Brassagem de 150L - Equipamentos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MateusS

Member
Joined
Mar 12, 2015
Messages
23
Reaction score
4
Pessoal, iremos aumentar nossa produção, passando dos atuais 20L para 150L por brassagem. E isso resulta na compra de novos equipamentos.

Alguém faz ou já fez brassagens nessa litragem? Se sim, quais os tamanhos das panelas utilizadas?

Eu encontrei essas dimensões no fórum dos EUA, mas gostaria de mais alguma opinião (http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=164949).

Abraço,
Mateus Schmidt
 
Pessoal, iremos aumentar nossa produção, passando dos atuais 20L para 150L por brassagem. E isso resulta na compra de novos equipamentos.

Alguém faz ou já fez brassagens nessa litragem? Se sim, quais os tamanhos das panelas utilizadas?

Abraço,
Mateus Schmidt

Bom dia, Mateus!

Só para te dar um heads up. As pessoas acham que fazer essa transição é simples, e que basta aumentar a panela...

No entanto, o aumento do volume vai te trazer outras variáveis e gargalos de produção (mostura, filtragem, resfriamento, envase, fermento, fermentação, etc...) que poderão tirar teu prazer em brassar.

Já tive equipos de 250l em casa, e não era gambiarra, era um micro cervejaria, fermentador cônico de inox e tudo o que tem de melhor. Fiquei com ele quase um ano e dei um passo para "trás" voltando a fazer 50l.

O aumento de volume tira muito a capacidade de se fazer testes e experimentos, deixando pouca margem para erros.

Tudo isso só para tua reflexão e para não perderes um eventual investimento alto.

Abs
 
Mateus,

Aumentei minha produção de 20L para 100L, encontrei panelas e fogareiros em um melhor custo benefício para essa litragem. Sugiro manteres teu KIT de 20L para seguir testando receitas e processos.
Esse upgrade requer bastante estudo, testes e investimento. Desde a configuração adequada do teu setup no BS a testes de fervura com fogareiros e testes de resfriamento.
Eu não me arrependo!
 
Pessoal, iremos aumentar nossa produção, passando dos atuais 20L para 150L por brassagem. E isso resulta na compra de novos equipamentos.

Alguém faz ou já fez brassagens nessa litragem? Se sim, quais os tamanhos das panelas utilizadas?

Eu encontrei essas dimensões no fórum dos EUA, mas gostaria de mais alguma opinião (http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=164949).

Abraço,
Mateus Schmidt
Eu faço brassagem de até 110L em uma panela de 150L. Fazendo a proporção vc poderia utilizar então uma panela de uns 200L, se fizer uma panela de 63,3cm de diâmetro e o mesmo de altura você consegue esse volume. O ideal é você ter ao menos duas panelas em um BrewStand, uma para brassar e outra pra ferver (para brassar até dá pra ser um pouco menor). Uma terceira panela você tem que ter para a água de lavagem. Como já disseram aqui a questão de resfriamento fica mais dificultoso, eu faço uns 80 litros de água gelada/gelo em dia anterior, quando vou resfriar eu coloco o gelo dentro de uma caixa dágua de 350 Litros. Fiz uma estrutura onde eu faço o içamento da panela para poder baixar na caixa dágua. Eu mantive meus fermentadores antigos (20L e 40L) de forma que quando quero fazer quantidades menores uso a panela de esquentar a água de lavagem (de 70 Litros) para esse propósito.
Ah vc tem que ter um fogareiro bom, eu utilizo dois juntos de alta pressão, iguais a esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/...strial-alta-presso-2-bocas-junior-gas-roa-_JM .
O fermentador de 150L, a não ser que você o faça, creio que é mais difícil encontrar, eu tenho um de inox que fermenta os 110L, apesar da recomendação de 100L, que adquiri do Lamas. Ficou mais barato eu adquirir um refrigerador usado desses expositores para colocar o fermentador dentro, coube certinho, com isso o custo total do fermentador refrigerado caiu pra mais da metade do preço.
 
Bom dia, Mateus!

Só para te dar um heads up. As pessoas acham que fazer essa transição é simples, e que basta aumentar a panela...

No entanto, o aumento do volume vai te trazer outras variáveis e gargalos de produção (mostura, filtragem, resfriamento, envase, fermento, fermentação, etc...) que poderão tirar teu prazer em brassar.

Já tive equipos de 250l em casa, e não era gambiarra, era um micro cervejaria, fermentador cônico de inox e tudo o que tem de melhor. Fiquei com ele quase um ano e dei um passo para "trás" voltando a fazer 50l.

O aumento de volume tira muito a capacidade de se fazer testes e experimentos, deixando pouca margem para erros.

Tudo isso só para tua reflexão e para não perderes um eventual investimento alto.

Abs

Bom dia, Ronaldo.

Sim, de fato não é uma simples transição. Todos os equipamentos devem ser revistos. Por exemplo, hoje não utilizamos bomba para a recirculação, mas para 150L teremos que usar. O resfriamento também deverá ser realizado por placas ou contrafluxo, coisa que hoje fazemos com um chiller normal.

Mas questiona das panelas porque é minha principal dúvida em todo esse novo processo.

Obrigado pelo alerta.

Abraço,
Mateus Schmidt
 
Mateus,

Aumentei minha produção de 20L para 100L, encontrei panelas e fogareiros em um melhor custo benefício para essa litragem. Sugiro manteres teu KIT de 20L para seguir testando receitas e processos.
Esse upgrade requer bastante estudo, testes e investimento. Desde a configuração adequada do teu setup no BS a testes de fervura com fogareiros e testes de resfriamento.
Eu não me arrependo!

Bom dia, Leo!

Sim, todo o equipamento de 20L será mantido para brassagens menores, até porque fazer testes em brassagens de 150L é arriscado demais.

Abraço,
Mateus Schmidt
 
Eu faço brassagem de até 110L em uma panela de 150L. Fazendo a proporção vc poderia utilizar então uma panela de uns 200L, se fizer uma panela de 63,3cm de diâmetro e o mesmo de altura você consegue esse volume. O ideal é você ter ao menos duas panelas em um BrewStand, uma para brassar e outra pra ferver (para brassar até dá pra ser um pouco menor). Uma terceira panela você tem que ter para a água de lavagem. Como já disseram aqui a questão de resfriamento fica mais dificultoso, eu faço uns 80 litros de água gelada/gelo em dia anterior, quando vou resfriar eu coloco o gelo dentro de uma caixa dágua de 350 Litros. Fiz uma estrutura onde eu faço o içamento da panela para poder baixar na caixa dágua. Eu mantive meus fermentadores antigos (20L e 40L) de forma que quando quero fazer quantidades menores uso a panela de esquentar a água de lavagem (de 70 Litros) para esse propósito.
Ah vc tem que ter um fogareiro bom, eu utilizo dois juntos de alta pressão, iguais a esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/...strial-alta-presso-2-bocas-junior-gas-roa-_JM .
O fermentador de 150L, a não ser que você o faça, creio que é mais difícil encontrar, eu tenho um de inox que fermenta os 110L, apesar da recomendação de 100L, que adquiri do Lamas. Ficou mais barato eu adquirir um refrigerador usado desses expositores para colocar o fermentador dentro, coube certinho, com isso o custo total do fermentador refrigerado caiu pra mais da metade do preço.

rsrsrsrsrsrsr! Ratificou o meu ponto...
 
rsrsrsrsrsrsr! Ratificou o meu ponto...
Isso mesmo, @Ronaldo, não é tão simples, o trabalho aumenta pra caramba. Eu ainda estou melhorando aos poucos o processo, adquirindo ou melhorando os equipamentos, para tornar cada vez menos trabalhoso. E as levas de 110 litros só faço com receitas já consagradas anteriormente.

Abs.
 
Eu faço brassagem de até 110L em uma panela de 150L. Fazendo a proporção vc poderia utilizar então uma panela de uns 200L, se fizer uma panela de 63,3cm de diâmetro e o mesmo de altura você consegue esse volume. O ideal é você ter ao menos duas panelas em um BrewStand, uma para brassar e outra pra ferver (para brassar até dá pra ser um pouco menor). Uma terceira panela você tem que ter para a água de lavagem. Como já disseram aqui a questão de resfriamento fica mais dificultoso, eu faço uns 80 litros de água gelada/gelo em dia anterior, quando vou resfriar eu coloco o gelo dentro de uma caixa dágua de 350 Litros. Fiz uma estrutura onde eu faço o içamento da panela para poder baixar na caixa dágua. Eu mantive meus fermentadores antigos (20L e 40L) de forma que quando quero fazer quantidades menores uso a panela de esquentar a água de lavagem (de 70 Litros) para esse propósito.
Ah vc tem que ter um fogareiro bom, eu utilizo dois juntos de alta pressão, iguais a esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/...strial-alta-presso-2-bocas-junior-gas-roa-_JM .
O fermentador de 150L, a não ser que você o faça, creio que é mais difícil encontrar, eu tenho um de inox que fermenta os 110L, apesar da recomendação de 100L, que adquiri do Lamas. Ficou mais barato eu adquirir um refrigerador usado desses expositores para colocar o fermentador dentro, coube certinho, com isso o custo total do fermentador refrigerado caiu pra mais da metade do preço.

Bom dia, Cleber.

Sim, o fogareiro tem de ser um que dê conta de tanta água sem perder eficiência. O fermentador de 150L tem uma empresa (Indupropil) que fabrica que tem o tamanho para ser posto em uma geladeira também.

Abraço,
Mateus Schmidt
 
No entanto, o aumento do volume vai te trazer outras variáveis e gargalos de produção (mostura, filtragem, resfriamento, envase, fermento, fermentação, etc...) que poderão tirar teu prazer em brassar.

Fala pessoal,

Quero aumentar minha produção atual de 50L para algo maior. Consigo fazer brassagens de 50L por vez mas o gargalo é o fermentador e a geladeira. Eu tenho um fermentador estilo bombona que não aproveita bem as dimensões da geladeira mas também não deixa espaço para outros fermentadores. Consigo no máximo por um balde de 20L em baixo mas já queria expandir para 100L, 150L, 200L por vez(pois somos 8 "cervejeiros"). Alguma ideia de qual seria o melhor custo beneficio para melhor aproveitar os tamanhos de geladeiras e fermentadores?

Muito obrigado!
 

Attachments

  • IMG_20170516_013340134.jpg
    IMG_20170516_013340134.jpg
    961.8 KB · Views: 70
Pessoal, iremos aumentar nossa produção, passando dos atuais 20L para 150L por brassagem. E isso resulta na compra de novos equipamentos.

Alguém faz ou já fez brassagens nessa litragem? Se sim, quais os tamanhos das panelas utilizadas?

Eu encontrei essas dimensões no fórum dos EUA, mas gostaria de mais alguma opinião (http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=164949).

Abraço,
Mateus Schmidt

Eu vou no que a maioria do pessoal disse acima...

Vai deixar de ser um Hobby, pois terá bastante trabalho, que pode ser minimizado com automações e etc.

A brassagem em si, vejo que não tem tanto aumento de trabalho.

A questão maior é a Moagem, resfriamento e principalmente as transfegas de mosto para o fermentador.

Se não tiver um cônico auto-refrigerado com rodinhas e tal, vai ser bem complicado...

Aí vamos para a fase de envase. Se tiver uns 140 litros de cerveja no fim, serão 233 garrafas de 600 ml para envasar e se for usar postmix, vai precisar de 8, ou 3 barris de 50 litros por exemplo...

Se for envasar tudo num dia só, vai gastar mais do que 6 horas.

Não é querer te desamar amigo, mas o investimento que terá que fazer, para que suas brassagens não virem um inverno, vai ser pra cima de uns R$10.000,00 fácil...

Eu acredito que o limite saudável para HomeBrew é de 60 a no máximo estourando 100 litros, sem necessidade de tantas automações.
 
Back
Top