Cálculos bem diferentes para carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chuckedw

Well-Known Member
Joined
Sep 14, 2015
Messages
116
Reaction score
15
Senhores,

Vou engarrafar minha primeira leva amanhã, depois de 10 dias de clarificação a 0,5°. É (ou era pra ser) uma Blonde Ale.

Porém estou com uma dúvida bem crítica em relação ao cálculo da quantidade de açúcar para fazer o priming. Vou usar açúcar de milho. Carbonatação a 2,2vol. Tenho 9 litros no fermentador.

Na calculadora do BrewersFriend http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/ está me dizendo para adicionar 21,8g. Já o Beersmith fala em 49,3g. E vi alguns livros falando de até 7,4g por litro para este volume de CO2, o que me daria 66,6g.

É uma diferença gigante. Estou mais para a primeira opção, porque a calculadora do BrewersFriend foi a única que levou em consideração a temperatura que está. Mas estou com receio de ficar uma cerveja choca, sem gás.

O que vocês poderiam me aconselhar neste caso? Obrigado.
 
A temperatura interfere na quantidade de CO2 dissolvido no líquido. Quanto mais alta a temperatura, mais se desprende o CO2, menos CO2 vai ficar no líquido.

Mas você tem que levar em consideração a maior temperatura que a cerveja esteve, pois nessa temperatura o CO2 se desprendeu e foi embora. Diminuir a temperatura não faz o CO2 voltar...

Ve se o "problema" não é esse..
 
A temperatura interfere na quantidade de CO2 dissolvido no líquido. Quanto mais alta a temperatura, mais se desprende o CO2, menos CO2 vai ficar no líquido.

Mas você tem que levar em consideração a maior temperatura que a cerveja esteve, pois nessa temperatura o CO2 se desprendeu e foi embora. Diminuir a temperatura não faz o CO2 voltar...

Ve se o "problema" não é esse..

É mais complexo. Na maioria dos casos usamos baldes/bombonas/fermentadores fechados com apenas o airlock/blowoff para o CO² sair. Com isso o headspace fica com bastante CO², e ele pode ser reincorporado ao líquido a medida em que a temperatura cair. A calculadora do brewersfriend sugere o uso de "bom senso", ou seja, se fez cold crash de 2 dias a 0 grau, não precisa considerar 0 no cálculo, e sim a temperatura de fermentação/maturação em que a cerveja passou mais tempo recentemente. Mas se deixar duas semanas a 0 grau, por exemplo, é provável que já tenha saturado de CO² de novo. É no chute e prática mesmo, pra ter controle só com carbonatação forçada.
 
Chuckedw,

Por experiência própria (não que eu tenha muita, estou apenas na minha 4 leva) considere a temperatura de fermentação.
Eu fiz duas levas de APA e na primeira eu considerei a temperetura de fermentação e na segunda a temperatura de clarificação. Nas duas levas eu deixei uns 14 dias fermentando (com uns 4 dias ja nao estava atenuando mais e deixei o resto pra fazer a secundaria) e depois uns 7 clarificando.
Na segunda leva por ter usado a temperatura de clarificação a cerveja ficou muito flat, muito mesmo.
 
Chuckedw,

Por experiência própria (não que eu tenha muita, estou apenas na minha 4 leva) considere a temperatura de fermentação.
Eu fiz duas levas de APA e na primeira eu considerei a temperetura de fermentação e na segunda a temperatura de clarificação. Nas duas levas eu deixei uns 14 dias fermentando (com uns 4 dias ja nao estava atenuando mais e deixei o resto pra fazer a secundaria) e depois uns 7 clarificando.
Na segunda leva por ter usado a temperatura de clarificação a cerveja ficou muito flat, muito mesmo.

Certo, legal! Eu estava pensando em fazer uma média.

Veja só, minha fermentação ficou assim:

- 48 horas fermentando a 18º.
- 7 dias fermentando subindo 1º por dia, de 18º a 24º.
- 7 dias clarificando a 1º

A média me dá 11,9º


Mas será então que calculo usando os 18º como base então?
 
Eu usaria os 18 graus!

Porque mesmo se vc fizer a média das temperaturas de fermetação, da em torno de 18,3 graus.
A de clarificação eu não consideraria não.

Abs e boa breja!
 
Eu usaria os 18 graus!

Porque mesmo se vc fizer a média das temperaturas de fermetação, da em torno de 18,3 graus.
A de clarificação eu não consideraria não.

Abs e boa breja!


Engarrafei ontem. Usei 50g de açúcar. Deu 8,2 litros só. Considerei 18º, ficando portanto com 2,4 vols. Daqui duas semanas posto aqui como que ficou.

Obrigado
 
Senhores,

Vou engarrafar minha primeira leva amanhã, depois de 10 dias de clarificação a 0,5°. É (ou era pra ser) uma Blonde Ale.

Porém estou com uma dúvida bem crítica em relação ao cálculo da quantidade de açúcar para fazer o priming. Vou usar açúcar de milho. Carbonatação a 2,2vol. Tenho 9 litros no fermentador.

Na calculadora do BrewersFriend http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/ está me dizendo para adicionar 21,8g. Já o Beersmith fala em 49,3g. E vi alguns livros falando de até 7,4g por litro para este volume de CO2, o que me daria 66,6g.


É uma diferença gigante. Estou mais para a primeira opção, porque a calculadora do BrewersFriend foi a única que levou em consideração a temperatura que está. Mas estou com receio de ficar uma cerveja choca, sem gás.


O que vocês poderiam me aconselhar neste caso? Obrigado.

Coloquei os dados que você disponibilizou no aplicativo do celular (Wort) e deu a mesma coisa do Beersmith. Ele levou em consideração a temperatura de 21°C, nesse caso.
 
Back
Top