Carbonatação forçada ou natural (refermentação)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiagoandrei

Well-Known Member
Joined
Feb 12, 2015
Messages
81
Reaction score
15
Eae Pessoal,

Tenho lido sobre os investimentos necessários para começar a fazer carbonatação forçada nas minhas levas e vejo que o valor é significativo, mas não consigo perceber alguma ganho em levas por exemplo de 20 litros.

Gostaria de saber de vocês, porque resolveram fazer carbonatação forçada nas suas cervejas...Vale a pena ? Além do maior controle do CO2 na cerveja, existe alguma outra vantagem ?

Uma dúvida mais específica, existe alguma redução do tempo de envase só usando algum equipamento tipo "beergun" ?

Agradeço as futuras respostas!
 
Falando por mim (mas acho que vale para praticamente todos),

quem faz este investimento (cilindro, Co2, regulador, post mix, etc...) não o faz pensando em carbonatação forçada. O faz para embarrilar suas produções ao invés de engarrafar.
Eu, por exemplo, tenho 6 post-mix e não faço carbonatação forçada (que é feita para acelerar a carbonatação da cerveja). Ainda levo uns 7 dias para chegar na carbonatação que eu quero, mesmo fazendo isso no barril e com o Co2.
 
Uso mais pela praticidade pois odeio engarrafar. Uma outra vantagem é que consigo cervejas mais límpidas clariticando com gelatina e um do-grão-ao-copo mais rápido em cervejas leves que não precisam de muita maturação. Carbonatação de 2 semanas com priming consigo em uns 4 dias.
 
Uso mais pela praticidade pois odeio engarrafar. Uma outra vantagem é que consigo cervejas mais límpidas clariticando com gelatina e um do-grão-ao-copo mais rápido em cervejas leves que não precisam de muita maturação. Carbonatação de 2 semanas com priming consigo em uns 4 dias.

Cara, não é equipamento obrigatório, por exemplo, se você não controla sua temperatura de fermentação eu primeiramente iria investir nisso, mas se você está procurando praticidade é uma ótima opção.

Eu uso para carbonatar e deixar exatamente com a carbonatação desejada mas muito mais pela praticidade. As cervejas que eu quero maturar eu ainda engarrafo (Wee Heavy), mas minha IPAs vão todas para o postmix. Mês que vem vou adquirir meu segundo e não me arrependo.
 
Entendi...

Pelas respostas de vocês conclui o que eu já imaginava. É uma escolha mais pessoal do que outra coisa.

No caso, vocês tem mais uma geladeira/freezer para armazenar os barris certo ?
Aí toda vez que vai tomar tem que fazer a instalação do cilindro pra extrair a cerveja, não é muito trabalho não ? Uma garrafa não é mais simples ?
 
Entendi...

Pelas respostas de vocês conclui o que eu já imaginava. É uma escolha mais pessoal do que outra coisa.

No caso, vocês tem mais uma geladeira/freezer para armazenar os barris certo ?
Aí toda vez que vai tomar tem que fazer a instalação do cilindro pra extrair a cerveja, não é muito trabalho não ? Uma garrafa não é mais simples ?

Normalmente quem tem barril ou postmix tem os chamados kegerators, o barril fica sempre gelado e instalado pronto pra tomar.
 
Não deixa de ser uma escolha pessoal, mas você pode ter uma cerveja mais limpa, sem aqueles sedimentos próprios da refermentacao na garrafa.
E quando você for se reunir com os amigos, é mais prático levar um post mix de 19 litros que levar 30 garrafas.
 
Cara, é praticidade.

Veja.. ontem antes de dormir eu embarrilei duas levas. Hoje à noite vou tomá-las e aferir se a carbonatação está no nível que quero. Se eu quiser fazer um churrasco, chamar amigos, ou mesmo envasar, estão praticamente prontas.

BeerGun, sinceramente, eu não entendo porque tem gente que compra. Uma torneira italiana e uma pistola de CO² adaptada num cilindro de CO² faz a mesma coisa.

Abraço,
 
Entendi...

Pelas respostas de vocês conclui o que eu já imaginava. É uma escolha mais pessoal do que outra coisa.

No caso, vocês tem mais uma geladeira/freezer para armazenar os barris certo ?
Aí toda vez que vai tomar tem que fazer a instalação do cilindro pra extrair a cerveja, não é muito trabalho não ? Uma garrafa não é mais simples ?


Tiago, como disseram acima o sistema fica todo montado. O cilindro está sempre conectado e meu barril sempre gelado. Chego em casa do trabalho, pego minha taça, escolho um estilo e me sirvo da minha cerveja perfeitamente carbonatada (para o meu gosto).

Abrir uma garrafa realmente é fácil... mas engarrafar 40 litros (no meu caso) de cerveja é um pouquinho mais difícil ;) ... isso sem falar em armazenamento das garrafas, limpeza, sanitização, etc...
 
Precinto que não seria muito bom pra minha saúde uma geladeira com algumas toneirinhas hehe Acho que eu tenho potencial de beber todo dia. Exigiria uma força de vontade muito grande pra não beber.

Bem, agradeço muito as respostas de todo mundo. Um dia quem sabe, parto para o mundo dos barris...
Valeu.
 
Precinto que não seria muito bom pra minha saúde uma geladeira com algumas toneirinhas hehe Acho que eu tenho potencial de beber todo dia. Exigiria uma força de vontade muito grande pra não beber.

Bem, agradeço muito as respostas de todo mundo. Um dia quem sabe, parto para o mundo dos barris...
Valeu.

Problema nenhum beber todo dia. Encher a cara todo dia é outra história... mas um copo depois de um dia cheio, por que não?
 
Problema nenhum beber todo dia. Encher a cara todo dia é outra história... mas um copo depois de um dia cheio, por que não?

Não vejo problema nenhum em beber um meio pint de cada torneira pra ver se a carbonatação ainda tá legal...

hahahah
 

Attachments

  • 68747470733a2f2f662e636c6f75642e6769746875622e636f6d2f6173736574732f363332303138302f323130363337.jpg
    68747470733a2f2f662e636c6f75642e6769746875622e636f6d2f6173736574732f363332303138302f323130363337.jpg
    35.4 KB · Views: 307
Não vejo problema nenhum em beber um meio pint de cada torneira pra ver se a carbonatação ainda tá legal...

hahahah

O, sonho! To pra montar meu keezer nos proximos meses, mas no meu só cabem 4 postmix hahaha

E que idéia bacana isso aí, parece que ele encheu frascos com a cerveja pra fazer os tap handles.
 
Ainda chego lá, por enquanto vou me divertindo com um só...rsrsImageUploadedByTapatalk1432924326.402340.jpg
 
Não vejo problema nenhum em beber um meio pint de cada torneira pra ver se a carbonatação ainda tá legal...

hahahah

Cara, isso é tua casa mesmo? Aí é muita ostentação pra um homebrew só hahaha
 
hahahaha caraio. .. Aí sim homebrew ostentação
Certeza que ia beber todo dia.... Toma um copo pra ver como que tá, aí toma outro...aí o negócio embala...

E como é que vocês arrumam espaço em casa pra tudo isso ?
Pra quem mora em apartamento é difícil, porque tem que ter uma geladeira pra fermentar e outra pra servir nao é? AP é foda.
Posso deixar o postmix em temperatura ambiente para e depois de carbonatar ?
 
hahahaha caraio. .. Aí sim homebrew ostentação
Certeza que ia beber todo dia.... Toma um copo pra ver como que tá, aí toma outro...aí o negócio embala...

E como é que vocês arrumam espaço em casa pra tudo isso ?
Pra quem mora em apartamento é difícil, porque tem que ter uma geladeira pra fermentar e outra pra servir nao é? AP é foda.
Posso deixar o postmix em temperatura ambiente para e depois de carbonatar ?

Pode carbonatar e armazenar a quente. As consequencias serão aquelas típicas de maturação a quente. Se será ideal ou não pra sua cerveja, depende da cerveja, normalmente não é o melhor cenário.
 
Bom dia pessoal,
Se eu engarrafar por contra pressão, preciso deixar as garrafas na geladeira, ou poderia deixar em temperatura ambiente?
Abraços
 
Bom dia pessoal,
Se eu engarrafar por contra pressão, preciso deixar as garrafas na geladeira, ou poderia deixar em temperatura ambiente?
Abraços

Você interrompeu a fermentação ou deixou ela ir até o fim, essa é a pergunta que você deve fazer.
 
Eu fiz todo processo correto. Carbonatei no barril e engarrafei por contra pressão. A idéia é dar umas garrafas de presente pros parentes no natal. E por isso não vou poder deixar as garrafas todo o tempo na geladeira. Então essa é minha dúvida. Se posso deixar fora alguns dias. Abraço
 
Eu fiz todo processo correto. Carbonatei no barril e engarrafei por contra pressão. A idéia é dar umas garrafas de presente pros parentes no natal. E por isso não vou poder deixar as garrafas todo o tempo na geladeira. Então essa é minha dúvida. Se posso deixar fora alguns dias. Abraço
Samuel, você pode guardar as garrafas como quiser, da mesma forma que o barril :)

A diferença é que gelada a cerveja "não vai mudar", no máximo decantar partículas. E em temperatura ambiente ela vai maturar (se o fermento ainda tiver o que metabolizar) e envelhecer (oxidar), o que pode ser bom ou ruim, dependendo do caso.

Simplificando é isso, mas dá uma pesquisada no fórum que tem tópicos bem interessante (e mais detalhados) sobre a diferença entre guardar a quente ou a frio
 
Samuel, você pode guardar as garrafas como quiser, da mesma forma que o barril :)

A diferença é que gelada a cerveja "não vai mudar", no máximo decantar partículas. E em temperatura ambiente ela vai maturar (se o fermento ainda tiver o que metabolizar) e envelhecer (oxidar), o que pode ser bom ou ruim, dependendo do caso.

Simplificando é isso, mas dá uma pesquisada no fórum que tem tópicos bem interessante (e mais detalhados) sobre a diferença entre guardar a quente ou a frio

Posso ter entendido errado, mas para mim a dúvida inicial era o perigo das garrafas explodirem se ficassem fora da geladeira. Aí sim tudo depende de como você fez com a fermentação, ja que ele não usou priming. Mesmo fazendo carbonatacao forçada, se houverem açucares fermentáveis que sobraram da fermentação, quando você elevar a temperatura as garrafas podem explodir.

Se a dúvida é somente sobre o acondicionamento da cerveja, em termos de maturação a frio ou a quente, aí alguns dias fora da geladeira não farão diferença alguma.
 
Sim. Só dúvida em relação ao acondicionamento da cerveja após envase com carbonatação forçada.
 
Back
Top