Brewing in Bag

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Andersonzc

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
63
Reaction score
24
Pessoal.
Comecei a utilizar o sistema Brewing in Bag, isto e, aquele saco que facilita a filtragem após a brassagem. A minha pergunta é: muitos vídeos,no youtube, não fazem a lavagem nem a recirculacao,,além disso tem gente que aperta bem o saco com o grão para retirar todo o " suco" do grão. Como estas técnicas influenciam a cerveja...?
Obrigado.
 
Eu faço brew in a bag, pela praticidade e preguiça... rs. Mas então, eu faço a recirculação sim, não a lavagem, pois faço o brew in a bag full volume (Com um único volume de água.). E pelo que eu andei notando se você não apertar bem o saco, você tem uma perda legal de mosto. Eu faço levas de 10 litros, e se não apertar bem, perco quase 1,5 litros por leva. Essa técnica influencia a cerveja no que se refere à quantidade final que você vai ter de mosto pra fermentar, só isso.
 
essa bag cobre a boca da panela ou vcs amarram as pontas??? como faz para mexer??
 
Também faço minhas levas Brew in a Bag. Optei por essa técnica pela praticidade e economia de panela hehehe. Utilizo uma panela de 127 litros e faço levas de 60 litros. Faço uma pequena recirculação, mas não faço a lavagem. Devido ao peso da grande quantidade de malte (+ ou - 19 kilos) estou montando um sistema de roldanas no teto para facilitar a retirada do saco. Aí deixo ele pendurado sobre a panela para escorrer o máximo de mosto. Tenho conseguido bons resultados com essa técnica.
 
Eu também sou adepto do BIAB na panelinha. Eu uso um saco de pano de chão mesmo (novo e lavado, claro).

Eu uso uma espagueteira e coloco o saco com grãos no escorredor. Quanto termina a mostura, eu levanto o escorredor/saco e deixo escorrer o máximo possível. Depois coloco o escorredor num balde e lavo com mais 2 litros (o volume inicial na panela são 6 litros) e aperto bem o saco com os grãos até parar de sair mosto. Acho que melhora bastante a eficiência. Já ouvi em algum lugar que pode aumetar a quantidade de taninos e prejudicar um pouco o gosto da cerveja.
 
nunca usei essa técnica, mas estou interessado.
Que tipo de tecido vocês usam? Eu estou pensando em um saco de tecido de algodão mesmo, daqueles que antigamente se usavam para filtrar café.
Mas tenho a impressão que vai ser demorado para filtrar quando eu quiser eliminar os grãos...

O que acham os especialistas neste técnica? :)
 
Não uso BIAB mas acredito que o tecido do bag deva ter a malha mais aberta, para facilitar a circulação do líquido e melhorar a conversão.
Geralmente (pelo que tenho lido) o pessoal usa o "voil", um tecido que geralmente é usado para cortinas.
Já tentei, mas não encontrei, o tecido que aqui no RS é usado para as camisinhas de bomba de chimarrão.
 
Bom dia pessoal.
Para comprar o tecido é so ir em uma loja de tecidos e pedir tecido para véu de noiva ou cortina.
Nao precisa costurar o tecido, isto é, fazer uma bolsa. Pode colocar o tecido na panela, ja com água, e prender com os prendedores de papelaria ou prendedor de roupa.
Em relação ao final do processo, ja vi gente fazer a lavagem dos grãos, outros nao fazem nada e só deixam escorrer e descobri que tem gente que ferver os grãos por 10 minutos em outra panela, com 2 a 5 litros de água e depois misturam tudo no mosto, deixando escorrer os grãos no final do segundo processo.
A minha preocupação é com o gosto que estes processos podem influenciar na cerveja.

Abraço
 
Também comecei a usar o BIAB agora e é incrível como espremer o saco realmente influencia no volume final. Mas algo que notei das duas últimas brassagens que eu fiz foi a eficiência com duas moagens diferentes do malte. A primeira eu usei o liquidificador e moi bem fino, ficou bastante pó. Praticamente não fiz lavagem e consegui uma eficiência perto de 70%. Na outra fiz uma moagem maior, ainda no liquidificador mas fazendo menos pó. A eficiência caiu drasticamente. Ficou na casa dos 50%.

Alguém corrobora essa relação entre a moagem e eficiência?
 
Moagem muito “fina” aumenta a extração de taninos que podem causar um sabor adstringente na cerveja e pode causar uma “Stuck Sparge” (ver postagem sobre lavagem e filtragem para mais detalhes).

Moagem muito “grossa” pode prejudicar sua eficiência fazendo sua litragem final diminuir ou a OG estimada de sua receita ser menor que o esperado.

Moagem com "grãos partidos", comum em que faz com liquidificador ou processador de alimentos. Os grãos ficam partidos, mas presos sendo difícil solubilizar o endosperma.

SOLUÇÃO: Ajuste seu moedor para que não fique uma quantidade grande de pó e com poucas cascas inteiras (indicativo de moagem “fina”), mas que também não deixem grãos inteiros (indicativo de moagem grossa). Uma moagem excelente tem pouco pó, uma quantidade razoável de cascas intactas e pouquíssimos (ou nenhum) grãos inteiros.
http://henrikboden.blogspot.com.br/2011/07/os-10-erros-mais-comuns-ao-se-produzir.html
 
Moagem muito “fina” aumenta a extração de taninos que podem causar um sabor adstringente na cerveja e pode causar uma “Stuck Sparge” (ver postagem sobre lavagem e filtragem para mais detalhes).

Mas no caso do BIAB isso do stuck sparge não tem muita validade, já que no BIAB não há necessidade de lavagem e filtragem. Lembro de ter lido que no caso do BIAB seria preferível fazer uma moagem mais fina para compensar a perca de eficiência da falta de lavagem.
 
Mas como já foi dito, você pode lavar sim no BIAB e com isso aumentar sua eficiência.
Além das saídas citadas aqui (lavar em outro balde, ferver em outra panela), outra possibilidade é apenas aquecer água em outra panela e mergulhar o saco lá, apertando o bag no final do tempo (quanto tempo? não sei).

Agora vem uma dúvida: quanto de prejuízo com taninos podemos ter moendo o malte no liquidificador. Também já vi que muita gente faz isso, e que muita gente diz que BIAB pode usar malte muito moído sem problemas. Será que o povo está tomando cerveja adstringente sem saber?
 
Apertar o saco do BIAB pode extrair taninos dos grãos e prejudica muito a clarificação da cerveja.

Fiz isso uma vez e tive um resultado péssimo.

Eu prefiro uma cerveja mais bonita e com melhor qualidade do que ter pouquissimos litros a mais no final do processo.

Minhas levas são de 10 litros e não vejo nenhum problema em ter apenas 8 litros finais.
 
Apertar o saco do BIAB pode extrair taninos dos grãos e prejudica muito a clarificação da cerveja.

Fiz isso uma vez e tive um resultado péssimo.

Eu prefiro uma cerveja mais bonita e com melhor qualidade do que ter pouquissimos litros a mais no final do processo.

Minhas levas são de 10 litros e não vejo nenhum problema em ter apenas 8 litros finais.

Rodrigo,

você faz lavagem dos grãos?
 
eu faço levas de 10 ~15 litros, com lavagem. suspendo o saco e coloco em cima de uma grelha e faço a lavagem da mesma forma que faria em uma panela. O tempo de contato com os grãos não é muito grande, mas já é uma lavagem. Acho que o melhor é colocar em uma panela grande e jogar água a 76 ~78ºC e deixar um tempo em contato, ou colocar dentro de um escorredor de macarrão que caiba tudo. O problema é que com o volume de malte que fica no saco, não consigo nem colocar em uma panela nem em um escorredor.

Eficiências entre 62 e 70%
 

Latest posts

Back
Top