Brewersfriend vs FWH

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatomiani

Well-Known Member
Joined
Dec 6, 2013
Messages
180
Reaction score
61
Olá,

Estou criando uma receita aqui para testar FWH, nunca fiz e quero testar. Sera uma american IPA, single hop de Amarillo. Em todos lugares a literatura diz que ao usar FWH a carga de amargor será maior que frente à adição do lúpulo nos 60min de fervura. No entanto, ao usar o brewersfriend está dando uma diferença bem grande quando coloco 50g no FWH (65 ibu) e quando coloco as mesmas 50g na fervura por 60min (86 ibu)... as fotos com as adições estão em anexo.

Alguem tem alguma ideia se o software está errado, ou se é isso mesmo? Valeu!
 

Attachments

  • FWH.jpg
    FWH.jpg
    159.4 KB · Views: 151
Continuei procurando algumas coisas aqui... encontrei no how to brew que a adição FWH é como se fosse adicionado lupulo à aproximadamente 20min de fervura... alguem que já fez ai pode dar uma ajuda?
 
Eu uso o Beersmith 2 e o amargor do FWH em relação à adição dos 60 min é ligeiramente superior. Talvez entre 10-15%, não superior a isso.
Acho que tem algo errado nesse cálculo do teu software.
[]'s
 
Continuei procurando algumas coisas aqui... encontrei no how to brew que a adição FWH é como se fosse adicionado lupulo à aproximadamente 20min de fervura... alguem que já fez ai pode dar uma ajuda?
O How to Brew está errado, já foram feitos vários testes químicos sobre isso. O IBU gerado REAL, por análise química, é maior do FWH do que a 60 minutos.

A percepção sim, parece um pouco menor porque o amargor é menos "áspero", quando feito Teste Cego de degustação, por isso que lá nos primórdios (quando o How to Brew foi escrito), pensava-se que era equivalente aos 20 minutos, porque a 20 também gera um amargor razoavelmente menos áspero... mas o cálculo de IBU é completamente errado, e o Brewer's Friend, nesse ponto, está errado. BeerSmith está certo.

Abraço,
 
Mas se fazendo teste cego é equivalente à adição de 20min não vale a pena "desconsiderar" o IBU real na hora de montar a receita e usar o IBU de uma adição de 20min pra ter ideia da percepção de amargor que será obtida?

Nesse ponto talvez o cálculo cientificamente correto não seja tão útil, ou estou falando uma besteira muito grande?
 
Mas se fazendo teste cego é equivalente à adição de 20min não vale a pena "desconsiderar" o IBU real na hora de montar a receita e usar o IBU de uma adição de 20min pra ter ideia da percepção de amargor que será obtida?

Nesse ponto talvez o cálculo cientificamente correto não seja tão útil, ou estou falando uma besteira muito grande?

IBU é IBU, sabor é sabor. FWH é diferente de adicao aos 60min que é diferente de adicao aos 20min que é diferente aos 5min... todas essas adicoes dao IBU, mas 5 ibus de um sao diferentes de 5 ibus no outro.

Voce nao tá falando besteira mas tá sendo meio redundante, é o que voce falou mesmo, faz a receita e ve como ficou, se nao ficar o que voce queria, experimenta outras técnicas.
 
Achei essa apresentação onde o cara mostra um teste realizado com análises químicas e testes cegos, começa a partir do slide 29... bem interessante
Denny Conn PPT
 
Mas se fazendo teste cego é equivalente à adição de 20min não vale a pena "desconsiderar" o IBU real na hora de montar a receita e usar o IBU de uma adição de 20min pra ter ideia da percepção de amargor que será obtida?

Nesse ponto talvez o cálculo cientificamente correto não seja tão útil, ou estou falando uma besteira muito grande?
Não entendeste............. a percepção parecida com 20 minutos é em relação à SUAVIDADE do amargor, ou seja, não é um amargor HARSH, áspero, como na adição de 60 minutos..... não estou falando de intensidade, e sim tipo de amargor... FWH gera um amargor mais "aveludado", não mais fraco.

Exemplo.... podes fazer 2 cervejas com 60 IBUs... em uma, adicionar uma quantidade X de lúpulo a 60 minutos para atingir os 60 IBUs, e em outra, adicionar BEM MAIS lúpulos (para compensar) numa adição única a 20 minutos, quantidade também calculada para atingir os mesmos 60 IBUS.......... ou seja, as duas cervejas teriam 60 IBUs reais, mas a que teve adição somente a 20 minutos terá um amargor mais aveludado, menos Harsh.
 
Last edited:
Estou estudando esse método é acho que será interessante para uma Session IPA. Vou testar e posto as Minhas impressões aqui no grupo.
 
Back
Top