Brassagem com recirculaçao permanente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitorff

Active Member
Joined
May 28, 2015
Messages
39
Reaction score
5
Pessoal,


Estou apenas na quarta brassagem porém estou buscando melhorar meu equipamento cada vez mais.

A ultima aquisiçao foi uma bombinha chinesa que dizem ser foodgrade onde funcionou muito bem.

Estou utilizando ela em toda a brassagem, por exemplo, deixando recirculando por 60min e controlando a temperatura durante todo o tempo... é certo fazer isso ou devo apenas recircular após acabar a brassagem?

Segue abaixo o video:

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=Lq59_Z9mekE"]https://www.youtube.com/watch?v=Lq59_Z9mekE[/ame]
 
Recirculação constante pra mim só é viável com sistema de controle de temperatura automatizado. Se tu tiver saco pra ficar ligando e desligando fogão, OK. Eu não tenho....
 
Recirculação constante pra mim só é viável com sistema de controle de temperatura automatizado. Se tu tiver saco pra ficar ligando e desligando fogão, OK. Eu não tenho....



Cara, essa leva que eu fiz foi de 1 hora a 65º e eu tive que ligar o fogão apenas uma vez.... até que foi tranquilo...

Achei também que iria esfriar mais rapido o mosto...

abc
 
eu uso sistema hermes estou satisfeito mas no meu caso sao 2 panelas uma fica no fogo a outra recircula mosto pela bomba com chiller imerso em agua que a 2 panela esquenta
 
Recirculação CONSTANTE..... só deve ser utilizada em sistemas com controle de temperatura automático, seja com resistência, ou com fogo, mas tem que ligar/desligar sozinho.

Recirculação constante sem isso só te prejudica, faz perder temperatura, faz com que tenha que ficar corrigindo temperatura manualmente.... e "manualmente" = "baixa repetibilidade"......... menos do que não fizer nada e deixar cair a temperatura, o que não tem problema se você deixar a panela tampada e não tocar nela durante 1h30.

Abraço,
 
Mas uma dúvida (brassagem RIMS - fundo falso):

Quando a fonte de calor está ligada devemos necessariamente recircular o mosto, e quando estamos dentro da faixa de temperatura programada para a brassagem, a recirculação não seria interessante nem acrescentaria muito à eficiência, clarificação, etc.?

A não ser que o cervejeiro tenha algum outro objetivo e abriria mão de "segurar" a temperatura por mais tempo, sendo obrigado a acionar a fonte de calor mais vezes (mais tempo)?
 
Mas uma dúvida (brassagem RIMS - fundo falso):

Quando a fonte de calor está ligada devemos necessariamente recircular o mosto, e quando estamos dentro da faixa de temperatura programada para a brassagem, a recirculação não seria interessante nem acrescentaria muito à eficiência, clarificação, etc.?

A não ser que o cervejeiro tenha algum outro objetivo e abriria mão de "segurar" a temperatura por mais tempo, sendo obrigado a acionar a fonte de calor mais vezes (mais tempo)?
RIMS ou HERMS = recirculação constante, e controle de temperatura feito por termostato.

O que muda nos dois é o tipo de aquecimento, que no RIMS, a fonte de calor aquece o mosto diretamente, e no HERMS, indiretamente.

Ou seja, em ambos os casos, o sistema fica sempre recirculando, e o aquecimento deve ficar ligando/desligando conforme o termostato que o controla.

Já em sistemas que não são controlados automaticamente, é loucura (na minha opinião) ficar recirculando de forma constante e ligando e desligando no braço.... isso gera uma repetibilidade menor que desligar tudo e só ligar novamente na hora do mash-out.

Abraço,
 
O pessoal já explicou o resto. Uma dica. No vídeo você controla a vazão da bomba pela válvula da panela que seria a entrada da bomba. O certo seria controlar sempre na saída da bomba para preservar a mesma.
 
Estou montando um equipamento com recirculação permanente. À princípio estou utilizando 1 grau de histerese( variação de temperatura) no controlador, lembro de ter lido no how To brew que a variação de até 2 graus na mostura não seria problema. resolvi por zelo por 1 grau. Isso é suficiente?
 
Last edited:
Estou montando um equipamento com recirculação permanente. À princípio estou utilizando 1 grau de histerese( variação de temperatura) no controlador, lembro de ter lido no how To brew que a variação de até 2 graus na mostura não seria problema. resolvi por zelo por 1 grau. Isso é suficiente?

Uma ótima pergunta. Estou com a mesma dúvida...
 
Back
Top