Brassagem em duas etapas com BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Andersonzc

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
63
Reaction score
24
Boa tarde pessoal.
Entrei em um site americano e vi um procedimento interessante na brassagem.
O procedimento é o seguinte.

1) procedimento normal com os grãos sendo elevados na temperatura para a extração dos açucares,

2) em vez de fazer o mash out, retira-se o saco com o grão e coloca este saco em uma panela com água a 20c. (Quantidade de água igual a 1/3 da água da brassagem inicial),

3) esquenta esta agua com os grãos até os 78c, fazendo assim o mash out,

4) faz a recirculação do grão com esta água,

5) lavagem normal,

6) mistura esta segunda brassagem com a primeira,


O principal beneficio que vejo deste procedimento, e que é relatado no site, seria a extração de açucares em duas etapas....
E aí, o que voces acham....
Teria vantagens ou desvantagens.......

Abraço

Anderson
 
Olá Anderson, acho que seria interessante se voce colocasse o link do site que citastes.
 
Isso é o que chamam de Maxi BIAB e é extensamente discutido no Biabrewer.info.

Pelo que os "cardeais" do site falam, o ganho em eficiência é marginal demais para justificar o trabalho. O que defendem, isso sim, é uma certa recirculação durante a brassagem, para garantir que os açúcares sejam extraídos por igual.

Na minha até agora primeira e única brassagem BIAB, não fiz nada disso. Me limitei a mexer os grãos esporadicamente.

Abs
 
Back
Top