Brassagem de 5 litros com equipamento de 20, dá?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcatunda

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2016
Messages
57
Reaction score
8
Fala ai gente!

To querendo fazer brassagens mais contantes, mas não teve jeito de achar uma bombona de 10 litros que coubesse na geladeira com minha outra bombona de 20 litros.

Então imaginei fazer levas de 5 litros para realizar experiências, porém, gostaria de saber se dá certo usar a panela n36 pra isso!

Meu medo é que o mosto fique todo no fundo, abaixo da torneira, e eu acabe com apenas umas gotas de mosto indo para o fermentador.

Sugestões são bem vindas, mas to curto de grana, por isso não vou comprar todo um equipamento de tamanho diferente!

Valeu!
 
sim, dá pra fazer. basta vc calcular sua receita pra isso.

Por exemplo, na minha panela n36 eu sei que perco 4 litros pra baixo da torneira. Dessa forma, se eu quisesse fazer uma receita de 5 litros, simplesmente planejaria ela para ter pelo menos 9 litros na panela. 5L vão pro balde e os outros 4L é o fundo da panela.

Como eu uso beersmith, que já está configurado pra essa perda, eu já teria calculado tudo o que preciso.
 
Fala ai gente!

To querendo fazer brassagens mais contantes, mas não teve jeito de achar uma bombona de 10 litros que coubesse na geladeira com minha outra bombona de 20 litros.

Então imaginei fazer levas de 5 litros para realizar experiências, porém, gostaria de saber se dá certo usar a panela n36 pra isso!

Meu medo é que o mosto fique todo no fundo, abaixo da torneira, e eu acabe com apenas umas gotas de mosto indo para o fermentador.

Sugestões são bem vindas, mas to curto de grana, por isso não vou comprar todo um equipamento de tamanho diferente!

Valeu!

Eu creio que não dá... devido ao fato da cama de grãos ser muito baixa... entende? Talvez 10 litros seja possível, mas 5 a cama de graos vai ficar com o que... uns 3 centimetros? (assumindo que fique 12 em 20) Não vai rolar a formação.
 
Eu creio que não dá... devido ao fato da cama de grãos ser muito baixa... entende? Talvez 10 litros seja possível, mas 5 a cama de graos vai ficar com o que... uns 3 centimetros? (assumindo que fique 12 em 20) Não vai rolar a formação.

Faça BIAB, o investimento em um grain bag é irrisório...
 
Mesmo usando grain bag, hop bag, e tomando o máximo de cuidado, vc só vai levar sujeira para o fermentador. Vai ter que fazer 10 litros para aproveitar 5...

Compensa mais comprar uma panelinha de 8 a 10 litros por 60 reais, e ir invertendo os registros até arranjar a grana para outro registro. Para resfriar o mosto vai no gelo e balde/pia.
 
Era o que eu tava imaginando mesmo, não vai sair nada! rs

O BIAB não tinha me passado pela cabeça, mas pode ser uma boa alternativa!

Valeu!
 
Pois é, o investimento em uma panela menor também é bem pequeno, comparado ao resto do equipamento que você já tem. E a minha panela para levas pequenas sequer furei, faço a transferência por sifonamento mesmo, o que pode inclusive fazer na panela grande também, ignorando o registro.
 
Back
Top