Cajú na cerveja - dúvida quantidade

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafagbarreto

Well-Known Member
Joined
Mar 29, 2016
Messages
70
Reaction score
19
Ae galera, preciso da opinião de vocês!
procurei em vários lugares mas não achei nada que me ajudou.

separei uma parte (18L) da minha belgian pale ale que esta na fermentação secundária e gostaria de adicionar caju nela... já tenho experiências e bons resultados com fruit beers porém nunca utilizei a fruta caju.

Normalmente para adicionar a fruta na cerveja eu faço o seguinte:
- faço a cerveja normal, seguindo um estilo base escolhido;
- utilizando a polpa da fruta eu preparo um purê amassando ou batendo a fruta;
- faço uma pasteurização desse purê;
- adiciono o purê na fermentação secundária;
- aguardo mais uns 7 para consumir o açúcar da fruta e sigo para o envase;

agora a dúvida que eu tenho é a quantidade de purê de caju que devo utilizar...

Com as outras frutas que já fiz, todas eu achei algumas literaturas na internet... fiz uma média do que o pessoal recomendava e deu certo, tive bons resultados.

Agora com caju eu não achei nada...

Alguém tem experiência ou alguma sugestão da quantidade que devo utilizar??

Meu feeling seria de utilizar uns 8-10% (em peso) da quantidade de cerveja, no caso uns 1,5-1,8kg de purê para os 18L

O que vocês acham?

:mug:
 
Quando utilizo alguma fruta que nao encontro nada na literatura,geralmente utilizo 0,75 kg pra 20 litros...e, conforme for revisando a receita, aumento gradativamente!
 
não sei se esse seu tipo de cerveja é o mais indicado para adicionar caju pois talvez esteje bem lupulada com maltes bem marcantes eu faria uma fruitbeer uma saison acho ficaria mais adequado ....
 
não sei se esse seu tipo de cerveja é o mais indicado para adicionar caju pois talvez esteje bem lupulada com maltes bem marcantes eu faria uma fruitbeer uma saison acho ficaria mais adequado ....

os lúpulos foram reduzidos pela metade exatamente para este fim...
acredito que o caju vai casar bem com o frutado que é característica das leveduras e cervejas belgas...

vou utilizar 1kg, depois posto os resultados junto com a receita...



Mas ainda aceito sugestões!

Abraços
:mug:
 
Rpz.. já pensei em usar caju também. Caju tem um problema seríssimo de adstringência. Acho q o ideal seria cozinhar ele bem como se fosse fazer doce de caju.. quebra bastante a adstringência.
 
A adstringências do caju é devido à grande quantidade de tanino. Perseguida nos vinhos, mas uma característica que deve ser evitada em cervejas.
Minha sugestão é usar suco concentrado de caju, pois é clarificado e tem uma quantidade muito baixa de tanino, quando comparado com a fruta in natura.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Ae galera, preciso da opinião de vocês!
procurei em vários lugares mas não achei nada que me ajudou.

separei uma parte (18L) da minha belgian pale ale que esta na fermentação secundária e gostaria de adicionar caju nela... já tenho experiências e bons resultados com fruit beers porém nunca utilizei a fruta caju.

Normalmente para adicionar a fruta na cerveja eu faço o seguinte:
- faço a cerveja normal, seguindo um estilo base escolhido;
- utilizando a polpa da fruta eu preparo um purê amassando ou batendo a fruta;
- faço uma pasteurização desse purê;
- adiciono o purê na fermentação secundária;
- aguardo mais uns 7 para consumir o açúcar da fruta e sigo para o envase;

agora a dúvida que eu tenho é a quantidade de purê de caju que devo utilizar...

Com as outras frutas que já fiz, todas eu achei algumas literaturas na internet... fiz uma média do que o pessoal recomendava e deu certo, tive bons resultados.

Agora com caju eu não achei nada...

Alguém tem experiência ou alguma sugestão da quantidade que devo utilizar??

Meu feeling seria de utilizar uns 8-10% (em peso) da quantidade de cerveja, no caso uns 1,5-1,8kg de purê para os 18L

O que vocês acham?

:mug:
Boa tarde amigo, como ficou a cerveja? Estou pensando em brassar uma cream ale com caju também. Estava pensando em adicionar 500ml de polpa no final da fermentação primaria.

Abs,
Rodrigo

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top