Cálculo Eficiência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexandrebarreiro10

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2015
Messages
56
Reaction score
7
Pessoal,
Procurei bastante e não achei aqui nos tópicos nada que diga sobre o cálculo de eficiência do processo. Gostaria de saber algum cálculo manual aproximado para calcular minha eficiência.
Não tenho trabalhado com lavagem contínua, o que está me incomodando um pouco.
Hoje usei 7kg de malte e gerei 22 L no fermentador com OG 1065.

Alguém possui alguma literatura com um cálculo de eficiência para indicar ?

Se tiver algum tópico sobre este assunto, realmente não encontrei !
 
Olá Alexandre,

simplesmente....

eficiencia = ( OG (em g/100ml) * volume ( em litros) ) / peso do malte ( em kg)

Em seu caso precisa trocar só OG para g/100ml . 1065 são 16,0 ºP ou 17,1 g/100ml

Então o resultado é 51,7% com medido de volume com 100 ºC ou 53,8% com medido de volume com 20 ºC

(16,0 ºP * 1,065 =17,1 g/100 ml) 1,065 representa o fator do peso especifico da malte

Eu coloca sempre um aluminio para medi o volume da leva fervendo.

Abraço
 
Por esta conta:
Lieferzeit
SG = 1065 = 16ºP

16ºP x 22 L / 7 kg = 50,28 %
:( :( :( :( :(

O volume vc mediu com a leva fervendo ou antes da fermentação?

Colocei um erro...desculpas, OG em g/100 ml e não em ºP
Então....16,0 ºP * 1,06538 =17,1 g/100ml

De novo...seu caso

eficiencia = OG *volume (20ºC) / peso do malte

vamos la.... eficiencia = 17,1 g/100ml * 22 litros / 7 kg = 54%

com medido do volume com 100 ºC vc calcula o volume * 0,96
Incluir a diferença por causa da temperatura e do lupulo

Muito tempo nao fiz com mao...para as calculações da cerveja em geral tem uma site que eu uso
http://fabier.de/biercalcs.html eficiencia da produção cerveja = Sudhausausbeute

Abraço
 
Acho que o mais útil é considerar a eficiência no fim da fervura, sem descontar as perdas com trub. Aí sim vai dizer respeito à sua moagem, lavagem, etc. Se considerar o volume no fermentador vai depender muito de quanto perde com o trub, e isso pode variar bastante de uma receita pra outra... já a eficiência ao fim da fervura acho bem mais útil pra adaptar receitas e acertar os parâmetros.

Eu gosto dessa explicação que tem no site do BrewersFriend, especialmente a figura que é bem auto-explicativa:
http://www.brewersfriend.com/2012/11/30/making-sense-of-efficiency-definitions/

Quando eu monto a receita eu sempre configuro o volume pra "ending kettle" e uso o valor de eficiência medido no fim da fervura. As brassagens costumam fechar bem com a receita. Inclusive uso a quantidade de água que o site calcula (porque uso água mineral, então prefiro saber o volume exato antes de começar) e usando o perfil correto do equipamento tudo fecha certinho.
 
A eficiência não depende do potencial de cada malte?
Ola Fabio, esse fator do peso especifico da leva, SG e suficiente para nos cervejeiros caseiro, ajuda para calcular e comparar uma brassagem com uma outra e sao da norma do sistema Europeu.

Faz um teste e calcula o valor °P com esse seguinte formula. Depois faz a comparacao com uma tabela.

°P = ( SG - 1 ) * 1000 / 4

exemplo: SG = 1,048
°P = (1,048 - 1) * 1000 / 4
= 48 / 4
= 12 °P

http://hobbybrauer.de/forum/wiki/doku.php/konvertierung_sg_plato

abraco
 
Tem alguma coisa errada nesse cálculo. Intuitivamente, chutaria em uma eficiência um pouco abaixo dos 70%.

Outra coisa: a eficiência se calcula com o volume no final da fervura*, não com o que vai para o fermentador. Então vai ser um pouco maior do que isso.

*Edit: na verdade em qualquer ponto da fervura.
 
Cálculo de padeiro:

O extrato potencial de um malte base é da ordem de 80% a 85%. Isso quer dizer que, se a eficiência for de 100%, 80% a 85% do peso do malte vai virar extrato.

Portanto: 7kg de malte x 80% = 5,6kg de extrato potencial

Ou seja, a OG potencial é:

5,6kg/22l = 254g/l = 25,4g/100ml = 25,4°P = 1,107

Isso quer dizer que, se a eficiência fosse 100%, a OG seria de 25,4°P (ou 1,107).

Como a OG foi de 1,065 (16°P), a eficiência foi de 16°P/25,4°P = 63%.

Esse é um cálculo grosseiro, porque cada malte tem um extrato potencial e o certo é fazer esse cálculo para cada um deles (conforme os dados da ficha técnica).

O mais fácil é usar o método iterativo: coloca a receita num software e vai ajustando a eficiência até a OG ficar igual a que você obteve.

Paulo
 
@MorenadeNuernberg

O que percebo é que alguns maltes especiais tem um potencial mais baixo que os maltes base. Então, imagino que isso influencie no cálculo de eficiência.
 
Cara, baixa o Beer smith e calcula por lá. Tem 21 dias de trial, dá pra fazer umas duas brassagens tranquilo neste tempo. Em 2 brassagens tu já vai ter certeza de que vale o investimento (tá R$ 57,00 na malteshop, mais barato que direto do site deles)...

Lá tu consegue configurar teu equipamento, calcular eficiência, fazer as receitas. Em umas 3 ou 4 brassagens tu ja vai conseguir ter uma precisão boa sobre eficiência e volumes. Realmente vale o investimento
 
Tem alguma coisa errada nesse cálculo. Intuitivamente, chutaria em uma eficiência um pouco abaixo dos 70%.

Outra coisa: a eficiência se calcula com o volume no final da fervura, não com o que vai para o fermentador. Então vai ser um pouco maior do que isso.
Olá paulo,
Por isso na formula tem esse fator de volume, 0,96 se vc mede o volume na fervura. Esse 4% que falta incluirao no volume redizido para 20 ºC e o Trub quente.
Eu prefiro medir com um recipiente de aluminio com agua quente, tambem para saber quantos litros perderá durante a fervura é menus risco de contaminação.

Abraço
 
@MorenadeNuernberg

O que percebo é que alguns maltes especiais tem um potencial mais baixo que os maltes base. Então, imagino que isso influencie no cálculo de eficiência.
Olá Fabio,
O resultado do seu processo e a leva com um valor OG. Claro que para conseguir esse valor teve muitos fatores antes. Malte com diferente potencial, Moer a Malte, o processo de cozinhar, a parte da filtragem ( laeutern). Mas no final chega um resultado. A soma das eficiencias de cada processo em dois valores...o valor de OG e a quantidade da leva. Para conseguir esse dois valores vc usou uma quantidade da Malte in Kg.
Cervejas com uma grande parte da Malte tipo Cara por exemplo, tem sempre uma eficiencia bem mais baixo do que Pilsener, porque? Por que eles produziram menos açucar para fermentar e no final menos alcool e CO2. Mas no inicio do processo faz custos e a formula a respeito com o peso.

Abraço
 
Eu achava que a eficiência considerava o potencial do malte. Por exemplo:
- um mosto com 5Kg de malte Pilsen deu 20l com OG 1.055, considerando 70% de eficiência. Se sua eficiência fosse 100%, daria uma OG de 1.080
- outro mosto com 2,5Kg de malte Pilsen e 2,5Kg de malte Cara deu 20l com OG 1.045, considerando os msm 70% de eficiência. Se fosse 100%, daria uma OG de 1.074
Ou seja, os 100% de eficiência varia conforme os maltes utilizados. Assim como os 70% também.

P.S.: Usei valores aleatórios pra dar exemplo.

Era assim que eu entendia eficiência.
O que está errado no meu raciocínio?
 
Olá paulo,
Por isso na formula tem esse fator de volume, 0,96 se vc mede o volume na fervura. Esse 4% que falta incluirao no volume redizido para 20 ºC e o Trub quente.
Eu prefiro medir com um recipiente de aluminio com agua quente, tambem para saber quantos litros perderá durante a fervura é menus risco de contaminação.

Abraço

A diferença não simplesmente a temperatura, é a quantidade de mosto que fica pra trás junto com o trub da panela de fervura.
 
Eu achava que a eficiência considerava o potencial do malte. Por exemplo:
- um mosto com 5Kg de malte Pilsen deu 20l com OG 1.055, considerando 70% de eficiência. Se sua eficiência fosse 100%, daria uma OG de 1.080
- outro mosto com 2,5Kg de malte Pilsen e 2,5Kg de malte Cara deu 20l com OG 1.045, considerando os msm 70% de eficiência. Se fosse 100%, daria uma OG de 1.074
Ou seja, os 100% de eficiência varia conforme os maltes utilizados. Assim como os 70% também.

P.S.: Usei valores aleatórios pra dar exemplo.

Era assim que eu entendia eficiência.
O que está errado no meu raciocínio?

Sim, como eu disse, é preciso levar em conta o potencial de cada malte. No entanto, como esse valor normalmente está ao redor dos 80% (e os maltes que ficam muito fora dessa faixa normalmente são usados em quantidade pequena na receita), dá pra fazer uma estimativa grosseira sem precisar consultar a ficha técnica de cada malte. Isso serve pra ter uma ideia se a eficiência está na casa dos 60, 70 ou 80%, não é um método de cálculo exato.

Ninguém vai calcular a eficiência do seu processo com um cálculo grosseiro desses (ainda mais porque é muito mais fácil usar um software), mas é bom ter uma ideia de como estimar os parâmetros do processo cervejeiro fazendo contas rápidas de cabeça.
 
Eu achava que anóiciência considerava o potencial do malte. Por exemplo:
- um mosto com 5Kg de malte Pilsen deu 20l com OG 1.055, considerando 70% de eficiência. Se sua eficiência fosse 100%, daria uma OG de 1.080
- outro mosto com 2,5Kg de malte Pilsen e 2,5Kg de malte Cara deu 20l com OG 1.045, considerando os msm 70% de eficiência. Se fosse 100%, daria uma OG de 1.074
Ou seja, os 100% de eficiência varia conforme os maltes utilizados. Assim como os 70% também.

P.S.: Usei valores aleatórios pra dar exemplo.

Era assim que eu entendia eficiência.
O que está errado no meu raciocínio?

Olá Fabio,

O calculo da eficiencia que eu mostrei por exemplo, a respeito do processo da brassagem completo, inclui todos os passos. Nao só a eficiencia do malte onde vc cozinha bem em todos os aspectos, com diferente temperaturas para ganhar o maximo do potencial de malte.
A eficiencia a base do OG nunca vai chegar de 100%, só vai conseguir ~80% (grande parte do açucar simplesmente não são fermentavel).
Esse nivel é industrial e profissional. Para nós cervejeiros caseiros ou microcervejarias perto do 70% ja bem alto.
Para conseguir a filtragem "Läutern" do mostro e a lavagem com "Anschwänzwasser" precisa uma boa eficiencia tambem.
Claro que existem outras formas de se vê uma eficiencia, acho que a sua tambem é certa mas só faz uma parte do processo.
"Sudhausausbeute" em tradução eficiencia do processo da brassagem
Input (kg Malte) output ( volume da leva com um potencial OG)

Abraço
 
Olá Fabio,

O calculo da eficiencia que eu mostrei por exemplo, a respeito do processo da brassagem completo, inclui todos os passos. Nao só a eficiencia do malte onde vc cozinha bem em todos os aspectos, com diferente temperaturas para ganhar o maximo do potencial de malte.
A eficiencia a base do OG nunca vai chegar de 100%, só vai conseguir ~80% (grande parte do açucar simplesmente não são fermentavel).
Esse nivel é industrial e profissional. Para nós cervejeiros caseiros ou microcervejarias perto do 70% ja bem alto.
Para conseguir a filtragem "Läutern" do mostro e a lavagem com "Anschwänzwasser" precisa uma boa eficiencia tambem.
Claro que existem outras formas de se vê uma eficiencia, acho que a sua tambem é certa mas só faz uma parte do processo.
"Sudhausausbeute" em tradução eficiencia do processo da brassagem
Input (kg Malte) output ( volume da leva com um potencial OG)

Abraço
Cara.... pergunta, porque ficar colocando palavras em alemão?

Sinceramente, pode até parecer interessante, mas os softwares que utilizamos e grande parte da literatura disponível (acessível) é em inglês.

E cara, não, 70% não é bem alto, 70% é o normal. Alto á 80% pra cima.... o que não é difícil de conseguir, e isso se tratando de Mash Efficiency, que é o que realmente interessa. Brewhouse Efficiency..... vai de cada um.

Abraço,
 
Cara.... pergunta, porque ficar colocando palavras em alemão?

Sinceramente, pode até parecer interessante, mas os softwares que utilizamos e grande parte da literatura disponível (acessível) é em inglês.

E cara, não, 70% não é bem alto, 70% é o normal. Alto á 80% pra cima.... o que não é difícil de conseguir, e isso se tratando de Mash Efficiency, que é o que realmente interessa. Brewhouse Efficiency..... vai de cada um.

Abraço,
Olá Guenther

acho que independente do sistema da calculação da eficiençia. Eu calculo com sistema europeu. Tenho certeza que no EUA fazem diferente.
As palavras em Alemão colocei porque simplesmente não sabia ou não tinha certeza em portugues. (Como fala para parte do agua de 78 ºC no final da filtragem?)
Ja falamos...o maximo grau da fermentação são ~80%. Tem açucar que não é fermentavel. Por causa disso no sistema europeu é o limite para cima.
Vamos comparar os sistemas...o exemplo desse Thread aqui.

A pergunta era:
Qual eficiençia tenho com um OG de 1065 kg/m3, 23 litros de mosto (medido depois da fervura com 100 ºC) e 7 Kg de malte que ele usou.

Es = eficiencia em %
ºP = ºPlato Saccharose em %
OG = peso especifico em g/100 ml
Pm = peso Malte em Kg
Qm = Quantidade mosto em litros

Es = (ºP * OG * Qm) / Pm
Es = (16 ºP * 1, 065 g/100ml * 23 litros * 0, 96) / 7 kg
Es = 53, 8%

O fator 0,96 (4% a menus) respeita o volume do mosto quente que se vai deminuir ate chegar com 20 ºC, e o volume do lupulo e o trub quente.
No caso medido com 20 ºC no balde de fermentador não precisa desse fator.

Isso é um sistema como calcula a eficiencia à base das datas desta pergunta aqui.

Claro, eu uso uma site para calcular todos valores que eu preciso na area da produção cerveja http://fabier.de/biercalcs.html a eficiencia "Sudhausausbeute" encontra ao lado direta 4 para baixo

Qual eficiencia calcula a outra forma que vc falou?

Abraço
 
Mesma forma que o BeerSmith calcula a eficiência da Mosturação (Mash Efficiency), e não da Brassagem como um todo.

Exemplo, no BeerSmith, com 23 litros no fermentador (já frio e contando com Cold Shrinkage), com OG 1065, dá 75% de eficiência de extração...... e dá pra conseguir bem mais que isso (se quiser).

Isso com a fórmula do BeerSmith, BeerTools, etc.

Ou seja, o ponto que eu quero chegar é que tu estás dizendo algo baseado simplesmente nessa fórmula que tu estás usando.......... mas que pela minha experiência, 99% dos cervejeiros não usam... usam a do BeerSmith/BeerTools, etc, que sinceramente eu nem me lembro de cabeça (porque eu não preciso, já que lá já tem pronto).

Abraço,
 
Back
Top