Bry-97

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ricardohcs1

Well-Known Member
Joined
Feb 23, 2014
Messages
70
Reaction score
6
Bom dia a todos.

Alguém já utilizou o BRY-97? Utilizei ontem e estou com algumas dúvidas:

1. O cor dele é mais escura mesmo? Ele apresentou uma coloração mais "marrom/laranja".

2. Após rehidrata-lo, tive a impressão de um aroma de abacaxi no erlenmeyer. Alguém já percebeu isso?

3. Faz 18h desde a inoculação e não há qualquer sinal de fermentação (sem krausen e sem atenução). Normalmente eu já percebo esses sinais com menos tempo.
Obs: 2 pacotes de 11g, rehidratados, inoculados em cerca de 19L de mosto com 1069. Está em 17ºC.

Obrigado,
Ricardo
 
Parece que o lag deste fermento é grande mesmo. Encotrei no fórum americano pessoas relatando 24-48h para o início efetivo da fermentação.

Também descrevem o aroma de abacaxi na cerveja. Só achei que estava bem marcante no fermento rehidratado.

De qualquer forma, se alguém tiver experiência, por favor, compartilhe.

Abraço,
Ricardo
 
Estou fermentando com ele nesse momento. Na verdade foi uma mistura dele com o american ale da BIO4. Lag time realmente foi de 2 dias, e a fermentação está sendo bem devagar, mas ja atenuou 70% e continua caindo.

Não percebi aroma de abacaxi nele não, mas como foi misturado e a maior parte foi do american ale acho que se desse seria bem pouco.
 
Estou fermentando com ele nesse momento. Na verdade foi uma mistura dele com o american ale da BIO4. Lag time realmente foi de 2 dias, e a fermentação está sendo bem devagar, mas ja atenuou 70% e continua caindo.

Não percebi aroma de abacaxi nele não, mas como foi misturado e a maior parte foi do american ale acho que se desse seria bem pouco.

Obrigado pela resposta motammg.

Em qual temperatura eles estão trabalhando?
 
Deixei a 17.5ºC até ele começar a trabalhar, depois fui aumentando beeem devagar e está em 20ºC agora. Quando parar de atenuar, eu começo a subir pra fazer um descanso diacetil.
 
Bom ter visto este post. Estou brassando uma Rye IPA neste exato momento e vou usar o BRY-97 pela primeira vez.

Também li que o lag time dele é grande.

Depois atualizo aqui com minha experiência.
 
No meu caso levou mais de 48h para começar a formar krausen, mas agora a fermentação está intensa.
 
Após 48 horas, nem sinal de fermentação. Adicionei nova dose do mesmo fermento, mas não pretendo usar novamente. O US 05 é sempre confiável.
 
fabiano, estive ansioso e quase inoculei nottingham, mas optei por aguardar. Depois de 48h (percebi com cerca de 60h) ele começa a atividade e trabalha loucamente.

Utilizei 2 pacotes (rehidratados) para cerca de 18L, mas talvez precise melhorar as condições. Afinal, comecei a fermentação a 17ºC.

A princípo, não acho que ele seja comparável ao US-05. Pelo que percebi e lí até agora, não é um fermento neutro, pelo contrário. Pode gerar um aroma interessante que, associado aos lúpulos adequados, gerar um cerveja "diferente" (comparando com o 05), ainda assim, com aromas cítricos mais complexos.

Dentre os secos, o notty ainda é o meu favorito, mas pretendo explorar esse fermento.

Enfim, parei de abrir o refrigerador para me ajudar a controlar a ansiedade hehehehe. Quando tiver resultados eu atualizo.

Abraçø,
Ricardo
 
A fermentação enfim começou.

Eu havia lido no site da Malte & Cia que ele é substituto do US 05, mas parece que é bem mais frutado mesmo.

Assim que terminar a fermentação, posto o resultado.

Abraços
 
Usei ele em uma brassagem de uma América Red Ale e só vi atividade intensa depois de 72 horas. Inoculei a 26c e está fermentando a 18c.
Acho que amanhã começo a elevar a temperatura.
 
Amanhã devo fazer uma blond ale que vou deixar fermentar a temperatura ambiente que aqui é próximo a 28c
 
Amanhã devo fazer uma blond ale que vou deixar fermentar a temperatura ambiente que aqui é próximo a 28c

Cara se você vai fazer de teste tudo bem... Mas não recomendaria essa temperatura não. Iniciar a fermentação a 28ºc é muito alto, principalmente se temperatura externa, já que a interna vai estar pelo menos uns 5ºc a mais. Estaria fermentando, na verdade, a 33ºc ou mais. Não vai sair uma cerveja muito boa não.

No livro Brew like a monk, pessoal explica que até as cervejarias belgas de alto nivel (tanto experiencia quanto equipamento - westvleteren, chimay etc), iniciam as suas fermentações em temperaturas mais amenas, entre 17 e 20º₢, e somente depois que deixam essas temperaturas subirem, alguns deixam livremente e outros fazem com controle até uns 28/29ºc (em alguns casos, nem todas).

Sinceramente, nunca deixei fermentar nessa temperatura tão alta desde o inicio, e se for fazer de teste, apoio, mas se realmente quiser uma cerveja boa, não indico, a não ser que saiba exatamente o q esteja fazendo e qual o resultado disso.
 
Dando um retorno, engarrafei ontem a rye ale feita com o BRY-97.

Depois de 2 dias de inoculado o fermento, ainda não havia sinais de fermentação. Adicionei mais fermento e, no dia 3, finalmente iniciou a fermentação. Havia atividade forte até o dia 10 e ainda deixei mais alguns dias até estabilizar a FG.

FG de 1.019, com 64% de atenuação. Essa atenuação baixa não sei se foi devido a temperatura da brassagem (68ºC), ou se é característica do fermento. Acabou que a cerveja ficou um pouco fora do ABV pretendido. A floculação foi média para alta. A cerveja ficou com aroma bem frutado.

Em resumo, não é um fermento que eu usaria novamente.
 
Eu já tive outra experiência com ele!

Como @fabianoccc disse, o lag-time foi grande, cerca de dois dias mesmo. Porém a atenuação e floculação foi muito alta. Desceu de 1.045 até 1.008. Neutro no aroma/paladar.

Dois pacotes hidratados pra 19 litros.
 
Boa tarde a todos!

Scaranello, poderia nos informar em quanto tempo e a que temperatura esse resultado foi obtido?

Estou com cerca de 18L fermentando há quase 3 semanas. Comecei com 17º e fui subindo. Nos últimos 5 dias estava a 22º e, mesmo assim, a atenuação foi baixa (não estou com os dados exatos, mas foi aproximadamente de 1065 para 1024). Dividi o mosto em duas bombonas, na outra eu inoculei com o nottingham é está com cerca de 1013.
 
@ricardohcs

Eu conduzi a fermentação a 20oC durante 14 dias. Inoculei dois pacotes do Bry a 16oC e deixei subir naturalmente até 20oC onde mantive por 14 dias.

Sempre faço compras no Lamas ou Artbrew, pois moro em Itatiba e fica perto. Busco sempre pessoalmente os fermentos. Comprei na Artbrew.

Edit: brassagem 68oC por 1 hora e meia, descendo naturalmente até 63
 
Galera,

Campanha a favor do Bry

To avaliando pela primeira vez a cerveja que fiz com ele. Foi uma cerveja de natal, sem estilo definido. Ficou muito parecido com uma bitter. Foram 5,5% de Special W da Weyermann, e o resto de malte base foi metade pale ale da weyerman e metade pilsen agrária.
10g de Magnum pra amargor a 60 min
20g de Hallertau Mittelfrüh nos 10 min

OG 1.045
FG 1.008

Que breja! o post mix ta em temperatura ambiente, que aqui em Itatiba na montanha é de 20oC, e a cerva ta excelente. Usei gelatina, tá cristalina.
 

Attachments

  • WP_20141216_004.jpg
    WP_20141216_004.jpg
    121 KB · Views: 244
  • WP_20141216_003.jpg
    WP_20141216_003.jpg
    115.5 KB · Views: 240
Fala Cervejeiros

Fiz uma Stout e usei pela primeira vez esse fermento (BRY-97) e demorou mais de 24 horas para flocular, e está bem devarinho por enquanto, mas pelo que li por aqui acho que vai resolver.
Uma coisa: deu mais ou menos uns 19 litros de cerveja, mas usei somente um pacote de fermento. Isso é pouco?

Abraços
 
Galera,

Campanha a favor do Bry

To avaliando pela primeira vez a cerveja que fiz com ele. Foi uma cerveja de natal, sem estilo definido. Ficou muito parecido com uma bitter. Foram 5,5% de Special W da Weyermann, e o resto de malte base foi metade pale ale da weyerman e metade pilsen agrária.
10g de Magnum pra amargor a 60 min
20g de Hallertau Mittelfrüh nos 10 min

OG 1.045
FG 1.008

Que breja! o post mix ta em temperatura ambiente, que aqui em Itatiba na montanha é de 20oC, e a cerva ta excelente. Usei gelatina, tá cristalina.

Scaranello, tomei uma cerveja feita por uma amigo, e que também utilizou o bry 97 fermentando a uma temperatura de 21 graus, e ficou simplesmente deliciosa!! Aroma frutado, lembrando ameixas ou algo parecido, combinou muito bem na IPA que ele fez.

Não resisti e fui atrás do tal fermento. Ontem fiz uma Ipa e utilizei, espero que os resultados sejam bons também. Assim que for evoluindo posto os resultados.

Abraços,

Fábio
 
E ae galera!! 36 horas após inoculado o bry, ainda não há atividade. Como o lagtime relatado é grande mesmo, vou aguardando.

Abs

Fabio
 
Não me aguentei e fiz uma medição de densidade, já caiu de 1064 para 1045 e o aroma está espetacular, parecido com a cerveja que tomei feita com este fermento!! Revisei a tampa e fechei com papel filme, mas o airlock continua paradão. Mas está fermentando e bem!!

Abs

Fabio
 
Quase 48 horas após a inoculação e o fermento está todo no fundo do galão! É normal isso ou devo pensar em adicionar mais fermento?

Ah inoculei um pacote hidratado para 10 litros de mosto.
 
Finalizando: minha IPA com BRY atenuou até 1015, onde o previsto era de 1014. O aroma do fermento realmente ficou muito bom e pretendo utilizar outras vezes, principalmente com lúpulos cítricos.

Segue uma fotinho depois de 2 semanas de carbonatação.

Abraços,

Fábio
 

Attachments

  • IMG-20160221-WA0004.jpg
    IMG-20160221-WA0004.jpg
    122.3 KB · Views: 169
Fala Cervejeiros

Fiz uma Stout e usei pela primeira vez esse fermento (BRY-97) e demorou mais de 24 horas para flocular, e está bem devarinho por enquanto, mas pelo que li por aqui acho que vai resolver.
Uma coisa: deu mais ou menos uns 19 litros de cerveja, mas usei somente um pacote de fermento. Isso é pouco?

Abraços

zaniratto, deu certo usar um pacote só? pois estou na mesma situação.
OG 1060 - APA
 
Às 12hrs depois do início da fermentação, deixei o balde fora da geladeira por 3 minutos, e por um pouco de tempo, borbulhou normalmente. A temperatura do mosto chegou a 25º.

Um fato curioso (pelo menos na minha pouca experiência ainda não tinha visto), é ver a pressão do AirLock ir no sentido contrário, conforme a foto:
 

Attachments

  • P_20160327_094051.jpg
    P_20160327_094051.jpg
    82.6 KB · Views: 130
Às 12hrs depois do início da fermentação, deixei o balde fora da geladeira por 3 minutos, e por um pouco de tempo, borbulhou normalmente. A temperatura do mosto chegou a 25º.

Um fato curioso (pelo menos na minha pouca experiência ainda não tinha visto), é ver a pressão do AirLock ir no sentido contrário, conforme a foto:



Isso ocorreu provavelmente pq o líquido se comprimiu durante o resfriamento .
 
É uma possibilidade..
Realmente, esse tempo de demora para o início da fermentação desse levedo assusta...
 
Voltando para compartilhar algumas informações.
Separei o lote em dois baldes, um com 15 litros e outro com 4.
Só ocorreu atenuação após 48 horas da inoculação. No balde de 15 litros deu off-flavor, que na minha pouca experiência acredito ser diacetil. No balde de 4 litros não deu off-flavor.
Vou tentar corrigir essa falha com a fermentação secundária.

Abaixo alguns comparativos bem interessantes sobre fermento:

http://brulosophy.com/2015/06/01/safale-us-05-vs-danstar-bry-97-exbeeriment-results/

http://www.rebelbrewer.com/blog/yeast-experiment-american-session

Abraços!
 
Ontem eu fiz uma fake pilsen kkkk usando o Bry 97. Confesso que fiquei um pouco assustado, achei que tivesse errado na rehidratação ou algo do tipo. Se passaram 8 horas e nada de inciar a fermentação, isolei o que deu o balde e nada. Hoje quando sai para trabalhar, para minha alegria o arilock estava borbulhando. Esse fermento poem emoção no processo kkk. Abraço!
 
Bom saber desse "lag" do BRY97, estava acostumado com o US-05. Valeu pelo compartilhamento de experiência.
 
Usei varias vezes esta Cepa... O lag nunca passou de 10 horas...
 
e ai Galera,

Estou utilizando esta Levedura pela segunda vez, ela traz uma característica frutada mesmo, nosite da Lallemand eles falam do impacto desta levedura na biotransformação do mosto, cervejas com bastante Lúpulo no Whirpool tendem a apresentar um aroma frutado bem bacana.

Estou fazendo uma NEIPA com ela, a fermentação começou em 24 horas e ficou bem forte durante os primeiros 4 dias. Agora a atividade diminuiu, mas já atenuou 60%, estou no sétimo dia e vou deixar mais uma semana para atenuar bem.

vamos ver os resultados , depois atualizo aqui...
 
e ai Galera,

Estou utilizando esta Levedura pela segunda vez, ela traz uma característica frutada mesmo, nosite da Lallemand eles falam do impacto desta levedura na biotransformação do mosto, cervejas com bastante Lúpulo no Whirpool tendem a apresentar um aroma frutado bem bacana.

Estou fazendo uma NEIPA com ela, a fermentação começou em 24 horas e ficou bem forte durante os primeiros 4 dias. Agora a atividade diminuiu, mas já atenuou 60%, estou no sétimo dia e vou deixar mais uma semana para atenuar bem.

vamos ver os resultados , depois atualizo aqui...
Passa o feedback por favor 😏👍
 
Back
Top