (residual) será o correspondente à esta temperatura.
 
Caros amigos cervejeros: ontem tirei do fermentador a minha leva de wit e 6 litros foram para o postmix e 6 litros para a garrafa.
A duvida e a seguinte ., ja que 90% das minhas levas ficam super carbonatadas., usei uma calculadora de primming que achei no forum, porem pergunta qual e a temperatura. De fato isto influi.?
Normalmente voces esperam a cerveja carbonatar com temperatura controlada?

A temperatura aí diz respeito à temperatura da cerveja na hora de engarrafar, não a temperatura em que ela fica no período em que refermenta na garrafa. Isso influencia muito, porque quanto mais baixa a temperatura, mais CO2 dissolvido já tem na cerveja.

Já tive muita cerveja supercarbonatada usando 5, 6g/L por causa disso. =P

Fora isso, a diferença entre deixar o período do priming em temperatura mais alta ou mais baixa é apenas o tempo que vai levar pra carbonatar... não vai fazer diferença no sabor.
 
A temperatura para a refermentação deve ser a mesma da fermentação.

O CO2 residual é calculado com base na maior temperatura que a cerveja descansou.
Por exemplo:
Cerveja Lager:
Temperatura de fermentação 12 ºC
Descanso diacetil: 20 ºC
Maturação 7 ºC
Clarificação 1,5 ºC
A temperatura a considerar será a do descanso de diacetil (20ºC) pois o CO2 dissolvido (residual) será o correspondente à esta temperatura.

Zerosa, o interessante que conforme mudas a temperatura nesta calculadora, muda a quantidade de açúcar a ser utilizada. Eu clarifiquei a 1,5 e coloquei a temperatura para priming 1,5 tambem!
 
A temperatura para a refermentação deve ser a mesma da fermentação.

O CO2 residual é calculado com base na maior temperatura que a cerveja descansou.
Por exemplo:
Cerveja Lager:
Temperatura de fermentação 12 ºC
Descanso diacetil: 20 ºC
Maturação 7 ºC
Clarificação 1,5 ºC
A temperatura a considerar será a do descanso de diacetil (20ºC) pois o CO2 dissolvido (residual) será o correspondente à esta temperatura.

zerosa,

mas se vc fecha a torneirinha do airlock ou usa aquele airlock de 3 peças que não permite entrada de ar, o CO2 dissolvido vai aumentar de volta quando baixar a temperatura, não?
 
A temperatura aí diz respeito à temperatura da cerveja na hora de engarrafar, não a temperatura em que ela fica no período em que refermenta na garrafa. Isso influencia muito, porque quanto mais baixa a temperatura, mais CO2 dissolvido já tem na cerveja.

Já tive muita cerveja supercarbonatada usando 5, 6g/L por causa disso. =P

Fora isso, a diferença entre deixar o período do priming em temperatura mais alta ou mais baixa é apenas o tempo que vai levar pra carbonatar... não vai fazer diferença no sabor.

Antigamente eu colocava 6 grs por litro e deixava a temperatura ambiente!
sinceramente ja tive que votar cerveja fora por causa de tanta carbonatação,. a o ponto da bolha rasgar a guela! desde então sempre fico meio paranoico para engarrafar! no post mix e mais fácil controlar a situação!
 
Só vai aumentar se houver fermentação ativa e portanto produção de CO2 ou aumento significativo da pressão para incorporar o CO2 presente no fermentador que na verdade é pouco para ter alguma significância (é a minha opinião).
Nas minhas primeiras levas, ao finalizar a fermentação (17 ºC) eu baixava direto para perto de 0 ºC para clarificar. A presença de CO2 era bem evidente (algumas vezes havia até dificuldade em sifonar pois a mangueira se enchia de espuma). 7 g/l já eram suficientes para supercarbonatar a cerveja e eu reduzi para 6 g/l. Quando passei a fazer o diacetílico (22 ºC ou mais) as 6 g não produziam uma carbonatação como eu queria, me levando a voltar para as 7 g/l. Mesmo engarrafando a cerveja gelada.
Mas na verdade, 6 ou 7 g/l de forma alguma deveriam resultar em um grave problema como o relatado.
 
Antigamente eu colocava 6 grs por litro e deixava a temperatura ambiente!
sinceramente ja tive que votar cerveja fora por causa de tanta carbonatação,. a o ponto da bolha rasgar a guela! desde então sempre fico meio paranoico para engarrafar! no post mix e mais fácil controlar a situação!
Nesse caso o motivo é muito mais provável de você não ter fermentado direito a cerveja, e não do excesso de açúcar no primming.

Abraço,
 
Sera que a minha cerveja vai carbonatar com 3g/l ???
E referente a temperatura,. Mantenho 1.5 o tenho que colocar a temp. De fermentacao secundaria???
 
Nesse caso o motivo é muito mais provável de você não ter fermentado direito a cerveja, e não do excesso de açúcar no primming.

Abraço,

Sera que a minha cerveja vai carbonatar com 3g/l ???
E referente a temperatura,. Mantenho 1.5 o tenho que colocar a temp. De fermentacao secundaria???

Abraço
 
Sera que a minha cerveja vai carbonatar com 3g/l ???
E referente a temperatura,. Mantenho 1.5 o tenho que colocar a temp. De fermentacao secundaria???

Abraço

3g/l é pouco. A 1.5ºC vai levar 2 anos pra carbonatar, deixa em temperatura ambiente...
 
O primming nada mais é do que o fermento consumindo o açucar que tu colocas, por consequencia gerando CO2 que acaba por se encorporar na cerveja já que não tem pra onde ir. Ou seja, é necessário que a cerveja seja colocada na faixa de temperatura de atuação do fermento.

Então de preferencia use temperaturas de 16-24 graus pra ales e de 9-15 graus pra lagers. Ou só deixe a temperatura ambiente que também serve, e não deixe em contato com a luz.

Agora pra calcular o quanto de açúcar colocar use uma dessas calculadoras "primming calculator", tem algumas que já tem a carbonatação "boa" pro estilo.
 
Sera que a minha cerveja vai carbonatar com 3g/l ???
E referente a temperatura,. Mantenho 1.5 o tenho que colocar a temp. De fermentacao secundaria???

Abraço
Álvaro, eu nem vou responder, vou só te fazer perguntas pra te ajudar a tu mesmo tirar conclusões (e assim não ter mais dúvidas com isso).

1) Eu sei que tu sabes que normalmente se usa 6g por litro na hora do primming. Se tu usar 3g por litro, como tu achas que ela vai ficar?

2) A re-fermentação na garrafa nada mais do que uma...... fermentação. Pra fermentar uma Ale, que temperatura ela deve ficar? Se tu queres que o fermento esteja ativo pra comer os açúcares dentro da garrafa, tu acha que ele vai conseguir fazer isso a 1,5 ºC?

Abraço,
 
Álvaro, eu nem vou responder, vou só te fazer perguntas pra te ajudar a tu mesmo tirar conclusões (e assim não ter mais dúvidas com isso).

1) Eu sei que tu sabes que normalmente se usa 6g por litro na hora do primming. Se tu usar 3g por litro, como tu achas que ela vai ficar?

2) A re-fermentação na garrafa nada mais do que uma...... fermentação. Pra fermentar uma Ale, que temperatura ela deve ficar? Se tu queres que o fermento esteja ativo pra comer os açúcares dentro da garrafa, tu acha que ele vai conseguir fazer isso a 1,5 ºC?

Abraço,

Muito bom Guenther, obrigado mesmo por dar essa segurança. Coisas que sao obvias por insegurança terminamos pecando.
So que gostaria de saber o que fazer agora! o vou ter que tomar cerveja choca?

Muito obrigado pela resposta

Abraço
 
Muito bom Guenther, obrigado mesmo por dar essa segurança. Coisas que sao obvias por insegurança terminamos pecando.
So que gostaria de saber o que fazer agora! o vou ter que tomar cerveja choca?

Muito obrigado pela resposta

Abraço
Unica opção seria adicionar mais açúcar garrafa por garrafa, ou colocar todas num balde e fazer priming novamente..... sei lá, 1001 opções... vai da tua vontade e coragem.

Falando em gosto pessoal, eu nunca tento pós-corrigir erros.... eu gosto de observar todas as conseqüências e corrigir na próxima leva.

Abraço,
 
Unica opção seria adicionar mais açúcar garrafa por garrafa, ou colocar todas num balde e fazer priming novamente..... sei lá, 1001 opções... vai da tua vontade e coragem.

Falando em gosto pessoal, eu nunca tento pós-corrigir erros.... eu gosto de observar todas as conseqüências e corrigir na próxima leva.

Abraço,

Obrigado novamente!!!
 

Latest posts

Back
Top