Brassagem com recirculação contínua / permanente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandrocosta

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
250
Reaction score
33
No vídeo [ame="https://www.youtube.com/watch?v=5IEffGCsSLY"]Equipamento RIMS de 10 litros - Primeira Brassagem[/ame] vi que o Guenther deixa formar um redemoinho durante a brassagem, imagino que seja para manter as enzimas em movimento, e que isso ajuda na conversão.

No meu equipamento tento fazer a mesma coisa, mas percebi que no local em que a mangueira solta o mosto forma-se um buraco bem fundo, e isso cria um caminho preferencial para o mosto (dá pra ver uma área escura depois da saída da mangueira seguida de uma área clara onde os grãos se acumulam na imagem anexada abaixo).

No vídeo [ame="https://www.youtube.com/watch?v=sq7xN5Mm_jY"]BRP Brassagem com Recirculaçao Permanente - Cerveja artesanal - RIMS[/ame] o Fernando evita que este caminho preferencial seja criado.

Pergunta pra quem utiliza este processo: qual solução é a mais indicada para aumentar a eficiência da brassagem?
 

Attachments

  • 2016-05-21 09.57.32.jpg
    2016-05-21 09.57.32.jpg
    176.6 KB · Views: 218
Olha eu utilizo da mesma forma que você.

Já notei que onde sai o liquido acontece um "buraco" mas não fundo bem raso, pois em cima não tem muita resistência para os grãos.

E eu não deixo a vasão toda a berta, eu deixo mais fechada, mas isso varia de cada tipo de bomba e bitola de mangueira.

Talvez ai que você tenha que testar, reduzindo a vasão na saída da bomba.

Mas você esta notando que o seu OG não esta sendo o esperado?

Tive problemas mas foi resolvida com uma moagem melhor.
 
Aqui uma foto da minha brassagem de ontem.

infelizmente não tenho de como ficou os grãos para você comparar.

C6788375-37F2-4921-AFF4-409A11D56E7E.jpg



mas aqui da pra ter uma ideia da vasão.

mas o movimento igual do guenther não fica, mas fica um redemoinho bem de leve.
 
Aqui uma foto da minha brassagem de ontem.

infelizmente não tenho de como ficou os grãos para você comparar.

C6788375-37F2-4921-AFF4-409A11D56E7E.jpg



mas aqui da pra ter uma ideia da vasão.

mas o movimento igual do guenther não fica, mas fica um redemoinho bem de leve.

O meu sistema é semelhante ao do Guenther. Eu tenho um PWM ligado na bombinha e deixo a vazão bem lenta. Funciona bem e nao cria caminhos preferenciais.
 
Mas você esta notando que o seu OG não esta sendo o esperado?

Tive problemas mas foi resolvida com uma moagem melhor.

Fiz 2 IPAs com malte Agrária e fiquei com eficiência próxima de 60%. No equipamento antigo, de 5L com bazooka, chegava a 70%. Estou fazendo testes pra ver se isso melhora, ajustando a moagem, a quantidade de água na mostura, o pH da mostura, etc.

Sei que o malte da Agrária não é tão eficiente quanto os importados, mas 60% é muito pouco. Na próxima brasssagem vou fazer como o Fernando e ver no que dá.
 
Leandro,

Da uma olhada nesse vídeo. Talvez seja a solução:

Parte1:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=C4YQqIMeS14[/ame]

Parte2:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=s7D5Uw6a8Uk[/ame]
 
Alguém sabe o nome dessa peça de plástico que espalha o líquido?
 
Muito legal o video. E pelonl que vi eles acompanhan a temperatura basicamebte no interior da panela. Mediram algumas vezes na saída também.

Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk
 
Leandro, acho que da pra encontrar algo parecido na leroy merlin. Sessão de jardinagem

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Encontrei um tópico sobre este assunto no grupo de discussão da bodebrown onde o Guenther apresentou, em 2014, a melhor solução para este problema, que foi utilizar "uma mangueira de silicone solta por cima da cama de grãos", e o truque pra não precisar de mais nada é "ter mangueira sobrando para que ela faça quase uma volta completa na panela".

Talvez a mangueira que eu utilizo esteja curta demais, fazendo com que o líquido seja direcionado pra baixo.

Vou tentar fazer como o Guenther disse.
 
Correto Leandro. Eu já havia visto uma postagem similar do Guenther. Também vi um breve comentário do Palmer sobre a não necessidade de ter um sparge arm. Acho que vou fazer isso tbm.

Vamos tentar postar aqui depois os resultados? Acho que vou brasar não no prox fds, no outro.

Abs,
Rodrigo

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Back
Top