Carbonatação em microcervejarias?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lbguitel

Well-Known Member
Joined
Jun 16, 2016
Messages
69
Reaction score
19
Oi pessoal, tenho a curiosidade de saber como é a feita a carbonatação nas microcervejarias? Tipo, em levas de 1000, 5000, 9000 litros... Não seria com priming, certo?
 
Acho que eles usam fermentadores pressurizados, a cerveja já vai carbonatando enquanto fermenta.

Algumas utilizam os fermentadores pressurizados, controlado a carbonatação que precisam...

Outras fazem carbonatação forçada...

Existem também as mais tradicionais que adicionam algum fermento neutro na garrafa, para fazer carbonatação natural...

Ou seja...exitem N métodos...cada uma escolhe o que preferir...baseado em resultados e nos custos....
 
Algumas utilizam os fermentadores pressurizados, controlado a carbonatação que precisam...

Outras fazem carbonatação forçada...

Existem também as mais tradicionais que adicionam algum fermento neutro na garrafa, para fazer carbonatação natural...

Ou seja...exitem N métodos...cada uma escolhe o que preferir...baseado em resultados e nos custos....


Li que carbonatar com gases da própria fermentação pode adicionar compostos indesejáveis que foram levados pelo CO2 durante a fermentação de volta para a cerveja.
 
Li que carbonatar com gases da própria fermentação pode adicionar compostos indesejáveis que foram levados pelo CO2 durante a fermentação de volta para a cerveja.
Leste onde?
 
Li que carbonatar com gases da própria fermentação pode adicionar compostos indesejáveis que foram levados pelo CO2 durante a fermentação de volta para a cerveja.
É importante que, quando a gente diz "Li tal coisa", que a gente diga onde leu............ de outra forma isso pode levar novatos a ficarem pensando 1001 coisas... mitos, etc.

Abraço,
 
Leste onde?



É mencinado no livro Yeast. Faz um tempo que li o livro... vou procurar em qual pagina e coloco aqui.


Acho que faz total sentido, não?

Temos compostos gerados durante a fermentação, e penso que se o co2 gerado pela mesma faz eles ficarem presos num fermentador pressurizado, creio que devem se diluir na cerveja de volta, se aproveitar esses gases para a carbonatação.

qual a sua opinião meu caro Guenther?
 
É importante que, quando a gente diz "Li tal coisa", que a gente diga onde leu............ de outra forma isso pode levar novatos a ficarem pensando 1001 coisas... mitos, etc.

Abraço,

A Bamberg, da minha cidade vizinha carbonata suas cervejas com tanques pressurizados...A cerveja sai do tanque direto para a envasadora, já com o CO² que eles esperam.

Se essa informação procede ou não, não tenho propriedade para afirmar, mas que a cerveja da Bamberg é muito boa isso eu não tenho dúvidas...
 
A Bamberg, da minha cidade vizinha carbonata suas cervejas com tanques pressurizados...A cerveja sai do tanque direto para a envasadora, já com o CO² que eles esperam.

Se essa informação procede ou não, não tenho propriedade para afirmar, mas que a cerveja da Bamberg é muito boa isso eu não tenho dúvidas...


Você não entendeu que a carbonatação que eu mencionei foi com os gases da propria fermentação. Basicamente toda cervejaria carbonata suas brejas nos tanques pressurizados, isso não é mistério e tu não esclareceu muita coisa. Porém mencionei a respeito da proveniência do gás, que pode ser do cilindro ou da propria fermentação.

Entendeu?
 
Você não entendeu que a carbonatação que eu mencionei foi com os gases da propria fermentação. Basicamente toda cervejaria carbonata suas brejas nos tanques pressurizados, isso não é mistério e tu não esclareceu muita coisa. Porém mencionei a respeito da proveniência do gás, que pode ser do cilindro ou da propria fermentação.

Entendeu?

Bom amigo...

Se a fermentação ao gerar o CO² trouxesse de volta, compostos indesejados para a cerveja, ao refermentar no priming, teríamos problema e isso não ocorre...Concorda?

Eu estou entendendo que quando você diz carbonatar com os gases da fermentação, está falando exclusivamente do CO², certo?...Pq tirando o CO², só conheço a utilização do nitrogênio, como no caso da Guinness
 
Bom amigo...

Se a fermentação ao gerar o CO² trouxesse de volta, compostos indesejados para a cerveja, ao refermentar no priming, teríamos problema e isso não ocorre...Concorda?

Eu estou entendendo que quando você diz carbonatar com os gases da fermentação, está falando exclusivamente do CO², certo?...Pq tirando o CO², só conheço a utilização do nitrogênio, como no caso da Guinness

O q o amigo quer dizer é que carbonatando com fermentadores pressurizados, que você controla a pressão e carbonata com os gases gerados durante a fermentação, poderia deixar alguns compostos indesejáveis na cerveja que seriam expelidos naturalmente durante a fermentação.

Não lembro de ter visto isto no Yeast, mas pra mim a informação faz sentido, no entanto, pelo que sei as cervejarias que fazem isso só começam a pressurizar o fermentador após certa atenuação, mas não me lembro o quanto.

Abraço!
 
Só faço carbonatação natural na minhas levas a mais de 1 ano, e não volto pra nenhum outro método.
 
Bom amigo...

Se a fermentação ao gerar o CO² trouxesse de volta, compostos indesejados para a cerveja, ao refermentar no priming, teríamos problema e isso não ocorre...Concorda?

Eu estou entendendo que quando você diz carbonatar com os gases da fermentação, está falando exclusivamente do CO², certo?...Pq tirando o CO², só conheço a utilização do nitrogênio, como no caso da Guinness

Discordo, pois no priming a proporção de açúcar e ação de fermentação são mínimos (diferente duma fermentação primária, onde VÁRIOS compostos indesejados são criados em GRANDE quantidade), pois a cerveja já vai pra garrafa pronta e fermentada, tendo totalmente sido atenuada, daí somente é misturando o priming (numa proporção de açúcar bem menor do que no mosto original ao fim da fervura). Fora que não podemos comparar uma garrafa de 600ml com um tanque de 1000L...
 
Discordo, pois no priming a proporção de açúcar e ação de fermentação são mínimos (diferente duma fermentação primária, onde VÁRIOS compostos indesejados são criados em GRANDE quantidade), pois a cerveja já vai pra garrafa pronta e fermentada, tendo totalmente sido atenuada, daí somente é misturando o priming (numa proporção de açúcar bem menor do que no mosto original ao fim da fervura). Fora que não podemos comparar uma garrafa de 600ml com um tanque de 1000L...

Já achou o trecho do livro onde é comentado sobre o assunto?
 
Estou no trabalho, quando chegar em casa verei com certeza.


Sugiro que você estude mais enquanto isso. :)

kkk

Amigo, estudando muito ou pouco, o que esperamos do fórum são simplesmente informações que possamos confiar.

Se você esclarecer a partir de um livro, artigo fundamentado, excelente.

O que acontece e MUITO é o pessoal disseminar informação e isso vai virando uma bola de neve tão grande que cada dia que se passa a gente lê mais e mais absurdos por aqui...
 
Carbonatação em cervejaria é feita de várias maneiras.

O jeito mais tradicional e mais fácil é feito injetando co2 através de uma pedra difusora que vai ser conectada na saída de baixo do tanque. Nesse método você pode recircular com uma bomba a cerveja enquanto está carbonatando. Ou pode transferir a cerveja com uma bomba para outro tanque e ir já carbonatando a cerveja quando ela passa pela bomba que onde ficará aclopada na saida da bomba a pedra difusora.

Já conheci cervejaria que fazem carbonatação do jeito mais lento, só injetando co2 no tanque por vários dias seguidos.

Para controlar a carbonatação do tanque tem um equipamento que mede a concentração de co2 na cerveja que a maioria das cervejarias tem.

Tampar as saídas do tanque durante a fermentação para pressurizar não é a melhor alternativa, eu acho, porque vai impedir que compostos indesejáveis que são gerados durante a fermentação não sejam carregados para fora do fermentador. Se você vai fermentar uma LAGER, vai gerar bastante H2S (sulfídrico) famoso cheiro de ovo podre. Se impedir que ele saia sua cerveja vai ficar com esse aroma.
 
É mencinado no livro Yeast. Faz um tempo que li o livro... vou procurar em qual pagina e coloco aqui.


Acho que faz total sentido, não?

Temos compostos gerados durante a fermentação, e penso que se o co2 gerado pela mesma faz eles ficarem presos num fermentador pressurizado, creio que devem se diluir na cerveja de volta, se aproveitar esses gases para a carbonatação.

qual a sua opinião meu caro Guenther?
Não procede com a realidade, nem tem motivo. CO2 é uma coisa, e não tem cheiro. Coisas com aromas ruins são outros compostos.

A imensa maioria das cervejarias faz carbonatação com CO2 natural. Fermentam a maior parte do tempo com o fermentador despressurizado, e mais pro final começam a deixar aumentar a pressão até estabilizar no que querem.

Abraço,
 
Estou fazendo fermentação em keg de PET, mantendo a pressão em 3,2 bar. 10 dias em 15°C, 10 dias em 5°C e 3 dias em 0ºC antes de embarrilhar. Controlo a pressão com uma válvula extratora adaptada com um manômetro e uma válvula de alivio de 50 libras. Temperatura e controlada por um Fullgauge com margem de trabalho em 2ºC para cima ou para baixo. Não sei no que vai dar, rsrsrsrs
 
Back
Top