Cálculo do CO2 residual

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Pessoal, gostaria de saber que temperatura se deve levar em consideração para fazer o cálculo do CO2 residual, na hora de calcular o açúcar do priming.

Nunca entendi isso. :confused:

p. ex: fermentei uma ceva por 10 dias a 20ºC. Depois subi para 22ºC por 4 dias, pra ajudar o bichinho a terminar qualquer resquício de serviço. Se eu engarrafasse nesse ponto, beleza, levaria a temperatura de 22ºC em consideração. (correto?)

Mas aí depois eu baixei a temperatura para 4ºC e já está nesta temperatura a pelo menos 1 semana. Como fica o CO2 dissolvido? Mantém-se o mesmo? Ou devo levar em consideração a temperatura de 4ºC?


E a trasfega (para o balde em que vou fazer o priming e o envase) - esse movimento também não ocasiona uma perda do CO2 residual?

[]s
 
A curva de CO2 residual em função da temperatura de fermentação é exatamente a mesma da famosa tabela de carbonatação forçada, só que para pressão = 0 (considerando fermentador não pressurizado).

Toda vez que a temperatura subir, a cerveja perderá CO2. Por outro lado, baixar a temperatura a pós a fermentação não criará mais CO2. Portanto, a grosso modo, deve-se considerar a temperatura mais alta.

Há outros fatores que influenciam. Lacrar o fermentador, por exemplo, faz com que o CO2 não seja perdido quando a temperatura aumentar. Portanto, ao resfriar a cerveja novamente, o gás será reabsorvido.

Outro detalhe é que a perda de gás não ocorre instantaneamente. Se você deixa a cerveja aquecendo lentamente no balde enquanto engarrafa, o CO2 vai sendo perdido aos poucos. Não acredito essa perda faça uma diferença significativa no cálculo do priming.

Para resumir, eu diria o seguinte: considere a temperatura mais alta a partir do momento em que a atividade do airlock cessou.
 
Back
Top