Brewstand DIY em Metalon

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Persevalli

Well-Known Member
Joined
Jan 21, 2017
Messages
508
Reaction score
397
Pessoal,

Há algumas semanas venho fazendo um Brewstand com meu pai, eu cuidando do projeto, materiais e elétrica (sistema elétrico RIMS) e ele cuidando de corte e solda. Pra mim ficou excelente , mais robusto e a um custo mais baixo que os de mercado que geralmente vemos.

Da HLT para MLT é gravidade. Na MLT a recirculação é via bomba e da MLT pra BK também é via bomba.

Abs

Persevalli

Fotos do Projeto.
 

Attachments

  • IMG_2538.JPG
    IMG_2538.JPG
    148.8 KB · Views: 457
  • IMG_2539.JPG
    IMG_2539.JPG
    148.2 KB · Views: 411
  • IMG_2543.jpg
    IMG_2543.jpg
    82.7 KB · Views: 447
Pronto e montado.
Falta apenas a caixa de comando definitiva, por isso que só está encaixada, não fixada.

Abs
 

Attachments

  • IMG_2796.jpg
    IMG_2796.jpg
    199.8 KB · Views: 541
  • BrewStand-1-girado.jpg
    BrewStand-1-girado.jpg
    232.5 KB · Views: 465
  • BrewStand-2-girado.jpg
    BrewStand-2-girado.jpg
    129.1 KB · Views: 551
  • BrewStand-3-girado.jpg
    BrewStand-3-girado.jpg
    135.2 KB · Views: 521
Parabens pelo trabalho.
Nao pensa em automatizar?

Obrigado Daniel!
Não penso , além de gostar de operar o processo em si , acho que não compensa a complexidade / custo adicional que isto traria visto que faço apenas 2 ou 3 levas por mês.
 
Muito bom, Parabéns.
O que me diz sobre esse controlador pid rex c100, é bom e confiável?

Obrigado amigo.

Sobre o PID , de minha parte sim , nunca tive problemas. Os originários da China me parecem ser algo bem "commoditizado" , ou seja , os produtos são praticamente iguais e com preços praticamente iguais, independente dos vendedores. Existem fabricantes de componentes industriais talvez mais especializados (um pouco mais caros - tipo NOVUS) , mas não sei se vale a pena.

Considerando que é comum venderem em Kit (PID + SSD + Sensor) , observei que é muito mais comum ter problema no sensor (normalmente vem um tipo K menos preciso que o ideal - os meus não tive problema algum) ou com o SSR (com capacidade menor do que o indicador - com os meus também não tive problema algum).
 
Obrigado amigo.

Sobre o PID , de minha parte sim , nunca tive problemas. Os originários da China me parecem ser algo bem "commoditizado" , ou seja , os produtos são praticamente iguais e com preços praticamente iguais, independente dos vendedores. Existem fabricantes de componentes industriais talvez mais especializados (um pouco mais caros - tipo NOVUS) , mas não sei se vale a pena.

Considerando que é comum venderem em Kit (PID + SSD + Sensor) , observei que é muito mais comum ter problema no sensor (normalmente vem um tipo K menos preciso que o ideal - os meus não tive problema algum) ou com o SSR (com capacidade menor do que o indicador - com os meus também não tive problema algum).

Qual vendedor comprou esse seu?
Poderia enviar alguma fotografia do poço térmico onde o sensor fica fixado na panela?
Pergunto isso porque pretendo montar um sistema parecido com o seu, e surgiu algumas duvidas, rsrs.
 
Olá amigo,

Na primeira foto , panela de mostura, sensor está em uma das entradas da cruzeta. Uso recirculação contínua. Do lado direito da cruzeta está a entrada (por gravidade) da panela com água de lavagem. No lado oposto está o retorno da bomba.

Na segunda foto, panela com água de lavagem, o sensor está fixado a uns 10cm do fundo, de forma simples.

Espero que ajude.

Abs
 

Attachments

  • IMG_3038.jpg
    IMG_3038.jpg
    161.6 KB · Views: 376
  • IMG_3039.jpg
    IMG_3039.jpg
    180.1 KB · Views: 328
Mosturação e Lavagem: 2.200w - Caldeirão 36 (ambas)
Fervura: 3.300w (caldeirão 40)

Atendem bem. Se fosse hoje, teria a fervura um pouco mais potente.
Ferve, mas não tão intensamente.
 
Entendi, estou montando um projeto parecido utilizando barris de chopp de 50 litros, pretendo tirar algo em torno de 40l e estou com duvida para calcular a resistência das panelas de lavagem e mostura.
 
Entendi, estou montando um projeto parecido utilizando barris de chopp de 50 litros, pretendo tirar algo em torno de 40l e estou com duvida para calcular a resistência das panelas de lavagem e mostura.

Para lavagem e mostura, recomendação usual seria de 30 a 50% da potência do dimensionamento da fervura. Eu usei um pouco mais e não me arrependo. Em rampas na mostura, por exemplo, consigo elevar algo como pouco mais de 1c por minuto.
 
Cara, ficou bem legal! Conseguiria fazer o projeto de 100L de brassagem?
Tenho interesse em automatizar meu processo, mas não tenho conhecimento técnico suficiente...
 
Boa tarde pessoal...
Estou começando a comprar equipamento ...estou engatinhando...
Mas quero comprar um brewstand desde já...tenho tinas de barril de 50l....
Mas confesso que não sei que tipo de brewstand comprar (ou mandar fazer).
Um amigo tem um de 3 módulos, com dois fogareiros nas laterais (as laterais tem a mesma altura)...no modulo central não tem fogareiro, ele usa só pra acomodar o chiller na parte de cima (uns 40 cm abaixo do nível do modulo lateral)...e tb. usa esse modulo central, na parte mais baixa, para passar o mosto pra panela da fervura com gravidade...
È bom esse sistema?
Que tipo de sistema vcs me indicam?
Vi que se usa muito o sistema de três lances (em escada)... é pratico? funciona melhor?
O que vcs me indicam?

Obrigado pessoal.
 
Olá, estou fazendo um brewstand pra mim no modelo tradicional, ou seja três degraus. Vou utilizar 4 barras de 6m de metalon. Brewstand para levas de 100L.
 
Muito bom! Quanto gastou de material para fazer a estrutura?

Obrigado.
Gaster R$ 330 de material , sendo R$ 270 metalon e o restante material para pintura.

Apenas uma correção, fui checar e os tubos são 20mm x 30mm.

Abs
 

Latest posts

Back
Top