Carbonatação Deproporcional!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RicardoCharqueadas

Well-Known Member
Joined
Mar 17, 2014
Messages
49
Reaction score
5
Bom Dia!
Estava com 11l de uma Extra Bitter (Ao menos a receita foi hasuhas) carbonatando... Fiz o Primming misturando o açúcar invertido em um segundo balde, para ficar bem homogeneo, e engarrafei-as. Hoje pela manhã uma das garrafas explodiu, apenas uma. Já estou refrigerando uma outra para analisar a carbonatação mas já fica a minha dúvida:
Tem como uma garrafa, litrão, carbonatar mais que as demais a ponto de somente ela explodir?? :confused:

Detalhe: Elas estão todas dentro de uma Caixa Térmica à 23ºC, e bem próxima uma das outras. Ao meu ver, quando uma explodisse ali dentro, todas as outras que estivessem por explodir explodiriam também....
 
Tem muitas possibilidades:

1) Cerveja engarrafada cedo demais
2) Açúcar de priming em excesso
3) Leva inteira contaminada
4) Uma únca garrafa contaminada
5) Garrafa defeituosa (trincada)

Não tem como saber o que aconteceu só com as informações que você citou, mas, se for um problema de lote, possivelmente outras explodirão.

A tendência é irem explodindo aos poucos, não todas de uma vez como você mencionou. As garrafas não retornáveis são mais frágeis e tendem a ir primeiro.
 
Abri uma agora e estava de médio para pouca carbonatada, e espuma não muito consistente. Acho que foi só aquela garrafa mesmo. Suponho que tenha se acumulado um pouco de primming na Torneira do balde... Daí a primeira a ser engarrafa "limpou" esse açúcar e ficou supercarbonatada, não sei...
 
Qual a quantidade de açucar que colocou pra 11l ?

Eu já tive esse problema e foi unicamente pelo motivo de que coloquei açucar demais para uma weiss.
 
Back
Top