Caixa Térmica para Mash Tun

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PedroCassella

Member
Joined
Dec 16, 2015
Messages
22
Reaction score
0
Olá a todos.

Ando fazendo todas minhas levas com um único caldeirão que uso tanto para brassagem quanto pra fervura. E sempre acabo fazendo o batch sparge, pois é mais simples. Mas decidi fazer um upgrade do equipamento e mudar para o fly sparge. Pra isso queria um Mash Tun que é usado em praticamente todo livro/vídeo de fora do Brasil (não sei porque mas não é muito usado por aqui, talvez pelo custo) que consiste numa caixa térmica adaptada. Pra não sabe do que estou falando de uma procurada por Mash Tun. O Palmer ensina a construir um no How To Brew, está no anexo. Acontece que quando fui procurar a caixa vi que os modelos que já possuem a torneira (a ser trocada por uma metálica) são ou muito pequenos ou extremamente caros. Achei mais amigável o preço de algumas caixas sem torneira. Mas será que é possível adaptar uma torneira? Digo por que são duas paredes finas de plástico com alguma coisa que não sei o que é no meio. Estou atrás de alguém que tenha uma velha ou quebrada pra eu fazer o teste, porque é meio caro pra sair furando e perder. Estou perguntando na esperança de alguém por aqui já ter feito essa adaptação com sucesso. Sei que isso depende da qualidade do material, mas obviamente estou falando de uma caixa de boa procedência. Obrigado.
 
Essas caixas térmicas tem uma camada de espuma isolante entre as paredes plásticos. Tem que ter cuidado de não apertar demais a contra-porca da torneira para não danificar as paredes de plástico da caixa. Melhor ainda se utilizar arruelas de inox ou alumínio grandes entre a caixa e as conexões para pressionar as vedações de de silicone. Isso irá dissipar melhor a força, evitando rachaduras no plastico. Também é de bom senso usar arruelas de silicone mais flexíveis na vedação para "amortecer" um pouco o aperto da contra-porca.
Um bom exemplo de como é a caixa e como adaptar a torneira nela está no link http://cervejaartesanalonline.blogspot.com.br/2011/07/chopeira-gelo-juckey-box-cerveja.html , que ensina a fazer uma chopeira a gelo com caixa térmica. O processo de adaptação de torneira na caixa para brassagem é o mesmo.
 
Obrigado pelas respostas. Estava repensando e acho que vou manter as brassagens no caldeirão mesmo. Principalmente pelas rampas. Mas a caixa térmica adaptada ainda seria muito útil, pois poderia armazenar, na temperatura correta, a água para o sparging. Nesse caso seria possível o fly sparge. Atualmente possuo somente uma panela extra pequena e sem torneira que eu fazia o batch sparge. Mas pelas respostas então acho que vale arriscar.
 
Eu furei a minha com serra copo, sem erro.

Pras rampas, o beersmith calcula pra você a adição de agua necessaria pra chegar na temperatura... mas se vc ler os topicos do Guenther verá que não existe tanta necessitade pra rampas.

Brassagem com a caixa é muito fácil... essa eh a principal vantagem que eu vejo. Só largar la e voltar a dormir... acordar só pra mash out e recircular.
 
Back
Top