Brewstand

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Filipunk

Active Member
Joined
Dec 14, 2015
Messages
28
Reaction score
6
Boa noite Mestres,

Estou pensando em adquirir um brewstand mas estou com algumas dúvidas.

Hoje eu faço a transferência de panela na mostura pois uso o fundo falso, e então, se utilizar o modelo de um brewstand de 3 níveis (água de fervura, brassagem e fervura) vou precisar usar uma bazooka?

Obrigado
Filipe
 
Boa noite Mestres,

Estou pensando em adquirir um brewstand mas estou com algumas dúvidas.

Hoje eu faço a transferência de panela na mostura pois uso o fundo falso, e então, se utilizar o modelo de um brewstand de 3 níveis (água de fervura, brassagem e fervura) vou precisar usar uma bazooka?

Obrigado
Filipe
Na verdade, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Usar ou não brewstand não influencia nisso.

Fundo falso é um filtro. Bazooka é outro filtro.

Ou vc usa um, ou outro. Fundo falso é o melhor tipo de filtro que existe somando todos os prós/contras.

Abraço,
 
Amigo, sobre o filtro o Guenther já te explicou.

A vantagem de usar um brewstand com 3 níveis é que você não irá precisar usar uma bomba para fazer a passagem dos líquidos de uma panela para a outra.
 
Value pelas respostas, mas ainda tenho uma dúvida:

Quando eu estou fazendo a brassagem e no primeiro nível tenho a água de lavagem, no segundo a mostura e o terceiro será o de fervura ok.

Como eu faço a transferência da mostura, para a penela com o fundo falso para a recirculação?

Valeu!
 
Como eu faço a transferência da mostura, para a penela com o fundo falso para a recirculação?

Valeu!
Acho que você está com uma pequena confusão aqui, ou com os termos ou com os processos.

Fundo falso ou basooka são usados na mosturação, e antes de fazer a lavagem dos grãos você faz a recirculação (na panela com fundo falso) para só então transferir para a panela de fervura, que é o nível mais baixo do brewstand.

Att,
 
rechvagner

Hoje eu transfiro a mostura de uma penela sem fundo falso (para poder mexer sem queimar no fundo) para uma panela com fundo falso para recircular.

Como fica nesse caso? Eu faço a mostura com o fundo falso direto?

Abs
 
Value pelas respostas, mas ainda tenho uma dúvida:

Quando eu estou fazendo a brassagem e no primeiro nível tenho a água de lavagem, no segundo a mostura e o terceiro será o de fervura ok.

Como eu faço a transferência da mostura, para a penela com o fundo falso para a recirculação?

Valeu!
Cara tu faz a mostura em uma panela e transfere tudo pra outra panela com fundo falso? Mesmo tendo essa trabalheira toda nao muda nada o funcionamento di brewstand, tu vai usar os 3 niveis quando for fazer a lavagem e mandar o mosto pra panela de fervura, o que tu fizer antes que nao envolva passagem de liquido de uma panela para a outra não muda em nada.
Abraço
 
rechvagner

Hoje eu transfiro a mostura de uma penela sem fundo falso (para poder mexer sem queimar no fundo) para uma panela com fundo falso para recircular.
Compreendi.

Como fica nesse caso? Eu faço a mostura com o fundo falso direto?

Abs
Particularmente, eu não vejo necessidade de fazer esta trafega, torna-se mais demorado e pode-se oxigenar mais o mosto, agora não sei se antes da fervura tem algum problema também em oxigenar. Mas cada cervejeiro tem suas particularidades e se você se sente confortável também não há problemas.

Quanto aplicar isso ao brewstand fica mais complicado, pois você precisará de 4 níveis para isso e aí vem a questão de investimento. Nível 1 Flysparge, nível 2 mostura, nível 3 recirculação e nível 4 fervura.

Reflita se realmente é valido trafegar para recircular. É algo bem pessoal sua necessidade.

Eu utilizo bazooka, e sempre que tenho a fonte de calor ligada, não paro de movimentar o mosto, com movimentos bem no fundo da panela, e mesmo após desligar a fonte, continuo a movimentar por mais 1 minuto para garantir que a temperatura da panela de onde provinha a fonte de calor se equilibrou com a temperatura do mosto e não há mais chances de dar aquela "caramelizada".
 
Bom dia,

Foi esse modelo que aprendi em um curso e já fiz umas 15 brassagens assim.

Também acho trabalhoso, mas com fundo falso acho que eu teria que ficar recirculando quando o fogo estiver ligado (tem um post do Guenther sobre isso). O cara que fiz o curso diz que tenho que sempre mexer a mostura para não compactar e dificultar a extração do açucar, o que alguns comentam que não é necessário.

Nesse caso acho que uma bazooka seria mais prático para um brewstand de três níveis.

Abraço
 
Por falar em Brewstand, alguém já viu um modelo diferente do de 3 níveis?

Para mim o ideal seria que a panela de mostura e a de fervura ficassem no mesmo nível, assim eu poderia colocar o fermentador no nível mais baixo sem necessidade de usar bomba para transferir pro tanque, afinal na de mostura eu recirculo com a bomba e com a própria bomba faço a transfega para a de fervura, podendo estar no mesmo nível.
 
Por falar em Brewstand, alguém já viu um modelo diferente do de 3 níveis?

Para mim o ideal seria que a panela de mostura e a de fervura ficassem no mesmo nível, assim eu poderia colocar o fermentador no nível mais baixo sem necessidade de usar bomba para transferir pro tanque, afinal na de mostura eu recirculo com a bomba e com a própria bomba faço a transfega para a de fervura, podendo estar no mesmo nível.

Não tem mistério, só mandar fazer!
 
Eu faço a mostura na panela do fundo falso. Somente recirculando nos momentos em que o fogo está aceso. Isso controla a temperatura e evita a caramelização embaixo do fundo falso. No resto do tempo fica quietinho. Isso no 2º Nível.
No 1º Nível fica a água de lavagem, e no 3º a fervura.

Não transfiro todo o mosto (com os grãos) para uma outra panela, para recircular (me parece serviço de preso). hehehe
 

Latest posts

Back
Top