Camara de fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kidh0

Well-Known Member
Joined
Mar 31, 2014
Messages
71
Reaction score
19
Buenas,

Estou construindo um projeto de camara de fermentação por um motivo bem simples: Espaço. Já tenho uma geladeira e não tenho espaço para uma segunda, mas tenho espaço para uma camara de fermentação para somente um balde/bombona de 30L (algo em torno de 55cm X 65cm).

Vejo dois caminhos a serem seguidos:
- Usar placas de peltier para manter a temperatura da camara (2 placas + dissipadores + coolers para espalhar o frio)
- Usar a geladeira que já tenho como camara fria e usar o frio dela para manter a temperatura da camara fria. O que eu quero evitar ao máximo para não ter que abrir um buraco na geladeira.

Alguém já teve sucesso usando placas de peltier para fermentar 30L?
 
(Aproveitando o gancho)

Eu tenho um frigobar que usa o sistema de placas peltier.. (Eterny ET23011)
(Ele é "OK" para fermentar a 18~20 graus).
Mas não baixa disso. rss

É possível colocar mais placas peltier, talvez mais cooler e dissipador.

Alguém já fez isso?
 
Placa de peltier você vai passar raiva.

Acredito que o ideal seria fazer alguma coisa assim:

DSC04163Medium.jpg


IMG_4249.jpg
 
Então, estava buscando uma alternativa que não envolvesse eu detonar a geladeira. Vi um post de 2014 do @Guenter falando que em testes feitos por ele não teve bons resultados. Eu estava querendo aproveitando um kit que consegui de uma adega que foi abandonada para fazer essa câmara.

Mas se as placas de peltier não derem conta, creio que o caminho vai ser conectar a geladeira (abrir um buraco) em modo de câmara fria a câmara fermentadora usando um duto e um cooler para soprar o ar gelado para a câmara quando necessário. para manter a temperatura.
 
Acho que dá para fazer o que o peterthoumasu, falou é só tirar a porta da geladeira, acho que é tranquilo porque da par trocar...tambem estou pensando em fazer algo parecido tambem.
 
Precisa ser por compressor para funcionar bem.
Temperatura original de 5 a 18o, mas com o TIC dá para aumentar a faixa.
Uma alternativa a falta de espaço...
 
Que geladeira é essa? Nao consegui ler a marca. Tenho exatamente esse problema para resolver antes de iniciar a produção
 
tentei fazer um projeto (não voltado para a fermentação) com peltier, infelizmente o resultado não foi nada satisfatório.. Se tu conseguir um bebedouro de água que use compressor, vai te atender bem para fazer uma câmara nessas dimensões que disse, claro que com as devidas alterações.

abraços
 
tentei fazer um projeto (não voltado para a fermentação) com peltier, infelizmente o resultado não foi nada satisfatório.. Se tu conseguir um bebedouro de água que use compressor, vai te atender bem para fazer uma câmara nessas dimensões que disse, claro que com as devidas alterações.

abraços

@mazzaroto, tu usaste quantas placas e qual a amperagem da fonte? Vi que principalmente a amperagem faz bastante diferença no resultado final.
 
@mazzaroto, tu usaste quantas placas e qual a amperagem da fonte? Vi que principalmente a amperagem faz bastante diferença no resultado final.

Usei 3 pastilhas de 10A e 4 de 6A e duas fontes de 30A, a parte quente refrigerada a água, ou seja, conseguia uma boa diferença de temperatura, mas no sistema sem "carga termica", tava dando cerca de 50° de diferença entre o lado quente e o frio, mas mesmo assim demorava bastante pra conseguir baixar a temperatura do sistema.
 

Latest posts

Back
Top