Brassagem com água quente armazenada previamente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mvrinaldi1

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2016
Messages
258
Reaction score
50
Bom dia colegas,

Estou com duas dúvidas em relação ao uso de água quente previamente armazenada. Em minha casa tenho aquecimento solar e essa água fica armazenada em um boiler. Quando fui instalar o sistema, comentei com o técnico sobre a possibilidade de usar essa água para a fabricação de cerveja, economizando um bom tempo para aquecer a água, já que ela fica em torno de 40 graus (às vezes até 50 ou mais) no boiler e na ocasião ele disse que não daria para isso pois a água quente parada cria alguma enzima (ou algo parecido, não lembro mais e não encontrei na net), que faz com que não seja recomendável o seu uso para consumo. Um tempo depois, voltei ao assunto e ele disse que não teria problema pois a tal enzima era muito volátil e na própria transferência para a panela já desapareceria. Bom... fiquei em dúvida pois não sei agora se posso ou não acreditar nesse técnico já que ele mesmo se contradisse e também não encontrei nada na net que pudesse ajudar.

Alguém sabe algo sobre isso?

Outra questão. Se for possível utilizar essa água, posso passar ela por um filtro sem danificá-lo ou sem que ele solte algo prejudicial, já que ela vai estar bem quente?
 
Não entendi a origem dessa água.. ela já é utilizada para consumo? Se não, não recomendaria, ela pode carregar algumas impurezas dos materiais por onde ela passou. E dificilmente filtros simples resolveriam.

Mas minha opinião, não entendo nada de aquecimento solar kkk

A criação "enzima", acho que ele se referia a proliferação de algum microorganismo na água parada, como alguma alga ou fungo (o que acontece muito em caixas d'agua)
 
A água é a da companhia de saneamento (aqui é a Sanepar). A mesma que usamos para consumo. E ela não chega a ficar parada por muito tempo. Usamos ela para banho ou na cozinha. Mas é mais ou menos como uma caixa d'água.
 
Rpz, eu não aconselho. Primeiro pq vc teria que cuidar da manutenção do boiler o tempo todo. Ter filtros na entrada e na saída. Creio que esses filtros plásticos aguentam no máximo 40°C, logo, não sei se vale a pena o esforço.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Back
Top