[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ola Cervejeiros,

Lendo alguns comentarios aqui e estudando um pouco melhor o sistema me surgiu uma duvida a respeito do PWM.
Pelo que entendi a frequencia padrao do PMW no ESP8266 é de 1KHz, nesta frequencia quando a PMW esta em 10% isso significa 1 pulso de 0.1ms e 0.9 segundos desligado.
Nossa rede AC tem frequencia de 60hz, ou seja cada ciclo dura uns 16ms.
Normalmente estamos utilizando um SSR com Zero crossing. Isso quer dizer que ele so LIGA/DESLIGA quanto a tensao passa pelo zero, o que acontece a cada 8ms.

Como a frequencia do PMW é muito mais rapida que a da rede, nao consegui entender como esse PMW consegue controlar a potencia das resitencias. Para mim a frequencia do PMW teria que ser muito mais baixa, tipo uns 0.6hz ou 1hz para conseguir controlar realmente a quantidade de ciclos ON/OFF.
Ate pesquisei na biblioteca do ESP e existe um comando para mudar a frequencia da saida; "analogWriteFreq(new_frequency)"

Alguem ja mediu na pratica a corrente nas resistencias com o PWM ativo? por exemplo em 50%? Realmente controla a potencia?

MUUUITO Obrigado a todos pelo projeto maravilhoso, sou novato mas vou tentar contribuir o maximo que eu puder!!!!

Guima, não entendo nada da parte técnica que você comentou, mas posso falar na prática. O PWM do BrewUNO controla sim a potência da resistência, e a mudança é bem rápida. É bem nítido na fervura (por exemplo, se está perto de um boil off, basta diminuir o PWM que a fervura diminui de potência bem rápido). Funciona muito bem.

Abs
 
@Leitao poderia nos passar as conexões que utilizou nesse SETUP ? E enviar mais fotos ??

20201121_165243.jpg


conectores:
bomba: sp13 ip68
resistencia: powercon
 

Attachments

  • 20201121_165108.jpg
    20201121_165108.jpg
    27.3 KB · Views: 72
potência
Obrigado Chará, foi o que eu imaginei, que funciona bem já que tem tantos feedbacks positivos. Comprei os materiais pra montar o meu, quando tiver em mãos faço uns testes. Se eu achar algo interessante eu posto por aqui. Obrigado
 
Boa Noite Cervejeiros;

Tira uma duvida, estou usando a versão free, BrewUno e a eletronica simples, sem que não precisa do LCD, mas fica mais elegante.
Minha duvida e a seguinte quando poe para fazer o processo, o LCD, fica aparecendo alguns carácteres, sai do alinhamento etc..

O que posso fazer para melhorar?

Desde ja agradeço aos amigos.
 

Attachments

  • 49558675-B0DB-47CC-84E8-A10470183AE9.jpeg
    49558675-B0DB-47CC-84E8-A10470183AE9.jpeg
    66 KB · Views: 46
  • 44204A08-6C20-4084-B0F8-BD3381B9D75D.jpeg
    44204A08-6C20-4084-B0F8-BD3381B9D75D.jpeg
    59 KB · Views: 40
Last edited:
Boa tarde galera,

Estou com um problema no meu BrewUno. Já fiz duas brassagens e tudo funcionou ok. Hoje quando fui ligar deu pau. Parece que a interface web não está carregando. Alguém já passou por isso? Sabem o que posso fazer pra tentar resolver?

0FFD8442-8E2F-4CE2-AAED-2D4B91B2F52F.jpeg
 
Boa tarde galera,

Estou com um problema no meu BrewUno. Já fiz duas brassagens e tudo funcionou ok. Hoje quando fui ligar deu pau. Parece que a interface web não está carregando. Alguém já passou por isso? Sabem o que posso fazer pra tentar resolver?

View attachment 125481
Meu BrewUno está com um comportamento semelhante ao seu. Fiz ao todo cinco brassagens utilizando o controlador. Nas três primeiras tudo funcionou perfeitamente. Nas duas últimas brassagens tive problemas com o equipamento. Na penúltima brassagem, após configurar a receita e tentar iniciar a brassagem o BrewUno reiniciava. Tentei diversas iniciar a brassagem e sempre o BrewUno reiniciava. Para tentar descobrir o motivo do problema chequei os parâmetros da receita e percebi que havia configurado duas adições de lupulo no mesmo minuto. Alterei o minuto de uma das adições e bingo, problema solucionado! Durante a brassagem ainda tive algum problemas que repetiram-se hoje no último uso do controlador. Durante o uso, o BrewUno parou de funcionar pelo menos umas duas vezes. Solucionei o problema reiniciando o equipamento.
 
Fiz a montagem simples em um nodemcu, tem um sensor de temperatura, um SSR, um relé para a bomba, um buzzer e o visor de LCD, funcionando de boa, mas queria saber como faço a ligação para adicionar os leds de sinalização de bomba ligada e resistência ligada?
 
Olá à todos! Sou membro novo aqui (já postei minha apresentação no tópico correspondente) e gostaria de mostrar o painel que estou montando para minhas brassagens:



As próximas etapas serão montar os SSR (finalizar o painel) e as resistências nas panelas. Também vou instalar o BrewUno num outro Wemos para ver qual sistema eu me adapto melhor.

Fico à disposição para contribuir nesses assuntos.

Fabiano Bovo
 
Olá à todos! Sou membro novo aqui (já postei minha apresentação no tópico correspondente) e gostaria de mostrar o painel que estou montando para minhas brassagens:



As próximas etapas serão montar os SSR (finalizar o painel) e as resistências nas panelas. Também vou instalar o BrewUno num outro Wemos para ver qual sistema eu me adapto melhor.

Fico à disposição para contribuir nesses assuntos.

Fabiano Bovo

Parabéns pela montagem está ficando top.. muito bem organizado, bem melhor do que a que eu acabei fazendo.
Uma sugestão, para a ligação manual das resistências eu acabei fazendo um intertravamento entre as chaves pra evitar ligar duas resistências ao mesmo tempo ( caso isso seja um problema, no meu caso era pois o dimensionamento dos cabos não estava previsto pra isso).
Quando o projeto estiver concluído monstra pra gente como ficou. Abraço
 
Meu BrewUno está com um comportamento semelhante ao seu. Fiz ao todo cinco brassagens utilizando o controlador. Nas três primeiras tudo funcionou perfeitamente. Nas duas últimas brassagens tive problemas com o equipamento. Na penúltima brassagem, após configurar a receita e tentar iniciar a brassagem o BrewUno reiniciava. Tentei diversas iniciar a brassagem e sempre o BrewUno reiniciava. Para tentar descobrir o motivo do problema chequei os parâmetros da receita e percebi que havia configurado duas adições de lupulo no mesmo minuto. Alterei o minuto de uma das adições e bingo, problema solucionado! Durante a brassagem ainda tive algum problemas que repetiram-se hoje no último uso do controlador. Durante o uso, o BrewUno parou de funcionar pelo menos umas duas vezes. Solucionei o problema reiniciando o equipamento.

o esp tem limite de memória, se sua receita fica muito grande e vc fica atualizando a página repetidamente pode faltar memoria no esp e reiniciar o sistema
 
Boa tarde galera,

Estou com um problema no meu BrewUno. Já fiz duas brassagens e tudo funcionou ok. Hoje quando fui ligar deu pau. Parece que a interface web não está carregando. Alguém já passou por isso? Sabem o que posso fazer pra tentar resolver?

View attachment 125481
pode ser o mesmo problema de memória do amigo... refaça o upload do fs
 
Boa tarde, estou entrando no mundo cervejeiro e tentando montar o meu sistema. Um leigo em todas as áreas. Tenho uma série de dúvidas que estão sendo sanadas a medida que eu vou lendo as informações que estão sendo geradas pelo grupo. Uma das minhas dúvidas diz respeito ao número de portas associadas a medição de temperatura. Por exemplo, na placa do Dumpa: Tem uma porta de conexão, porém apresenta dois sensores (Sparge e Mostura), associado a duas resistências. Como que o controlador identifica o sensor A ou o Sensor B. Segundo eles trabalham ao mesmo tempo?
 
Boa tarde, estou entrando no mundo cervejeiro e tentando montar o meu sistema. Um leigo em todas as áreas. Tenho uma série de dúvidas que estão sendo sanadas a medida que eu vou lendo as informações que estão sendo geradas pelo grupo. Uma das minhas dúvidas diz respeito ao número de portas associadas a medição de temperatura. Por exemplo, na placa do Dumpa: Tem uma porta de conexão, porém apresenta dois sensores (Sparge e Mostura), associado a duas resistências. Como que o controlador identifica o sensor A ou o Sensor B. Segundo eles trabalham ao mesmo tempo?
Vou tentar responder...

Normalmente o sensor utilizado é o DS18B20, um componente com características únicas que proporciona a verificação de temperatura de diversos sensores com apenas um fio de comunicação, o famosos sistema de comunicação OneWire (1-Wire).
 
Boa tarde, estou entrando no mundo cervejeiro e tentando montar o meu sistema. Um leigo em todas as áreas. Tenho uma série de dúvidas que estão sendo sanadas a medida que eu vou lendo as informações que estão sendo geradas pelo grupo. Uma das minhas dúvidas diz respeito ao número de portas associadas a medição de temperatura. Por exemplo, na placa do Dumpa: Tem uma porta de conexão, porém apresenta dois sensores (Sparge e Mostura), associado a duas resistências. Como que o controlador identifica o sensor A ou o Sensor B. Segundo eles trabalham ao mesmo tempo?
Eu tenho a placa dele, é tudo na mesma entrada mesmo, pois cada sensor tem um endereço. Uso dois sensores, mas ele me informou que consegue ligar até 5 na mesma entrada.
 
@abellote
Veja se assim fica mais fácil para vc:
Boa tarde. Sou iniciante no processo de produção de cerveja, e estou montando meu sistema. Neste momento o Dumpa não tem placas disponíveis. Então estou estudando para elaborar o meu sistema a partir do Wemos D1 Ri, usando o esquema simplificado. Uma das portas para o SSR é a D1 e no esquema ela se conecta com o positivo do SSR, e não o 5V, e o negativo do SSR se conecta com o GND. No seu esquema essas ligações são diferentes. Gostaria de um entendimento melhor, os dois esquemas são corretos?
 
Boa tarde. Sou iniciante no processo de produção de cerveja, e estou montando meu sistema. Neste momento o Dumpa não tem placas disponíveis. Então estou estudando para elaborar o meu sistema a partir do Wemos D1 Ri, usando o esquema simplificado. Uma das portas para o SSR é a D1 e no esquema ela se conecta com o positivo do SSR, e não o 5V, e o negativo do SSR se conecta com o GND. No seu esquema essas ligações são diferentes. Gostaria de um entendimento melhor, os dois esquemas são corretos?
Desculpe a porta é a D4.
 
Bom dia a todos!
@CMFernandes , no WEMOS D1 MINI, o SSR de fervura vai na porta D4, sim...
Você liga a porta D4 no terminal + do SSR, o terminal - do SSR você liga no GND
 
Boa noite
Muito obrigado, Dumpa!
Acabei de alterar a porta do buzzer e funcionou corretamente. Vou partir para a montagem definitiva, louco para brassar com o Brewuno, parabéns ao envolvidos e mais uma vez, obrigado pela atenção!
Boa noite, estou montando o meu sistema nesta placa (Wemos D1 R1) tem como mandar seu esquema de ligação.
 
Segue o diagrama e as portas de 3 modelos diferentes de Wemos
 

Attachments

  • Brewuno Diagrama Final.png
    Brewuno Diagrama Final.png
    231.9 KB · Views: 121
  • Portas do Brewuno.jpg
    Portas do Brewuno.jpg
    24.5 KB · Views: 111
Boa noite a todos! Alguém sabe dizer se o Brew Uno alterna os relés de estado sólido, pra que eles não atuem ao mesmo tempo, pra não sobrecarregar a rede?
 
Ele faz exatamente isso, nunca fica com o SSR de mostura e sparge funcionando com 100% de PWM ao mesmo tempo. Depois que atinge a temperatura de mash in, ele desliga o SSR de mostura e liga o SSR de Sparge, quando a temperatura da mostura baixa um pouco do alvo, ele desliga o SSR de sparge e liga o SSR de mostura... Eu inclusive coloquei uma chave para ligar o SSR de sparge de forma manual pois estava tendo problema para atingir a temperatura alvo, quando terminava a mostura minha agua de sparge ainda nao havia chegado na temperatura alvo...
 
Ele faz exatamente isso, nunca fica com o SSR de mostura e sparge funcionando com 100% de PWM ao mesmo tempo. Depois que atinge a temperatura de mash in, ele desliga o SSR de mostura e liga o SSR de Sparge, quando a temperatura da mostura baixa um pouco do alvo, ele desliga o SSR de sparge e liga o SSR de mostura... Eu inclusive coloquei uma chave para ligar o SSR de sparge de forma manual pois estava tendo problema para atingir a temperatura alvo, quando terminava a mostura minha agua de sparge ainda nao havia chegado na temperatura alvo...
Obrigado Mestre! Esse controlador me parece fantástico
 
Ele faz exatamente isso, nunca fica com o SSR de mostura e sparge funcionando com 100% de PWM ao mesmo tempo. Depois que atinge a temperatura de mash in, ele desliga o SSR de mostura e liga o SSR de Sparge, quando a temperatura da mostura baixa um pouco do alvo, ele desliga o SSR de sparge e liga o SSR de mostura... Eu inclusive coloquei uma chave para ligar o SSR de sparge de forma manual pois estava tendo problema para atingir a temperatura alvo, quando terminava a mostura minha agua de sparge ainda nao havia chegado na temperatura alvo...
Boa noite.
Neste caso ao instalar um disjuntor eu calcular a amperagem pela soma de potencial das duas resistências ou eu devo calcular a amperagem do disjuntor pela resistência de maior potencia
 
Qualquer dúvida, chama aí!!!
Boa noite, novamente obrigado por sua disposição em nos auxiliar. Tenho uma dúvida em relação ao acionamento dos SSRs. Ao visualizar a estrutura de montagem de varias placas para acionamento do SSR, observa-se o uso de um resistor (1K), de um transistor (2N2222), como é sugerido por vce, no entanto, observa-se o uso de um diodo (1N4007) entre as cargas para acionamento do SSR. Lhe pergunto este diodo se faz necessário?
 
Boa noite, novamente obrigado por sua disposição em nos auxiliar. Tenho uma dúvida em relação ao acionamento dos SSRs. Ao visualizar a estrutura de montagem de varias placas para acionamento do SSR, observa-se o uso de um resistor (1K), de um transistor (2N2222), como é sugerido por vce, no entanto, observa-se o uso de um diodo (1N4007) entre as cargas para acionamento do SSR. Lhe pergunto este diodo se faz necessário?
Boa noite.
Neste caso ao instalar um disjuntor eu calcular a amperagem pela soma de potencial das duas resistências ou eu devo calcular a amperagem do disjuntor pela resistência de maior potencia
Corrigindo, eu devo calcular,kkk
 

Latest posts

Back
Top