Brassagem dupla e muita dúvida

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlexCorsato

Well-Known Member
Joined
Feb 10, 2014
Messages
105
Reaction score
20
Galera, fizemos uma aventura cervejeira no final de semana. Somos 4 pessoas empenhadas em produzir e no último fds estávamos todos na cidade então decidimos fazer uma brassagem dupla.

Já tinhamos feito uma receita de 20 litros de BLOND ALE, saiu com bastante trub no fermentador e está fermentando ainda, veremos o resultado logo menos.

A gente ia fazer 40 litros, mas decidimos dividir em 2, só para não perder muito caso não ficasse boa.

Enfim, vamos aos resultados da nossa ultima aventura.
A água foi fervida e preparada na sexta a noite, também moemos tudo na sexta para adiantar a brassagem, achamos que não teria problema o grão ser moido na noite anterior, não ficou nem 1 dia inteiro depois de moido, e tudo foi guardado em recipientes fechados.

No sábado a tarde começamos com a Blond, fizemos 3 etapas de cozimento, teste de iodo ficou laranja logo de primeira e fomos para recirculação e lavegem, usamos pela primeira vez uma bombinha de maquina e deu certo, o bagaço ficou perfeito no fundo e o mostro estava bem claro.
Fomos para fervura e o fogão não colaborou. Apesar de demorar, ferveu, mas não vigorosamente. Resfriamos com chiller, então não demorou mais que 15 minutos, fizemos a adição do lúpulo em um grain bag então tinha pouca coisa quando passamos pelo coador. Aeramos e adicionamos o fermento, que foi preparado antes e estava belezinha com uma camada bem grossa de espuma. lacrado e fermentando a 18°C

Problema: a OG ficou 1032. Fiz a medição logo depois que resfriamos.
Alguém consegue nos dar uma luz do porque ficou tão abaixo do esperado que era 1045?


Segunda brassagem seria de uma WEIZEN. Meio desastrosa.
A idéia era começar assim que o caldeirão de brassagem fosse liberado, eu coloquei o grão na água a 30°C.... nesse momento um dos nossos sócios precisou ir embora, e também não tinhamos visto a hora passar, mas a idéia era terminar o dia lá mesmo, logo depois outro sócio teve que ir... momento díficil, tocar uma fervura e uma brassagem de 20 litros cada somente em 2 pessoas... resolvemos não aquecer a weizen e deixar para o dia seguinte, então esse grão ficou 1 dia na água a temperatura ambiente.
No domingo fizemos 1h30 a 65°C, fiz o teste de iodo e estava completamente preto... deixamos mais meia hora e fomos fazendo o teste.. ainda preto..
Enfim cansamos e resolvi recircular mesmo assim.. a bombinha, que tinha funcionado bem, não conseguiu sugar o mostro.. o filtro entupiu de tal maneira que não tinha jeito.. tivemos que peneirar tudo a lavagem não foi tão eficiente, perdemos temp... aí já pensei que essa cerveja estava arruinada... mesmo assim fui ferver, fizemos adição de calda de açucar (estilo belga).. resfriamos sem problemas e obtivemos densidade de 1048, acima do esperado de 1043.
Eu fiz o mesmo processo para ativar o fermento, que é diferente do que usamos na blond, mas esse não criou espuma, aí já não sei se o fermento iria funcionar..
Coloquei na geladeira a 18°C e seja o que deus quiser...

Não espero muito da weizen, mas eu gostaria de saber se essa pernoite na água estraga muito? e se existe uma maneira melhor de filtrar cerveja de trigo..
 
Vamos por partes. Primeiro, a OG de 1032 pode ser por vários motivos. Basicamente tu teve uma baixa eficiência, e isso normalmente se resume em moagem, e filtragem mal feita, seja por ser muito rápido, ou pelo filtro que seja mal distribuído, ou simplesmente temperaturas mal conduzidas na mosturação.

Quanto ao fermento criar espuma, isso não quer dizer nada. Uns fazem, outros não, mas isso não é indicação que está bom ou ruim.

Sobre a pernoite, cara, eu ACHO que pode ser prejudicial, mas no que.... não sei. Nunca tinha visto ninguém fazer isso. Das vezes que eu tive que terminar a cerveja no outro dia, eu pelo menos filtrei/lavei para a panela de fervura, e então fechei a tampa e fui dormir.

Abraço,
 
Boa tarde.
Eu sou sócio do AlexCorsato e estava presente nesta ultima brassagem.
Com relação ao que foi citado, a moagem eu não posso garantir muito, pois o moedor que temos é muito antigo, variando muito os grãos, alguns viraram pó, alguns não moeram e outros do jeito que era esperado. Em relação à temperatura, é a parte onde ficamos mais atentos e não deixamos variar mais que 2 graus pra cima ou pra baixo em cada etapa. A filtragem foi mais rápida do que na primeira brassagem, porém achei que ficou mais bem feita. Na primeira usamos o grainbag e acabamos não sabendo manusear corretamente. Tivemos uma problema com o fogão dessa vez, apesar de também ser industrial, demorou muito para chegarmos na temperatura de fervura.
Estamos nos acertando aos poucos. Dessa vez o teste de iodo acertamos logo de cara (na Golden Ale) na próxima esperamos acertar a densidade!
 
Concordo que precisamos de um moedor melhor, o fogão tem o que tem em casa (alta-pressão e muito mais rápido e fácil de controlar), mas no meu ponto de vista é o filtro.
Temos um mini-bazoka, fica só no canto da panela e quando fizemos a de trigo o entupimento foi de cinema...
Talvez podemos prolongar a filtragem e recirculação.
Nós deixamos a recirculação e fomos adicionando água enquanto acontecia, pois usamos uma bombinha. Então a recirculação, lavagem e filtragem aconteceram simultaneamente.
Mas aquele filtrinho não me agrada muito...

A weizen começou a borbulhar na quarta-feira, 3 dias depois que foi pra geladeira (18°C) mas a golden ale tava borbulhando poucas horas depois de colocar o fermento.

Infelizmente tivemos esse contra-tempo e o malte ficou na água a noite, mas pela cor que ficou e considerando que começou a borbulhar eu acho que ainda vai sair uma cerveja bebível, apesar da pernoite na água.
 
Só precisamos de um novo densímetro, pois o nosso quebrou.. =/
Tem uma que está no balde a quase 2 semanas e eu estou ansioso pra checar a densidade, pois ela já parou de borbulhar.
 
Back
Top