Cade a fermentação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lucasorth

Active Member
Joined
Jan 13, 2017
Messages
28
Reaction score
5
Boa tarde,

Gostaria da opinião dos mestres!

Fiz uma brassagem no último domingo (30), a receita ficou com OG 1056. Ocorreu tudo bem na brassagem, exceto que acabei levando bastante trub para o fermentador, utilizei whirlfloc, mas não funcionou muito bem, ficou muitas particulas suspensas no mosto. Fiz aeração por splash, mas pode ter sido pouco, foi na transfega da panela para o balde.

Levei ao fermentador e deixei refrigerar até 15C, então inoculei o fermento BIO4 SY004, não fiz starter por sugestão da loja, apenas retirei da geladeira um pouco antes e agitei pra misturar antes de inocular no mosto. Configurei para fermentação em 11C, com variação de 0,5

Ocorre que até agora não tem nenhum sinal de fermentação, não tem espuma, sem bolhas no airlock, sem atenuação (refratômetro ainda mede os mesmos 13,5), e o gosto super doce e aroma quase igual de domingo.
Ontem a noite agitei o balde pra misturar novamente, e subi a temperatura pra 14C, mas até agora nada novamente.

E agora o que eu faço? Não parece normal certo, qual pode ter sido o problema?
 
Olá,

Fiz uma receita de Viena Lager, segue abaixo:

MALTE PILSEN GLOBALMALT ALEMAO (2RS) 0,864kg
MALTE CHATEAU MUNICH BELGA 0,763kg
MALTE CHATEAU VIENNA BELGA 1,271kg
MALTE CHATEAU CHOCOLATE BELGA 0,320kg
LÚPULO HALLERTAU HERSBRUCKER SPAT EM PELLETS T90 (36gr 60min + 12gr 10min)
FERMENTO LÍQUIDO BIO4 - SY004 - GERMAN LAGER
 
Boa tarde,

Gostaria da opinião dos mestres!

Fiz uma brassagem no último domingo (30), a receita ficou com OG 1056. Ocorreu tudo bem na brassagem, exceto que acabei levando bastante trub para o fermentador, utilizei whirlfloc, mas não funcionou muito bem, ficou muitas particulas suspensas no mosto. Fiz aeração por splash, mas pode ter sido pouco, foi na transfega da panela para o balde.

Levei ao fermentador e deixei refrigerar até 15C, então inoculei o fermento BIO4 SY004, não fiz starter por sugestão da loja, apenas retirei da geladeira um pouco antes e agitei pra misturar antes de inocular no mosto. Configurei para fermentação em 11C, com variação de 0,5

Ocorre que até agora não tem nenhum sinal de fermentação, não tem espuma, sem bolhas no airlock, sem atenuação (refratômetro ainda mede os mesmos 13,5), e o gosto super doce e aroma quase igual de domingo.
Ontem a noite agitei o balde pra misturar novamente, e subi a temperatura pra 14C, mas até agora nada novamente.

E agora o que eu faço? Não parece normal certo, qual pode ter sido o problema?

Mesmo problema aqui, só que fiz uma helles.
Como é minha primeira lager, imaginei que o início da fermentação fosse mais lenta, devido a temperatura.
 
Boa tarde,

Gostaria da opinião dos mestres!

Fiz uma brassagem no último domingo (30), a receita ficou com OG 1056. Ocorreu tudo bem na brassagem, exceto que acabei levando bastante trub para o fermentador, utilizei whirlfloc, mas não funcionou muito bem, ficou muitas particulas suspensas no mosto. Fiz aeração por splash, mas pode ter sido pouco, foi na transfega da panela para o balde.

Levei ao fermentador e deixei refrigerar até 15C, então inoculei o fermento BIO4 SY004, não fiz starter por sugestão da loja, apenas retirei da geladeira um pouco antes e agitei pra misturar antes de inocular no mosto. Configurei para fermentação em 11C, com variação de 0,5

Ocorre que até agora não tem nenhum sinal de fermentação, não tem espuma, sem bolhas no airlock, sem atenuação (refratômetro ainda mede os mesmos 13,5), e o gosto super doce e aroma quase igual de domingo.
Ontem a noite agitei o balde pra misturar novamente, e subi a temperatura pra 14C, mas até agora nada novamente.

E agora o que eu faço? Não parece normal certo, qual pode ter sido o problema?


Fermento liquido eu sempre faço starter, uso nutrientes, oxigeno bastante o mosto. Inoculo para Lagers a 12graus com pitch rate de 1,5...em até 8 horas ja comeca a fermentacao...
 
Bom, acabei de abrir o fermentador e verifiquei a formação do krausen, apesar de inatividade no airlock. Deve haver algum vazamento.
 
Bom, acabei de abrir o fermentador e verifiquei a formação do krausen, apesar de inatividade no airlock. Deve haver algum vazamento.



Segui sua deixa @MLiborio, será que agora vai...
 

Attachments

  • SAM_2984.png
    SAM_2984.png
    447.9 KB · Views: 56
Segui sua deixa @MLiborio, será que agora vai...

Olha, no meu caso abri o fermentador e o krausen estava lá.
Mas no seu caso não tem krausen.
Como eu disse, esta é a minha primeira lager, portanto, é melhor aguardar alguém mais experiente para lhe dar instruções.
Talvez seja necessário inocular mais fermento.
Vamos ver o que dizem.
 
Pessoal apenas pra dar um feedback, a foto de ontem era mesmo o começo do krausen, hoje a fermentação começou a evoluir e já atenuou um pouco.
Nas próximas levas com levedura líquida vou oxigenar mais e fazer um starter.
 
Bom dia galera! A lager demora mais tempo na fase de adaptação (LAG) do que as ales. É comum essa "demora". Por isso, geralmente, inoculamos mais fermento na hora de jogar a cerveja pra geladeira.

Para 20 litros em Ales, usamos um pacotinho de 11g, para Lagers, é comum usarmos 2 pacotinhos de 11g, a atenuação ocorre de maneira mais rápida, mesmo assim, são alguns dias a mais se comparado com as Ales.

Vai medindo, depois que o extrato parar de baixar por 2 dias seguidos, você entrará na fase de maturação, assim poderá baixar a temperatura.
 
É como o Fábio falou, @lucasorth
Lagers são bem mais demoradas.
Tem que ter beeem mais paciência.
Vais perceber que a carbonatação na garrafa também demora bem mais.
Mas vai funcionar sim.

Abraço.
 
Back
Top