[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, montei o circuito e ao testar o buzzer dispara e as luzes indicadoras dos ssrs ficam acessas direta e o display tambem.
Alguem consegue ajudar? :(

Em anexo tem uma imagem do placa e um video mostrando o buzzer disparado.

Olá Leonardo, eu tive um probleminha parecido quando montei minha interface. O wemos durante o boot precisa que a GPIO2 esteja em nivel HIGH, se não ele entra em modo de atualização de firmware.
Da uma olhada nesse link, explica um pouco do tema

http://www.forward.com.au/pfod/ESP8266/GPIOpins/index.html
Pra resolver é simples, tem que conectar um resistor de pull-up entre a GPIO2 e o +VCC. Esse resistor tem que ser de 2k a 10k. Sugiro testar com 2k primeiro, veja se o nível de tensão será suficiente para polarizar o transistor quando estiver em funcionamento.
Abraço
 
Valeu lá ajuda de todos, mas eu consegui resolver com a ajuda do @Leandro Oliveira !
O esquema elétrico está certo e funcionando, o problema está no transistor do ssr3. Ao retirá-lo, consegui fazer simular uma brassagem no ssr1.

Falta testar agora o teclado de membrana e depois comprar um novo transistor para o ssr3.

No esquema a princípio só precisamos trocar o conectado teclado que vem com 5 pinos e acabei colocando com 4 pinos.. my bad...

Obrigado a todos pela ajuda, vocês são foda!
E que venham as cervejas!
 
Valeu lá ajuda de todos, mas eu consegui resolver com a ajuda do @Leandro Oliveira !
O esquema elétrico está certo e funcionando, o problema está no transistor do ssr3. Ao retirá-lo, consegui fazer simular uma brassagem no ssr1.

Falta testar agora o teclado de membrana e depois comprar um novo transistor para o ssr3.

No esquema a princípio só precisamos trocar o conectado teclado que vem com 5 pinos e acabei colocando com 4 pinos.. my bad...

Obrigado a todos pela ajuda, vocês são foda!
E que venham as cervejas!
O seu SSR3 é exatamente o que está ligado na GPIO2 conforme eu comentei ai em cima. Você vai ver que o problema não é no transistor mas o esquema. Eu acredito que vc vai continuar tendo o mesmo problema.
Já aproveita que vai comprar mais componentes e pega uns resistores (2k, 3k3, 4k7, 10k) pra fazer o pull-up.
 
Senhores.
Sou um entusiasta no homebrew e estou montando minha panela cervejeira onde pretendo utilizar o BrewUNO pra controle da brassagem. Como não domino técnicas/linguagem de programação tenho me baseado nas informações postadas aqui no fórum para rodar a sketch em uma placa NodeMCU v3 mas ai surgiram as dificuldades, que são elas:​
Fazendo a instalação do BrewUNO via Flash Download Tools da versão 1.0.16 a plataforma não torna visível a rede AP "BrewUNO". Segui para o VSCode + PlatformIO abrindo o arquivo BrewUNO master procedendo como descrito no post #129 e #130 aqui do fórum, mas o problema persiste, inseri SSID e password da minha rede wifi em WifiSettings.json e não conectou na minha WLan. Realizei uma busca por ESP8266 NodeMCU aqui no fórum e a principio segui todas as recomendações/sugestões postadas.​
Alguma sugestão?​
Detalhes:​
Placas testadas: ESP8266 NodeMCU v3 (RobotDyn)​
ESP8266 NodeMCU (WeMos)​
Sempre alimentadas pela USB do Notebook.​
Testei as versões 1.0.16/ 1.0.15/1.0.10 sem sucesso.​
Realizei eraser da Eprom via Flash Tools e também pela IDE Arduino.​
 

Attachments

  • VSCode_ApSettings.jpg
    VSCode_ApSettings.jpg
    54.8 KB · Views: 13
Olá,
Sou usuário do BrewUNO a um tempo, mas meu ESP8266 apresentou defeito, e precisei comprar um novo.
Mas não consegui gravar o novo ESP8266, está apresentando o seguinte erro:

"test offset : 0 0x0
case ok
test offset : 3145728 0x300000
case ok
Traceback (most recent call last):
File "download_panel_info.py", line 448, in OnButton_StartButton
File "download_panel_info.py", line 421, in start_func
File "download_panel_info.py", line 703, in flash_config
UnicodeDecodeError: 'gb2312' codec can't decode bytes in position 24-25: illegal multibyte sequence"

Utilizei o flash_download_tool_3.8.5 para efetuar a gravação.
Tentei gravar 2 Wemos D1 mini, o erro ocorreu nos dois.

Alguém passou por isso?
Alguém possui alguma versão anterior do firmware?

Muito obrigado.
 
Olá,
Sou usuário do BrewUNO a um tempo, mas meu ESP8266 apresentou defeito, e precisei comprar um novo.
Mas não consegui gravar o novo ESP8266, está apresentando o seguinte erro:

"test offset : 0 0x0
case ok
test offset : 3145728 0x300000
case ok
Traceback (most recent call last):
File "download_panel_info.py", line 448, in OnButton_StartButton
File "download_panel_info.py", line 421, in start_func
File "download_panel_info.py", line 703, in flash_config
UnicodeDecodeError: 'gb2312' codec can't decode bytes in position 24-25: illegal multibyte sequence"

Utilizei o flash_download_tool_3.8.5 para efetuar a gravação.
Tentei gravar 2 Wemos D1 mini, o erro ocorreu nos dois.

Alguém passou por isso?
Alguém possui alguma versão anterior do firmware?

Muito obrigado.
Meu nobre também estou tendo dificuldade em gravar um novo ESP8266, ainda não consegui uma solução.
Quanto as versões anteriores de firmware tente através deste link: Releases · uncodead/BrewUNO
 
Bom tarde pessoa! tudo tranquilo?

Seguinte, eu tenho um sistema tri bloco controlado pelo BrewManiacEx, apensar de muito bacana, percebo que muitas vezes fico com preguiça de brassar porque o negocio e um trambolho, ter que levar panelas enormes(70L) de um lado para o outro, bombas, parte hidráulica, faz forca de um lado, faz forca de outro, enfim.. estava pensando em fazer um outro sistema, dessa vez um monobloco, para ter maior praticidade, usando umas das panelas que ja tenho mas mantendo o controlador que eu ja tenho, para o caso de levas maiores ou cervejas High Gravity. ai eu pergunto:

Quais as vantagens e densvantagens do Brewuno em relação ao BrewManiacEx? Existe algum maual do BrewUno? pergunto isso porque no BrewManiac Existe um manual bem completo explicando os parâmetros do código mas não achei esse mesmo nível de detalhamento para o BrewUno.

Valeu galera!
 
Senhores.
Sou um entusiasta no homebrew e estou montando minha panela cervejeira onde pretendo utilizar o BrewUNO pra controle da brassagem. Como não domino técnicas/linguagem de programação tenho me baseado nas informações postadas aqui no fórum para rodar a sketch em uma placa NodeMCU v3 mas ai surgiram as dificuldades, que são elas:​
Fazendo a instalação do BrewUNO via Flash Download Tools da versão 1.0.16 a plataforma não torna visível a rede AP "BrewUNO". Segui para o VSCode + PlatformIO abrindo o arquivo BrewUNO master procedendo como descrito no post #129 e #130 aqui do fórum, mas o problema persiste, inseri SSID e password da minha rede wifi em WifiSettings.json e não conectou na minha WLan. Realizei uma busca por ESP8266 NodeMCU aqui no fórum e a principio segui todas as recomendações/sugestões postadas.​
Alguma sugestão?​
Detalhes:​
Placas testadas: ESP8266 NodeMCU v3 (RobotDyn)​
ESP8266 NodeMCU (WeMos)​
Sempre alimentadas pela USB do Notebook.​
Testei as versões 1.0.16/ 1.0.15/1.0.10 sem sucesso.​
Realizei eraser da Eprom via Flash Tools e também pela IDE Arduino.​

Amigo, tenta fazer a instalação novamente. deixe a instalação como na imagem.

esp8266-download-tool.png


Depois de feito o Flash, tire a energia do WEMOS e ligue novamente.
Vai aparecer a REDE BREWUNO, no telefone por exemplo.

Quando for conectar a rede do BrewUNO, você precisa colocar as opções da rede em IP FIXO.
Veja a configuração da sua rede. Mas o BREWUNO precisa da configuração de IP FIXO funcionando.
Se não toda vez que iniciar ele, ele pode gerar um IP diferente, porque estará no automático.
Aí não vai conseguir acessar a página do BrewUno.

EXE:
Se sua rede é 192.168.1.4
Poderá colocar
endereço: 192.168.1.80 (Endereço do BrewUno para acessar sempre)
SubREDE: 255.255.255.0
Gatway: 192.168.1.1 (IP do seu Roteador ou Modem)
DNS1: 8.8.8.8
DNS2: 8.8.4.4

Se sua rede é 192.168.0.4.
Poderá colocar
Endereço: 192.168.0.80 (endereço do BrewUno para acessar sempre)
Subrede: 255.255.255.0
Gatway : 192.168.0.1 (IP do Roteador ou Modem)
DNS1: 8.8.8.8
DNS2: 8.8.4.4

Só o que muda ali é o terceiro número, no caso o .1. ou o .0. Se o 1 estiver no IP, precisa colocar no Gatway. Se o 0 estiver no IP precisa colocar no Gatway também.
Quando jogar a configuração da rede no BrewUno, você precisa reiniciar o BrewUno depois. Só espera ele salvar a configuração.

Quando reiniciar, não vai mais aparecer a rede do BrewUno.
Tu só vai acessar ele pelo endereço: 192.168.1.80 ou 192.168.0.80. (depende da sua rede)
 
Amigo, tenta fazer a instalação novamente. deixe a instalação como na imagem.

View attachment 126330

Depois de feito o Flash, tire a energia do WEMOS e ligue novamente.
Vai aparecer a REDE BREWUNO, no telefone por exemplo.

Quando for conectar a rede do BrewUNO, você precisa colocar as opções da rede em IP FIXO.
Veja a configuração da sua rede. Mas o BREWUNO precisa da configuração de IP FIXO funcionando.
Se não toda vez que iniciar ele, ele pode gerar um IP diferente, porque estará no automático.
Aí não vai conseguir acessar a página do BrewUno.

EXE:
Se sua rede é 192.168.1.4
Poderá colocar
endereço: 192.168.1.80 (Endereço do BrewUno para acessar sempre)
SubREDE: 255.255.255.0
Gatway: 192.168.1.1 (IP do seu Roteador ou Modem)
DNS1: 8.8.8.8
DNS2: 8.8.4.4

Se sua rede é 192.168.0.4.
Poderá colocar
Endereço: 192.168.0.80 (endereço do BrewUno para acessar sempre)
Subrede: 255.255.255.0
Gatway : 192.168.0.1 (IP do Roteador ou Modem)
DNS1: 8.8.8.8
DNS2: 8.8.4.4

Só o que muda ali é o terceiro número, no caso o .1. ou o .0. Se o 1 estiver no IP, precisa colocar no Gatway. Se o 0 estiver no IP precisa colocar no Gatway também.
Quando jogar a configuração da rede no BrewUno, você precisa reiniciar o BrewUno depois. Só espera ele salvar a configuração.

Quando reiniciar, não vai mais aparecer a rede do BrewUno.
Tu só vai acessar ele pelo endereço: 192.168.1.80 ou 192.168.0.80. (depende da sua rede)
Muito bom @Leandro Oliveira, funcionou perfeitamente. Só faltou informar que a configuração do IP FIXO é feita no BREWUNO e quando você seleciona a sua rede, onde aparece a opção de colocar IP FIXO. Dentro dela que é feita a configuração que você passou. Obs: Se sua rede nao tiver DNS, não precisa colocar no BREUNO.

Caminho no BREWUNO: Menu > WiFi - Definições > BUSCA DE REDE > "Sua Rede" > Configurar IP Fixo? (Marcar essa opção para entrar com as informações passadas pelo Leandro.
 
Pessoal estou vendendo esses 2 itens para automatizacao de brassagem e etc....

Quem tiver interesse, manda PM ou zap 21980127778
IMG_5153.jpg
 
Pessoal, usem a versão do ESPTools que está referenciada no github (uncodead/BrewUNO: High precision and accuracy, open source, online, extensible and low cost homebrew automation on top of ESP8266 microchip. (github.com) ) Ele tem a versão especifica para funcionar com as versões do BU.

Sigam também o vídeo explicando a instalação, cada detalhe na tela é importante.

(12) Installing BrewUNO with Flash Download Tools - YouTube

Existe alguma indicação para quem usa Linux? Eu normalmente uso o Esptool via linha de comando para todos os meus projetos, mas essa última versão do BU não sobe de jeito nenhum.
 
Olá pessoal,

Passando pra falar que a troca do C. I resolveu o problema dos botões! No caso troquei pelo PCF8574P, e estou utilizando a programação original do github. Agradeço a todos os colegas pelo apoio, e fica minha experiência para quem tiver o mesmo problema!
Amigo, estou com o mesmo problema. O meu IC da placa é PCF8574P e o do display é PCF8574T. O display está operante, mas o teclado nao funciona. Consegue ajudar?
 
Bom Dia à todos!
Alguém com experiência na importação de receitas poderia ajudar?
Exporto as receitas do Brewfather para uma pasta qualquer no formato JSON
Na tela inicial do BU, tem uma seta ao lado do ícone para LIGAR/DESLIGAR a bomba e depois de clicar nela, aparece a opção IMPORT RECEIPE
Daí, abre uma tela para selecionarmos a receita salva no formato JSON
Após selecionar a receita, o programa fica parado numa tela branca e não consigo importar nenhuma receita...
 
Senhores.
Sou um entusiasta no homebrew e estou montando minha panela cervejeira onde pretendo utilizar o BrewUNO pra controle da brassagem. Como não domino técnicas/linguagem de programação tenho me baseado nas informações postadas aqui no fórum para rodar a sketch em uma placa NodeMCU v3 mas ai surgiram as dificuldades, que são elas:​
Fazendo a instalação do BrewUNO via Flash Download Tools da versão 1.0.16 a plataforma não torna visível a rede AP "BrewUNO". Segui para o VSCode + PlatformIO abrindo o arquivo BrewUNO master procedendo como descrito no post #129 e #130 aqui do fórum, mas o problema persiste, inseri SSID e password da minha rede wifi em WifiSettings.json e não conectou na minha WLan. Realizei uma busca por ESP8266 NodeMCU aqui no fórum e a principio segui todas as recomendações/sugestões postadas.​
Alguma sugestão?​
Detalhes:​
Placas testadas: ESP8266 NodeMCU v3 (RobotDyn)​
ESP8266 NodeMCU (WeMos)​
Sempre alimentadas pela USB do Notebook.​
Testei as versões 1.0.16/ 1.0.15/1.0.10 sem sucesso.​
Realizei eraser da Eprom via Flash Tools e também pela IDE Arduino.​
Amigo, não sei se já conseguiu resolver seu problema, se trata de um problema na autenticação de segurança no sinal wifi! resolvi da seguinte forma:

na pasta Main.cpp (fica em src), nas linhas 60 e 64 estão comentados os seguintes comandos:

linha 60 -- //SecuritySettingsService securitySettingsService = SecuritySettingsService(&server, &SPIFFS);
linha 64 -- //AuthenticationService authenticationService = AuthenticationService(&server, &securitySettingsService);

basta retirar as duas barras "//" de ambos os comandos, salvar com o comando ctrl+s e subir novamente através do PlatformIO
 
Amigo, não sei se já conseguiu resolver seu problema, se trata de um problema na autenticação de segurança no sinal wifi! resolvi da seguinte forma:

na pasta Main.cpp (fica em src), nas linhas 60 e 64 estão comentados os seguintes comandos:

linha 60 -- //SecuritySettingsService securitySettingsService = SecuritySettingsService(&server, &SPIFFS);
linha 64 -- //AuthenticationService authenticationService = AuthenticationService(&server, &securitySettingsService);

basta retirar as duas barras "//" de ambos os comandos, salvar com o comando ctrl+s e subir novamente através do PlatformIO
Obrigado meu nobre, segui seu conselho e funcionou certinho!
 
Amigo, estou com o mesmo problema. O meu IC da placa é PCF8574P e o do display é PCF8574T. O display está operante, mas o teclado nao funciona. Consegue ajudar?


Os PCF só tem diferença quando são PCF8574A e PCF8574, o "P" e o "T" devem ser pra outra finalidade e não tem importância pra nós. Veja as tabelas a baixo, são os endereços de cada modelo de PCF.
PCFs.jpg


Minha interface tem os pinos A0, A1 e A2 com sinal "0", o CI é o PCF8574 cujo endereço é o 0x20 que é o mesmo configurado no arquivo "platformio.ini" só que vários usuários relatam que não funciona mesmo mudando o endereço no código fonte, por isso eu acredito que só o CI PCF8574A vai funcionar e aquele endereço que dá pra modificar é o do i2C do LCD.
Minha dica é comprar uma placa i2C com o PCF8574A que normalmente é em SMD.
PCFs2.jpg
 
Last edited:
Os PCF só tem diferença quando são PCF8574A e PCF8574, o "P" e o "T" devem ser pra outra finalidade e não tem importância pra nós. Veja as tabelas a baixo, são os endereços de cada modelo de PCF.
View attachment 126364

Minha interface tem os pinos A0, A1 e A2 com sinal "0", o CI é o PCF8574 cujo endereço é o 0x20 que é o mesmo configurado no arquivo "platformio.ini" só que vários usuários relatam que não funciona mesmo mudando o endereço no código fonte, por isso eu acredito que só o CI PCF8574A vai funcionar e aquele endereço que dá pra modificar é o do i2C do LCD.
Minha dica é comprar uma placa i2C com o PCF8574A que normalmente é em SMD.
View attachment 126365
Valeu Massa.
Ontem rodei o I2C Scanner e o resultado foi 2 endereços o 0x20 e o 0x27 (achei estranho encontrar 2 mas como foi a primeira trabalhando com isso não sei se esta certo). Ja alterei no código o endereço como alguns ja fizeram e realmente não funcionou os teclados.

I2C_Scanner_result.png


Vou avaliar o fato de comprar uma placa I2C como voce falou.


I2C device found at address 0x20 -> PCF8574P
I2C device found at address 0x27 -> DISPLAY

Se o display esta no endereço 0x27, entendo que o endereço do código do brewuno não é do display.

-D PCF8574_ADDRESS=0x20


Obrigado!
 
Last edited:
Valeu Massa.
Ontem rodei o I2C Scanner e o resultado foi 2 endereços o 0x20 e o 0x27 (achei estranho encontrar 2 mas como foi a primeira trabalhando com isso não sei se esta certo). Ja alterei no código o endereço como alguns ja fizeram e realmente não funcionou os teclados.

View attachment 126366

Vou avaliar o fato de comprar uma placa I2C como voce falou.


I2C device found at address 0x20 -> PCF8574P
I2C device found at address 0x27 -> DISPLAY

Se o display esta no endereço 0x27, entendo que o endereço do código do brewuno não é do display.

-D PCF8574_ADDRESS=0x20


Obrigado!
Leonardo, vc já olhou o datasheet do seu pcf pra ver qual endereço ele tá setado? Não entendo de programação e apanhei com isso quando montei o meu, mas fiz como vc e rodei o scanner e quando troquei funcionou, não sei onde fiz pq faz um tempinho e futuquei muito, mas vi q a nova versão o display já pode ser setado na configuração do brewuno e o pcf no arquivo platformio.ini.
 
Leonardo, vc já olhou o datasheet do seu pcf pra ver qual endereço ele tá setado? Não entendo de programação e apanhei com isso quando montei o meu, mas fiz como vc e rodei o scanner e quando troquei funcionou, não sei onde fiz pq faz um tempinho e futuquei muito, mas vi q a nova versão o display já pode ser setado na configuração do brewuno e o pcf no arquivo platformio.ini.

Valmir, já olhei sim e o endereço está 0x20, assim como no scanner e também na configuração do platformio.ini e mesmo assim o teclado não funcionou.

Alguma idéia?
 
Valmir, já olhei sim e o endereço está 0x20, assim como no scanner e também na configuração do platformio.ini e mesmo assim o teclado não funcionou.

Alguma idéia?
Tenta ver ss conexões, lembro q havia um desenho q faltava uma ligação e alguém chamou a atenção pra isso, conferi as conexões novamente pode ter passado algo despercebido.
 
Já olhei, já revirei todas a conexões e nada... Essa ligação faltando vc viu aqui no fórum?
Olhei no git e foi corrigido, se pegou de lá o esquema tá correto, era o int do pcf para o pino 3 q faltava antes, quando olhei o desenho lembrei disso. No mais não sei o q dizer, pode ser problema do pcf. Eu uso o nodemcu e o pcf8574T.
 

Attachments

  • IMG_20210430_083436.jpg
    IMG_20210430_083436.jpg
    72.7 KB · Views: 58
  • IMG_20210430_083423.jpg
    IMG_20210430_083423.jpg
    81.4 KB · Views: 58
I2C device found at address 0x20 -> PCF8574P
I2C device found at address 0x27 -> DISPLAY

Se o display esta no endereço 0x27, entendo que o endereço do código do brewuno não é do display.

-D PCF8574_ADDRESS=0x20


Obrigado!

Pela lógica é isso mesmo, só que nem o Bruno soube responder o pq não funciona mudando ali.
Eu sei que se colocar o PCF8574A pros botões, vai funcionar.
É alguma configuração na biblioteca do PCF no BrewUno, no BMEX a biblioteca é mais antiga se não me engano e se mudar esse parâmetro ele aceita o PCF8574, no BrewUno deve ter alguma restrição na biblioteca mais atual.
 
Pela lógica é isso mesmo, só que nem o Bruno soube responder o pq não funciona mudando ali.
Eu sei que se colocar o PCF8574A pros botões, vai funcionar.
É alguma configuração na biblioteca do PCF no BrewUno, no BMEX a biblioteca é mais antiga se não me engano e se mudar esse parâmetro ele aceita o PCF8574, no BrewUno deve ter alguma restrição na biblioteca mais atual.
Entendi. Estou tentando achar um controlador com o PCF8574A mas ta difícil pois a maioria vem com o PCF8574T ou PCF8574.
Você tem ideia de algum lugar que possa vendar o PCF8574A ?
 
Essa teoria do INT me intriga, pois nem no i2C do LCD nem no módulo externo tem a conexão com ele.

Não sei onde possa ter o modelo "A", tem que perguntar pros vendedores pra verificar.
 
Então Mazza, eu uso esse expansor como no desenho do git, e tem o Int.
 

Attachments

  • IMG_20210430_114357.jpg
    IMG_20210430_114357.jpg
    33.9 KB · Views: 22
  • IMG_20210430_114349.jpg
    IMG_20210430_114349.jpg
    35.1 KB · Views: 20
Pela lógica é isso mesmo, só que nem o Bruno soube responder o pq não funciona mudando ali.
Eu sei que se colocar o PCF8574A pros botões, vai funcionar.
É alguma configuração na biblioteca do PCF no BrewUno, no BMEX a biblioteca é mais antiga se não me engano e se mudar esse parâmetro ele aceita o PCF8574, no BrewUno deve ter alguma restrição na biblioteca mais atual.

Então Mazza, acredito que seu palpile sobre a biblioteca esteja certo, pois fiz um teste com um sketch que faz teste do keypad com o LCD e está funcionando a comunicação perfeitamente(esse sketch e para um keypad 3x4 mas da para testar o 1x4).

As bibliotecas usadas são diferentes da usadas no brewuno.

Código usado...

/* Arduino I2C-Keypad using an I2C_Expander module

Created by Yvan / Tutorials | Brainy-Bits
This code is in the public domain...
You can: copy it, use it, modify it, share it or just plain ignore it!
Thx!

*/

#include <Keypad_I2C.h> // I2C Keypad library by Joe Young joeyoung/arduino_keypads
#include <LiquidCrystal_I2C.h> // I2C LCD Library by Francisco Malpartida https://bitbucket.org/fmalpartida/new-liquidcrystal/wiki/Home

#define lcd_addr 0x27 // I2C address of typical I2C LCD Backpack
#define keypad_addr 0x20 // I2C address of I2C Expander module (A0-A1-A2 dip switch to off position)

// LCD Pins to I2C LCD Backpack - These are default for HD44780 LCD's
#define Rs_pin 0
#define Rw_pin 1
#define En_pin 2
#define BACKLIGHT_PIN 3
#define D4_pin 4
#define D5_pin 5
#define D6_pin 6
#define D7_pin 7

// Create instance for LCD called: i2c_lcd
LiquidCrystal_I2C i2c_lcd(lcd_addr,En_pin,Rw_pin,Rs_pin,D4_pin,D5_pin,D6_pin,D7_pin);

// Define the keypad pins
const byte ROWS = 4;
const byte COLS = 3;
char keys[ROWS][COLS] = {
{'1','2','3'},
{'4','5','6'},
{'7','8','9'},
{'*','0','#'}
};

// Keypad pins connected to the I2C-Expander pins P0-P6
byte rowPins[ROWS] = {0, 1, 2, 3}; // connect to the row pinouts of the keypad
byte colPins[COLS] = {4, 5, 6}; // connect to the column pinouts of the keypad

// Create instance of the Keypad name I2C_Keypad and using the PCF8574 chip
Keypad_I2C I2C_Keypad( makeKeymap(keys), rowPins, colPins, ROWS, COLS, keypad_addr, PCF8574 );

void setup() {

i2c_lcd.begin (16,2); // our LCD is a 16x2, change for your LCD if needed

// LCD Backlight ON
i2c_lcd.setBacklightPin(BACKLIGHT_PIN,POSITIVE);
i2c_lcd.setBacklight(HIGH);
i2c_lcd.clear(); // Clear the LCD screen

I2C_Keypad.begin();

}

void loop() {

// Put value of pressed key on keypad in key variable
char key = I2C_Keypad.getKey();

// Light up key pressed on LCD
switch (key) {
case '1':
i2c_lcd.setCursor(0,0);
i2c_lcd.print(key);
break;

case '2':
i2c_lcd.setCursor(0,1);
i2c_lcd.print(key);
break;

case '3':
i2c_lcd.setCursor(3,0);
i2c_lcd.print(key);
break;

case '4':
i2c_lcd.setCursor(3,1);
i2c_lcd.print(key);
break;

case '5':
i2c_lcd.setCursor(6,0);
i2c_lcd.print(key);
break;

case '6':
i2c_lcd.setCursor(6,1);
i2c_lcd.print(key);
break;

case '7':
i2c_lcd.setCursor(9,0);
i2c_lcd.print(key);
break;

case '8':
i2c_lcd.setCursor(9,1);
i2c_lcd.print(key);
break;

case '9':
i2c_lcd.setCursor(12,0);
i2c_lcd.print(key);
break;

case '0':
i2c_lcd.setCursor(12,1);
i2c_lcd.print(key);
break;

case '*':
i2c_lcd.clear();
break;

case '#':
i2c_lcd.setCursor(15,0);
i2c_lcd.print(key);
break;
}
}
 
O seu SSR3 é exatamente o que está ligado na GPIO2 conforme eu comentei ai em cima. Você vai ver que o problema não é no transistor mas o esquema. Eu acredito que vc vai continuar tendo o mesmo problema.
Já aproveita que vai comprar mais componentes e pega uns resistores (2k, 3k3, 4k7, 10k) pra fazer o pull-up.
@Guima Funcionou com o resistor de 2k. :)

Obrigado!
 
@Guima Funcionou com o resistor de 2k. :)

Obrigado!
Boa!!!! Depois quando eu tiver um tempo eu posto aqui o esquema!!

Aproveitando o ensejo, alguém por ai que manja um pouco de programação para fazer uma parceria?

Existe uma melhoria que eu gostaria de implementar na logica do BrewUNO. Eu ate mandei um email to Bruno e abri um issue no site do GitHUB mas acho que ele não se empolgou muito com a ideia.
Com a logica atual pra quem usa SSR com "zero crossing" que são 90% das pessoas, a precisão do PMW não é muito boa. Ou seja, se o PMW esta em 70%, a potencia da resistencia nao esta ncessesariamente em 70%. (Eu fiz um post um tempo atras explicando minha teria disso). Mas basicamente pois a frequência do PWM é muito alta (1kHZ). A ideia é mudar essa frequência no BrewUNO para algo em torno de 1Hz ou menos. Desse jeito o controle sera muito mais preciso.
Eu tentei fazer algumas modificações no código mas não deu muito certo, precisaria alguém que manja mais de programação (principalmente de logica orientada a objetos).

Se alguém se empolgar me manda uma mensagem e agente faz essa parceria. Depois disponibilizamos aqui os resultados.

Abraços,
 
Caros, atualizei meu painel elétrico. Praticamente está finalizado, só falta cortar a tampa para colocar o LCD e os botões mas não é uma exigência.

 
Back
Top