Botijão P45 ou elétrico?

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EDGAR LOUZANO VERDILE

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Dec 29, 2019
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Sao Paulo
Eae rapaziada... Alguém aqui já usou ou usa os botijões P45 de gás para cozinhar? Estou botando que o meu está acabando muito rápido (faz de 4 a 5 levas de 50L) e estou pensando em migrar para o P45... Pesquisando aqui em SP achei a botija por cerca de $250,00 e cada carga está em torno de $280,00. Tendo em vista que precisarei também comprar valvulas, mangueiras, reguladores e etc, o investimento beira os $800,00... seria mais viável migrar diretamente para resistência?
Quem já usou os dois, por gentileza cite vantagens e desvantagens de cada, meu principal receio quanto as elétricas é o consumo de energia no final do mês... atualmente, gasto cerca de $100,00 de gás todo mês (1 botijão P13 e meio).
 
Olá Edgar,

É difícil fazer um cálculo exato pois são muitas as variáveis, exemplo o tempo real que as resistências ficam ligadas pelo PID. Meu painel possui um display que grava o consumo, tipicamente consumo uns 10 ~ 12,5 kWh por brassagem , o que a R$ 0,85 por kWh me resulta em uns R$ 10 de energia elétrica por brassagem de 30l. Porém não economizo aqui, aqueço agua antes, circulo agua quente pelas bombas e descarto, etc. Se focar apenas na brassagem deve ser ~20% a menos.

Do ponto de vista econômico entendo que as resistências são mais eficientes pois perdem muito menos calor para o ambiente, dado que ficam dentro da panela em contato direto com a água e o mostp. Já o aquecimento via chama perde boa parte de sua energia para o ar, dado que é externo.

Olhando outras vantagens no meu ponto de vista:
- risco de acabar energia no meio da brassagem é menor do que acabar gás;
- menor consumo de espaço físico;
- maior precisão de temperatura em rampas;
- repetibilidade mais fácil;
- maior facilidade de automatizar.

Desvantagens resistência:
- risco de choque sério se não for bem montado;
- investimento (entre PID, resistencia, contatores, botoeiras, cabeamento, conectores, SSR, sensores temperatura, etc) a brincadeira sai cara e o payback não vem cedo;
- uma vez furada a panela não tem ctrl+z...
- maior complexidade de montagem do sistema - montar um quadro elétrico pra controlar as resistência não é täo simples , necessita também planejar como será feita a circulação, etc
- sua casa precisa ter quadro elétrico bem dimensionado, não dá pra correr risco aqui. 110v é praticamente inviável para levas grandes pois a corrente é muito elevada e demanda bitola de fio.

Abs
 
Last edited:
Quantas brassagens você faz com um P13?
Estou usando um P5, mas não sei quanto tempo ele aguenta...
Faço levas de 20 litros!

Eae rapaziada... Alguém aqui já usou ou usa os botijões P45 de gás para cozinhar? Estou botando que o meu está acabando muito rápido (faz de 4 a 5 levas de 50L) e estou pensando em migrar para o P45... Pesquisando aqui em SP achei a botija por cerca de $250,00 e cada carga está em torno de $280,00. Tendo em vista que precisarei também comprar valvulas, mangueiras, reguladores e etc, o investimento beira os $800,00... seria mais viável migrar diretamente para resistência?
Quem já usou os dois, por gentileza cite vantagens e desvantagens de cada, meu principal receio quanto as elétricas é o consumo de energia no final do mês... atualmente, gasto cerca de $100,00 de gás todo mês (1 botijão P13 e meio).
 
Fala Edgar, blz?

Cara, deixa eu te passar as minhas impressões sobre o assunto. Elétrico é top! Simples assim. Em questão de controle e funcionalidade e facilidade em automatizar o processo. Mas eu não uso elétrico!!! Faço cerveja toda semana praticamente, sendo no mínimo umas levas de teste de 25l ou levas normais de 48l ou super levas de 80l finais. Um p13 para mim com fogareiros de alta pressão dura 5 brassagens e mais uma semana no fogão de casa (Para os fogareiros de alta pressão perde um pouco a eficiência ao final da carga).
Já avaliei mudar para o p45 e para resistência elétrica mas resolvi ficar com os p13 por algumas razões.
O p13 vc encontra em qualquer lugar e é muito fácil de comprar e transportar e até mesmo guardar em algum canto um reserva.
O p45 uma pessoa normal não consegue movimentar nem estando vazio, nem todas as empresas fazem recarga desse cilindro e, pelo menos por aqui no litoral do PR, eles vão até o local realizar a recarga por peso, menos distribuidoras ainda "trocam" o cilindro. Dito isso, vc precisa realizar a carga em horário comercial, com alguma distribuidora que faça isso ou possuir algum veículo de carga e guincho para o transporte do p45 a uma distribuidora. Ele sofre dos mesmos problemas do p13 quanto a diminuição de pressão no fim da carga, em Curitiba que é bastante frio, quem tem diz que em alguns dias do inverno ele congela por ter de ser deixado para fora e a pessoa acaba ficando seu o banho da manhã....
Resistência elétrica é uma maravilha sim, mas tem diversos inconvenientes e limitações. Primeiro ao falarmos do custo bruto da energia, a elétrica é mais cara que o gás, em algumas regiões chega a ser 60% mais barato (essas comparações sempre são feitas em relação ao banho). Outro fator muito importante é a adequação da instalação elétrica da sua casa para comportar seu equipamento cervejeiro elétrico de 50l. Isso tem que ser analisado por um engenheiro, pois vc pode colocar em risco a sua segurança e o seu patrimônio. A fiação necessária vai depender do equipamento, mas para se ter uma ideia o metro do fio com seção transversal de 10mm2, o tal fio 10, está R$5,00 o metro do mais barato, sendo um de marca confiável podendo chegar até o dobro disso. Para economizar um pouco na conta de luz, sua casa teria que ser no mínimo bifasica, o que pode te gerar mais custo tb. O controle de equipamentos elétricos dessa potência é uma coisa cara também, sendo que um único rele de acionamento uns 150 pilas! E o fator mais importante: energia elétrica pode matar de forma silenciosa, deve ser usada com respeito e cautela.
Bem, por essa e outras ainda uso o p13.
Qualquer dúvida, estou a disposição.
Abraços e boas brejas!!!
 
Eu mudei o meu sistema para elétrico há uns 2 meses atrás e desde então, só alegrias.

Eu devo ter gastado em torno de uns 700 reais, entre peças para montar um Ardbir (arduino, display, relé de estado sólido, caixa, cabos tripolares) poço termometrico, resistência de sobreborda de 5000W (não precisa furar a panela), passar a fiação de 6mm e dedicar um disjuntor exclusivo de 32A para a tomada 220v.

A grande vantagem para mim foram:

1- não precisar ficar deslocando botijão de gás para dentro da cozinha, tanto pelo peso (não é tão perto o local onde fica o gás da cozinha)

2- não desperdiçar tanto calor, depois da brassagem a casa inteira fica muito quente

3- evitar ficar monitorando as temperaturas

4- aumentar a segurança... Certa vez fui acender o fogo para a fervura e não vi que existia uma acúmulo de gás em suspensão embaixo da panela e quase queimou meu rosto.

5- Diminuição do tempo da brassagem! Esse para mim foi o fator mais impactante, reduzi pelo menos 1:30 a 2 horas a menos, justamente porque a minha resistência é de 5000w para levas de 20L, aquecendo muito rapidamente. Para aquecer a água de 20 graus até a mostura leva uns 15 minutos. Para a fervura, mais uns 15 a 20.

6- meu fogareiro desprendia algumas partículas de fuligem que sujava a casa inteira (a esposa ficava doida com o porcelanato hahaha)

7- economia, para mim, ficou bem claro que o gasto o energético compensou bastante... O consumo de energia é menor para o eletrico, porque diferente de um chuveiro que consome a potência total durante todo o tempo que está ligado, a resistência da panela só aciona o necessário para compensar as perdas de calor.
Ou seja, mesmo sendo 5000w, o controlador só fica dando "toquinhos" na resistência, liga por um segundo, desliga por 9 segundos. Em realidade, a potência seria de 1/10 da máxima, algo como 500w durante a mostura e de uns 2500w durante a fervura (liga 1 segundo, desliga 1 segundo).


A desvantagem que eu vejo só é: Você não consegue brassar em outro lugar, apenas próximo da tomada de uso especifico...
A questão da segurança elétrica, precisa garantir o aterramento e a montagem precisa ser bem feita. Estou usando vários componentes para ligação elétrica de chuveiro

Um abraço!!
 
Last edited:
Fala Edgar, blz?

Cara, deixa eu te passar as minhas impressões sobre o assunto. Elétrico é top! Simples assim. Em questão de controle e funcionalidade e facilidade em automatizar o processo. Mas eu não uso elétrico!!! Faço cerveja toda semana praticamente, sendo no mínimo umas levas de teste de 25l ou levas normais de 48l ou super levas de 80l finais. Um p13 para mim com fogareiros de alta pressão dura 5 brassagens e mais uma semana no fogão de casa (Para os fogareiros de alta pressão perde um pouco a eficiência ao final da carga).
Já avaliei mudar para o p45 e para resistência elétrica mas resolvi ficar com os p13 por algumas razões.
O p13 vc encontra em qualquer lugar e é muito fácil de comprar e transportar e até mesmo guardar em algum canto um reserva.
O p45 uma pessoa normal não consegue movimentar nem estando vazio, nem todas as empresas fazem recarga desse cilindro e, pelo menos por aqui no litoral do PR, eles vão até o local realizar a recarga por peso, menos distribuidoras ainda "trocam" o cilindro. Dito isso, vc precisa realizar a carga em horário comercial, com alguma distribuidora que faça isso ou possuir algum veículo de carga e guincho para o transporte do p45 a uma distribuidora. Ele sofre dos mesmos problemas do p13 quanto a diminuição de pressão no fim da carga, em Curitiba que é bastante frio, quem tem diz que em alguns dias do inverno ele congela por ter de ser deixado para fora e a pessoa acaba ficando seu o banho da manhã....
Resistência elétrica é uma maravilha sim, mas tem diversos inconvenientes e limitações. Primeiro ao falarmos do custo bruto da energia, a elétrica é mais cara que o gás, em algumas regiões chega a ser 60% mais barato (essas comparações sempre são feitas em relação ao banho). Outro fator muito importante é a adequação da instalação elétrica da sua casa para comportar seu equipamento cervejeiro elétrico de 50l. Isso tem que ser analisado por um engenheiro, pois vc pode colocar em risco a sua segurança e o seu patrimônio. A fiação necessária vai depender do equipamento, mas para se ter uma ideia o metro do fio com seção transversal de 10mm2, o tal fio 10, está R$5,00 o metro do mais barato, sendo um de marca confiável podendo chegar até o dobro disso. Para economizar um pouco na conta de luz, sua casa teria que ser no mínimo bifasica, o que pode te gerar mais custo tb. O controle de equipamentos elétricos dessa potência é uma coisa cara também, sendo que um único rele de acionamento uns 150 pilas! E o fator mais importante: energia elétrica pode matar de forma silenciosa, deve ser usada com respeito e cautela.
Bem, por essa e outras ainda uso o p13.
Qualquer dúvida, estou a disposição.
Abraços e boas brejas!!!
ótimo relato man! Mas pelo visto você não utiliza mesmo o elétrico né? Concordo com tudo o que disse!
- Aqui também o P13 dura entre 4 e 5 brassagens e uma semana no fogão de casa;
- Aqui na ZL SP é bem fácil de trocar o P45, várias revendas próxima tem e entregam;
- Aqui, fiz um cálculo usando uma resistência de 10Kw e cheguei ao valor de R$9 por leva, considerando a resistência ligada a 100% por 2 horas (o que não é assim, mas foi para ter uma idéia). Já no gás, gasto R$18 por leva;
- Quanto à adequação elétrica de casa, não será um problema. Já tenho tudo no esquema;
- Tirando a controladora, tenho o Relé de 80A por R$65 e a resistência por R$180. A instalação eu mesmo faço com a ajuda do meu velho, então sem problemas.
Tendo em vista essas minhas considerações, ainda mantém sua opinião se estivesse em minha posição? Claro que haveria um investimento para migrar para elétrico, o P45 já descartei pois precisaria também de uma instalação em local fixo aqui por questões de segurança e o investimento seria praticamente o mesmo, incluindo a compra do botijão vazio...
 
Eu mudei o meu sistema para elétrico há uns 2 meses atrás e desde então, só alegrias.

Eu devo ter gastado em torno de uns 700 reais, entre peças para montar um Ardbir (arduino, display, relé de estado sólido, caixa, cabos tripolares) poço termometrico, resistência de sobreborda de 5000W (não precisa furar a panela), passar a fiação de 6mm e dedicar um disjuntor exclusivo de 32A para a tomada 220v.

A grande vantagem para mim foram:

1- não precisar ficar deslocando botijão de gás para dentro da cozinha, tanto pelo peso (não é tão perto o local onde fica o gás da cozinha)

2- não desperdiçar tanto calor, depois da brassagem a casa inteira fica muito quente

3- evitar ficar monitorando as temperaturas

4- aumentar a segurança... Certa vez fui acender o fogo para a fervura e não vi que existia uma acúmulo de gás em suspensão embaixo da panela e quase queimou meu rosto.

5- Diminuição do tempo da brassagem! Esse para mim foi o fator mais impactante, reduzi pelo menos 1:30 a 2 horas a menos, justamente porque a minha resistência é de 5000w para levas de 20L, aquecendo muito rapidamente. Para aquecer a água de 20 graus até a mostura leva uns 15 minutos. Para a fervura, mais uns 15 a 20.

6- meu fogareiro desprendia algumas partículas de fuligem que sujava a casa inteira (a esposa ficava doida com o porcelanato hahaha)

7- economia, para mim, ficou bem claro que o gasto o energético compensou bastante... O consumo de energia é menor para o eletrico, porque diferente de um chuveiro que consome a potência total durante todo o tempo que está ligado, a resistência da panela só aciona o necessário para compensar as perdas de calor.
Ou seja, mesmo sendo 5000w, o controlador só fica dando "toquinhos" na resistência, liga por um segundo, desliga por 9 segundos. Em realidade, a potência seria de 1/10 da máxima, algo como 500w durante a mostura e de uns 2500w durante a fervura (liga 1 segundo, desliga 1 segundo).


A desvantagem que eu vejo só é: Você não consegue brassar em outro lugar, apenas próximo da tomada de uso especifico...
A questão da segurança elétrica, precisa garantir o aterramento e a montagem precisa ser bem feita. Estou usando vários componentes para ligação elétrica de chuveiro

Um abraço!!
Muito bom cara! Me convenceu, como também não terei problemas com a instalação elétrica aqui de casa estou tendendo a migrar em breve! Obrigado pelo relato!
 
ótimo relato man! Mas pelo visto você não utiliza mesmo o elétrico né? Concordo com tudo o que disse!
- Aqui também o P13 dura entre 4 e 5 brassagens e uma semana no fogão de casa;
- Aqui na ZL SP é bem fácil de trocar o P45, várias revendas próxima tem e entregam;
- Aqui, fiz um cálculo usando uma resistência de 10Kw e cheguei ao valor de R$9 por leva, considerando a resistência ligada a 100% por 2 horas (o que não é assim, mas foi para ter uma idéia). Já no gás, gasto R$18 por leva;
- Quanto à adequação elétrica de casa, não será um problema. Já tenho tudo no esquema;
- Tirando a controladora, tenho o Relé de 80A por R$65 e a resistência por R$180. A instalação eu mesmo faço com a ajuda do meu velho, então sem problemas.
Tendo em vista essas minhas considerações, ainda mantém sua opinião se estivesse em minha posição? Claro que haveria um investimento para migrar para elétrico, o P45 já descartei pois precisaria também de uma instalação em local fixo aqui por questões de segurança e o investimento seria praticamente o mesmo, incluindo a compra do botijão vazio...
Fala Edgar, vamos lá.

Acho que nesse caso o único empecilho seria a "imobilidade" do equipamento, pois terá que realizar as brassagens sempre no mesmo lugar.
E a distribuição elétrica da sua casa deve ser ótima para aguentar uma resistência de 10kW!!! Só não esqueça que esse tipo de ligação tem que ser aterrado para ter segurança.
Aqui em casa, Curitiba é muuuuito fria, sempre tive em todos os lugares banho a gás. Minha casa de praia também conta com aquecedor então para brassar com eletricidade teria que refazer parte da instalação elétrica até a minha churrasqueira, uns 25 metros, que só em cabos com seção de 10mm2 daria uns 500 contos....
Eu, como engenheiro mecatrônico, no seu lugar já teria migrado para o sistema elétrico! Além do que eu mesmo faria a programação do controlador com um PID nível industrial só como complemento para melhoria de consumo elétrico, além de outras funcionalidades por puro luxo.....hehehehehe
Migre e seja feliz.
Abraços e boas brejas!
 
Fala Edgar, vamos lá.

Acho que nesse caso o único empecilho seria a "imobilidade" do equipamento, pois terá que realizar as brassagens sempre no mesmo lugar.
E a distribuição elétrica da sua casa deve ser ótima para aguentar uma resistência de 10kW!!! Só não esqueça que esse tipo de ligação tem que ser aterrado para ter segurança.
Aqui em casa, Curitiba é muuuuito fria, sempre tive em todos os lugares banho a gás. Minha casa de praia também conta com aquecedor então para brassar com eletricidade teria que refazer parte da instalação elétrica até a minha churrasqueira, uns 25 metros, que só em cabos com seção de 10mm2 daria uns 500 contos....
Eu, como engenheiro mecatrônico, no seu lugar já teria migrado para o sistema elétrico! Além do que eu mesmo faria a programação do controlador com um PID nível industrial só como complemento para melhoria de consumo elétrico, além de outras funcionalidades por puro luxo.....hehehehehe
Migre e seja feliz.
Abraços e boas brejas!
hahaha top!
então, imobilidade não é um problema, já que estou montando um espaço aqui em casa só pra isso... então... bingo!
Agora entendi! Tu já tem gás na casa toda... daí muda de figura! Aqui no caso não haverá distribuição, já que terei uma ligação em um disjuntor de 60A direto da rua para o local de brassagem... Já quanto ao PID poderia fazer aqui também (sou cientista da computação) mas to preguiçoso ultimamente... vou fazer com arduino mesmo pra começar mais básico... sem PID.. kkkk
 
Migrei a pouco tempo para um sistema todo elétrico. Além de ser mais econômico que o gás, o controle de todo o processo fica muito prático e preciso. Para o sistema de controle, montei um painel que faz uso do software Brewuno - uncodead/BrewUNO. Para montar o painel gastei algo em torno de R$400,00. O meu painel conta com dois relés de estado sólido de 40 amper para resistências e 1 relé para a bomba. Como minhas resistências são móveis, duas resistências atendem ao meu setup tribloco. Uma resistência utilizo para aquecer a água do sparge e a segunda para a mostura e fervura. Conforme falado acima, a parte elétrica da residência precisa estar corretamente dimensionada. No quadro elétrico da minha casa adicionei um disjuntor dedicado de 32 amperes para o controlador e troquei a fiação do quadro e alimentador que eram de 6mm para 10mm. Para o ajuste da parte elétrica da residência gastei uns R$250,00.
 
Last edited:
Eu fui no oldschool - PID + Contator + SSR.
Roda um sistema RIMS 3-vessel. Trabalho com TI... então não gosto de misturar hobby com TI (arduinos, etc)....rs
Fiquei na elétrica / eletrônica mesmo.

fotos do painel.
 

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hahaha top!
então, imobilidade não é um problema, já que estou montando um espaço aqui em casa só pra isso... então... bingo!
Agora entendi! Tu já tem gás na casa toda... daí muda de figura! Aqui no caso não haverá distribuição, já que terei uma ligação em um disjuntor de 60A direto da rua para o local de brassagem... Já quanto ao PID poderia fazer aqui também (sou cientista da computação) mas to preguiçoso ultimamente... vou fazer com arduino mesmo pra começar mais básico... sem PID.. kkkk
Massa!!!

Depois posta o resultado para vermos o que deu.

Abs
 
Como faço normalmente 90 litros por leva pra mim elétrico fica inviável, são necessário cerca de 1000W a cada 10 litros para a fervura logo I=9000/220=40,9A, residencial não tem como...mas concordo que elétrico é muito mais prático, tanto que para a mostura tenho elétrico com o REX-100 e é um mar de rosas!
 
Desculpa, mas onde está a LEI que diz que tem que se usar/dimensionar 100W x Litro ? A Braumeister 50 Plus utiliza 64W x Litro ! Se procurar no HBTBR em postagems antigas >5 anos encontrará esta discussão. A Braumeister 200L utiliza 9000W (3 x 3000W). Se nao me engano foi o Guenther que expos que estao todos errando no dimensionamento das resistencia, e um outro membro que citou a Braumeister.
 
Faço levas de 30l, lendo os relatos já to me coçando pra partir prum elétrico, rs.
 
Desculpa, mas onde está a LEI que diz que tem que se usar/dimensionar 100W x Litro ? A Braumeister 50 Plus utiliza 64W x Litro ! Se procurar no HBTBR em postagems antigas >5 anos encontrará esta discussão. A Braumeister 200L utiliza 9000W (3 x 3000W). Se nao me engano foi o Guenther que expos que estao todos errando no dimensionamento das resistencia, e um outro membro que citou a Braumeister.

Não acho que é lei.. Acho que é uma referência.
Cada um idealmente deveria entender os princípios por trás e definir o que é melhor pra si , em vez de uma receita de bolo seguida à risca.

Exemplo, quem faz muitas rampas frequentemente, maior potencia aquecendo o volume mais rapidamente pode ser uma vantagem.
Outro exemplo, quem faz questão de precisão na temperatura pode optar por algo com menor potência e assim sofrer menos com consequências de inércia térmica.
 
Elétrico é vida, nada de ficar grudado no termômetro para garantir que a temperatura está certa.
Uso 5000w para 60 litros numa panela e é demais, uso os mesmo 5000w.
Em outra panela de 100 litros uso os mesmo 5000w , nunca fervi nela mas é muito rápido para aquecer 100L a 70 graus,
E uso outra de 2000w em uma panela de 27litros para lavagem.
Em sistemas a gás também é possível automatizar, basta usar válvula e chama piloto, mas acho o elétrico muito mais simples, só cuidado para dimensionar corretamente sua rede.
Só iria para o gás na impossibilidade de obter energia elétrica de forma segura, com fios dimensionados no local de brasagem.
 

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Desculpa, mas onde está a LEI que diz que tem que se usar/dimensionar 100W x Litro ? A Braumeister 50 Plus utiliza 64W x Litro ! Se procurar no HBTBR em postagems antigas >5 anos encontrará esta discussão. A Braumeister 200L utiliza 9000W (3 x 3000W). Se nao me engano foi o Guenther que expos que estao todos errando no dimensionamento das resistencia, e um outro membro que citou a Braumeister.
Não é uma lei e acredito que nunca será, é uma questão que já me falaram em grupos cervejeiros para ter uma fervura vigorosa e mais rápida, mas como vc diz vai de cada um, pra mim acho inviável prefiro manter o gás para a fervura que não preciso controle de temperatura e utilizar a elétrica para a mostura onde consigo um controle de temperatura muito maior, simples sem stress! Abraço!
 
Eae rapaziada... Alguém aqui já usou ou usa os botijões P45 de gás para cozinhar? Estou botando que o meu está acabando muito rápido (faz de 4 a 5 levas de 50L) e estou pensando em migrar para o P45... Pesquisando aqui em SP achei a botija por cerca de $250,00 e cada carga está em torno de $280,00. Tendo em vista que precisarei também comprar valvulas, mangueiras, reguladores e etc, o investimento beira os $800,00... seria mais viável migrar diretamente para resistência?
Quem já usou os dois, por gentileza cite vantagens e desvantagens de cada, meu principal receio quanto as elétricas é o consumo de energia no final do mês... atualmente, gasto cerca de $100,00 de gás todo mês (1 botijão P13 e meio).


Eu ia montar uma controladora usando SSR + Rex100 e dimmer.... porem na promoçao peguei um controlador beermax por 420R$ incluindo frete no dia dos pais.... peguei um dimmer pra 8.000w pra ter precisao da potencia da fervura e uma resistencia 3000w com conectores engate rapido

Gastei R$ 670,00 pra colocar eletrico aqui, instalaçao eletrica quem entende sabe que nao é nada dificil colocar cabos... no meu caso peguei um cabo da rede principal que já tinha pra uma possivel ampliaçao da casa... coloquei tomada 20A e disjuntor nele e pronto.... agora vou comprar só uma bomba provavelmente a MP15R e espero que fique mais tranquilo as brassagens...

Nao entendo como tem gente que diz que o gas é mais barato que a luz.... aqui em SC a luz é absurdamente mais barata do que o gás ...
 
Bom galera, volto nesse tópico pra dizer o que eu fiz e como ficou... Vamos lá:
Acabei optando por elétrico, visto que é mais "prático" de otimizar. Montei uma plataforma rodando craftbeerpi. No início apanhei um pouco com os sensores que estavam apresentando muito problema, mas não vem ao caso.
Hoje, após cerca de um ano usando o sistema elétrico posso afirmar que são muitas as vantagens...
- Facilidade em montar e configurar todo o sistemas:
- Comprei duas panelas de 170L e uma de 90L, instalei resistências de 10Kw nas maiores e 7Kw na menor. Montei toda a eletrônica em um rack suspenso e utilizei um cabeamento direto da entrada da rede, com um disjuntor independente do de casa.
- Economia com aquecimento:
- Aqui em SP mesmo com a energia "cara" da ENEL, consigo economizar muito quando comparado com gás. No meu setup antigo, eu usava apenas um "cospe fogo" para todo o processo, em uma panela de 125L. Um botijão era suficiente para fazer 4 brassagens de 50-60L. Hoje, o gasto médio é de 15Kw por brassagem, o que não custa nem 1/10 do valor do botijão de gás por aqui. Ou seja, com o elétrico, consigo fazer mais do que o dobro de brassagens ao custo do gás.
- Controle de temperatura preciso
- Com o uso de Relés SSR e a programação certinha no sistema, o controle de temperatura nas rampas é absurdamente preciso.

Citando desvantagens em relação ao sistema que eu tive com gás, a única que vejo é em relação à falta de energia. Se faltar no meio da brassagem (já aconteceu) não há o que fazer. Tem que esperar mesmo, e as vezes que ocorreu não tive problemas com as brejas. Uma vez, estava no meio da mostura e ficou sem energia por cerca de 4 horas. Quando voltou, continuei de onde havia parado e deu tudo certo.

Resumindo, estou muito feliz em ter migrado para o elétrico, pois tenho economia a cada brassagem e ainda um melhor controle que acaba resultando em maior lucratividade e qualidade das brejas.

Qualquer dúvida é só chamar!
 
Bom galera, volto nesse tópico pra dizer o que eu fiz e como ficou... Vamos lá:
Acabei optando por elétrico, visto que é mais "prático" de otimizar. Montei uma plataforma rodando craftbeerpi. No início apanhei um pouco com os sensores que estavam apresentando muito problema, mas não vem ao caso.
Hoje, após cerca de um ano usando o sistema elétrico posso afirmar que são muitas as vantagens...
- Facilidade em montar e configurar todo o sistemas:
- Comprei duas panelas de 170L e uma de 90L, instalei resistências de 10Kw nas maiores e 7Kw na menor. Montei toda a eletrônica em um rack suspenso e utilizei um cabeamento direto da entrada da rede, com um disjuntor independente do de casa.
- Economia com aquecimento:
- Aqui em SP mesmo com a energia "cara" da ENEL, consigo economizar muito quando comparado com gás. No meu setup antigo, eu usava apenas um "cospe fogo" para todo o processo, em uma panela de 125L. Um botijão era suficiente para fazer 4 brassagens de 50-60L. Hoje, o gasto médio é de 15Kw por brassagem, o que não custa nem 1/10 do valor do botijão de gás por aqui. Ou seja, com o elétrico, consigo fazer mais do que o dobro de brassagens ao custo do gás.
- Controle de temperatura preciso
- Com o uso de Relés SSR e a programação certinha no sistema, o controle de temperatura nas rampas é absurdamente preciso.

Citando desvantagens em relação ao sistema que eu tive com gás, a única que vejo é em relação à falta de energia. Se faltar no meio da brassagem (já aconteceu) não há o que fazer. Tem que esperar mesmo, e as vezes que ocorreu não tive problemas com as brejas. Uma vez, estava no meio da mostura e ficou sem energia por cerca de 4 horas. Quando voltou, continuei de onde havia parado e deu tudo certo.

Resumindo, estou muito feliz em ter migrado para o elétrico, pois tenho economia a cada brassagem e ainda um melhor controle que acaba resultando em maior lucratividade e qualidade das brejas.

Qualquer dúvida é só chamar!
Mesmo sentimento meu. Espero nunca mais voltar para o gás.
 
vim parar aqui por conta do topico novo criado a respeito do assunto
eu to com muita vontade de passar pra eletrico mas tudo que vocês falam parece lingua alienigena eu nao entendo nada e tenho medo de morrer eletrocutada
Eu também sofro de analfabetismo em elétrica, e a minha solução foi comprar uma single vessel dessas chinesas. Não foi barato, mas é só ligar numa tomada de 20A e ser feliz. Passei a fazer muito mais cerveja com a nova panelinha porque tudo ficou mais fácil.
Também tem essa opção, mais em conta: Controlador Portátil Automático 50L. Um colega comentou num post que usa esse controlador num esquema bibloco, seguindo a mesma lógica da ezbrew. A ideia dele é muito boa.
 
Eu também sofro de analfabetismo em elétrica, e a minha solução foi comprar uma single vessel dessas chinesas. Não foi barato, mas é só ligar numa tomada de 20A e ser feliz. Passei a fazer muito mais cerveja com a nova panelinha porque tudo ficou mais fácil.
Também tem essa opção, mais em conta: Controlador Portátil Automático 50L. Um colega comentou num post que usa esse controlador num esquema bibloco, seguindo a mesma lógica da ezbrew. A ideia dele é muito boa.
Eu curti essa ideia de mais, mas hoje eu trabalho com 2 panelas de 72 em batch sparge com bazooka. Tem como automatizar? Ou só com fundo falso?
 
Eu curti essa ideia de mais, mas hoje eu trabalho com 2 panelas de 72 em batch sparge com bazooka. Tem como automatizar? Ou só com fundo falso?
Cara, acho que a bazooka não prejudicaria porque no sistema do camarada lá o aquecimento da água é na panela de fervura com recirculação constante para a panela de mostura, então o fato de usar bazooka ou fundo falso seria indiferente. Só precisa ver se a recirculação constante funcionaria com a bazooka, se não criaria canais, daria entupimento etc. Como nunca usei bazooka, não saberia dizer. Outro negócio é que para fazer a lavagem você iria precisar de outra panela para aquecer a água.
A beermax tem um controlador portátil desse para 80l, mas aí precisa daquelas tomadas industriais de 32A.
 
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Cara, acho que a bazooka não prejudicaria porque no sistema do camarada lá o aquecimento da água é na panela de fervura com recirculação constante para a panela de mostura, então o fato de usar bazooka ou fundo falso seria indiferente. Só precisa ver se a recirculação constante funcionaria com a bazooka, se não criaria canais, daria entupimento etc. Como nunca usei bazooka, não saberia dizer. Outro negócio é que para fazer a lavagem você iria precisar de outra panela para aquecer a água.
A beermax tem um controlador portátil desse para 80l, mas aí precisa daquelas tomadas industriais de 32A.
Entendi, fica inviavel...
 
Bom galera, volto nesse tópico pra dizer o que eu fiz e como ficou... Vamos lá:
Acabei optando por elétrico, visto que é mais "prático" de otimizar. Montei uma plataforma rodando craftbeerpi. No início apanhei um pouco com os sensores que estavam apresentando muito problema, mas não vem ao caso.
Hoje, após cerca de um ano usando o sistema elétrico posso afirmar que são muitas as vantagens...
- Facilidade em montar e configurar todo o sistemas:
- Comprei duas panelas de 170L e uma de 90L, instalei resistências de 10Kw nas maiores e 7Kw na menor. Montei toda a eletrônica em um rack suspenso e utilizei um cabeamento direto da entrada da rede, com um disjuntor independente do de casa.
- Economia com aquecimento:
- Aqui em SP mesmo com a energia "cara" da ENEL, consigo economizar muito quando comparado com gás. No meu setup antigo, eu usava apenas um "cospe fogo" para todo o processo, em uma panela de 125L. Um botijão era suficiente para fazer 4 brassagens de 50-60L. Hoje, o gasto médio é de 15Kw por brassagem, o que não custa nem 1/10 do valor do botijão de gás por aqui. Ou seja, com o elétrico, consigo fazer mais do que o dobro de brassagens ao custo do gás.
- Controle de temperatura preciso
- Com o uso de Relés SSR e a programação certinha no sistema, o controle de temperatura nas rampas é absurdamente preciso.

Citando desvantagens em relação ao sistema que eu tive com gás, a única que vejo é em relação à falta de energia. Se faltar no meio da brassagem (já aconteceu) não há o que fazer. Tem que esperar mesmo, e as vezes que ocorreu não tive problemas com as brejas. Uma vez, estava no meio da mostura e ficou sem energia por cerca de 4 horas. Quando voltou, continuei de onde havia parado e deu tudo certo.

Resumindo, estou muito feliz em ter migrado para o elétrico, pois tenho economia a cada brassagem e ainda um melhor controle que acaba resultando em maior lucratividade e qualidade das brejas.

Qualquer dúvida é só chamar!
Estou exatamente com a dúvida entre Gás x Elétrico rs.
Pelo que estou vendo a ida pro elétrico vai ser real mesmo.
Tenho 1 panela de 45 litros para mostura com fundo falso e 1 de 62 litros para fervura.
Minha dúvida agora é se transformo em uma single vessel ou se continuo com as duas panelas.
Em caso de continuar com as duas panelas, quais resistências me indica?
 
Cara, acho que a bazooka não prejudicaria porque no sistema do camarada lá o aquecimento da água é na panela de fervura com recirculação constante para a panela de mostura, então o fato de usar bazooka ou fundo falso seria indiferente. Só precisa ver se a recirculação constante funcionaria com a bazooka, se não criaria canais, daria entupimento etc. Como nunca usei bazooka, não saberia dizer. Outro negócio é que para fazer a lavagem você iria precisar de outra panela para aquecer a água.
A beermax tem um controlador portátil desse para 80l, mas aí precisa daquelas tomadas industriais de 32A.
E atenção, não adianta instalar uma tomada de 32A e não atualizar a fiação geral do local.
 
Estou exatamente com a dúvida entre Gás x Elétrico rs.
Pelo que estou vendo a ida pro elétrico vai ser real mesmo.
Tenho 1 panela de 45 litros para mostura com fundo falso e 1 de 62 litros para fervura.
Minha dúvida agora é se transformo em uma single vessel ou se continuo com as duas panelas.
Em caso de continuar com as duas panelas, quais resistências me indica?
Cara, recomendo manter as duas, até por que para levantar uma panela de 45L cheia de malte molhado é bem complicado sem um guincho (experiência própria)... Com base em tudo que passei, te recomendo o seguinte:
- Mantenha as duas panelas, e se possível compre mais uma para aquecer água de lavagem. Uma de 35L deve ser suficiente;
- Na de 45L, pode instalar tranquilo uma resistência de 3Kw;
- Na de 62L instale uma de 4,5Kw;
- Caso compre a menor para aquecer a água, instale uma de 2Kw.

Tendo em mente que você não usará a panela de fervura e mostura simultâneamente, não será necessário readequar sua instalação, desde que o local que será ligado à rede suporte os 20A

Aí neste caso, você pode montar um controlador de rampas simples (tem uns TIC que já fazem isso) ou partir pra algo mais automatizado (que foi o que eu fiz) com raspberry/arduino.
 
Cara, recomendo manter as duas, até por que para levantar uma panela de 45L cheia de malte molhado é bem complicado sem um guincho (experiência própria)... Com base em tudo que passei, te recomendo o seguinte:
- Mantenha as duas panelas, e se possível compre mais uma para aquecer água de lavagem. Uma de 35L deve ser suficiente;
- Na de 45L, pode instalar tranquilo uma resistência de 3Kw;
- Na de 62L instale uma de 4,5Kw;
- Caso compre a menor para aquecer a água, instale uma de 2Kw.

Tendo em mente que você não usará a panela de fervura e mostura simultâneamente, não será necessário readequar sua instalação, desde que o local que será ligado à rede suporte os 20A

Aí neste caso, você pode montar um controlador de rampas simples (tem uns TIC que já fazem isso) ou partir pra algo mais automatizado (que foi o que eu fiz) com raspberry/arduino.
Legal Edgar.
Até vou ficar de olho em uma controladora Beermax agora na Black Friday, vai que... rsrs
Comprando aquela pra 2 panelas ficaria legal...
Acha necessário instalação de dimmer tbm? Pra controlar a intensidade da resistencia.
Citei a controladora a cima pq sou bem leigo no assunto eletrico, então talvez seja melhor que fazer cagada rsrs.
 
Tem uma outra vantagem do elétrico que o pessoal não comentou é a possibilidade de instalação de um sistema fotovoltaico para abater o custo de energia, o que é impossível fazer como gás. Eu tenho sistema fotovoltaico em casa e está compensando bastante.
 
Legal Edgar.
Até vou ficar de olho em uma controladora Beermax agora na Black Friday, vai que... rsrs
Comprando aquela pra 2 panelas ficaria legal...
Acha necessário instalação de dimmer tbm? Pra controlar a intensidade da resistencia.
Citei a controladora a cima pq sou bem leigo no assunto eletrico, então talvez seja melhor que fazer cagada rsrs.
Cara, aqui eu controlo a potência das resistências via software com SSRs, mas se o controlador não tiver essa opção o ideal é procurar um dimmer para regular.
 
Onde você aprendeu a montar a parada com o raspberry pi? eu tenho interesse.
Já tenho conhecimento de programação e eletrônica, então pra mim não foi difícil. Em breve farei alguns vídeos no meu canal com dicas mas tenho ajudado bastante gente daqui com dicas e configurações, e já vi pessoas totalmente leigas conseguirem com a orientação.
 

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