Borracha da torneira do balde

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thetwo

New Member
Joined
May 23, 2017
Messages
3
Reaction score
1
Boa tarde a todos,

Tenho uma duvida, sobre a sanitização da borracha da torneira na flange do balde fermentador , a mesma é preta não sei se é atoxica e gostaria de saber se apenas sanitizá-la garante a não contaminação.

obrigado
Marco
 
Boa tarde a todos,

Tenho uma duvida, sobre a sanitização da borracha da torneira na flange do balde fermentador , a mesma é preta não sei se é atoxica e gostaria de saber se apenas sanitizá-la garante a não contaminação.

obrigado
Marco

Prática padrão é remover a torneira, desmontar ela sempre e limpar as partes, depois montar novamente e sanitizar o fermentador. Eu ainda dou uma sanitizada nas peças individualmente antes de montar de volta...

Se nunca ocorreu contaminação no fermentador, isso garante a sanitização. Se em algum momento acontecer contaminação, troque todo o conjunto.

Sobre a borracha eu não sei se é atoxica ou não... nunca vi torneira pra fermentador com borracha preta. Tem alguma foto aí?
 
Bom dia , Obrigado Tiago

Meu fermentador é uma Bombona de 50 litros que eu comprei atóxica branca e coo o volume de mosto é grande comprei um kit com flanges e torneiras um pouco maiores so que para montar a mesma vem com um anel de borracha ( preta ) que provavelmente não é atoxica , vc ve problema ?.
 

Attachments

  • adaptador_com_registro_marrom_pvc_.jpg
    adaptador_com_registro_marrom_pvc_.jpg
    104.1 KB · Views: 59
Bom dia , Obrigado Tiago

Meu fermentador é uma Bombona de 50 litros que eu comprei atóxica branca e coo o volume de mosto é grande comprei um kit com flanges e torneiras um pouco maiores so que para montar a mesma vem com um anel de borracha ( preta ) que provavelmente não é atoxica , vc ve problema ?.

Essa borracha aí não tem problema pois não entra em contato com a cerveja. O que o Tiago achou que você se referiu é uma borracha dentro da torneira. Era isso?
 
Essa borracha aí não tem problema pois não entra em contato com a cerveja. O que o Tiago achou que você se referiu é uma borracha dentro da torneira. Era isso?
Sim, ela entra em contato... é justamente ela que faz a "vedação" em contato com a cerveja que passa por dentro da rosca.
 
Obrigado Juan, realmente não vai entrar em contato.

obrigado
marco
Sim, entra.... anéis servem pra vedar e não permitir que o líquido não passe por ela.... ou seja, a cerveja entra em contato.
 
Bom dia , Obrigado Tiago

Meu fermentador é uma Bombona de 50 litros que eu comprei atóxica branca e coo o volume de mosto é grande comprei um kit com flanges e torneiras um pouco maiores so que para montar a mesma vem com um anel de borracha ( preta ) que provavelmente não é atoxica , vc ve problema ?.

Particularmente não gosto de usar PVC de encanamento pra cerveja, nem na parte quente nem na parte fria.

Recomendo essas torneiras de plástico alimentício como na imagem abaixo. Elas tem tamanho suficiente pra esses volumes de bombona. Também uso em 50 litros.

Aliás... vc não vai querer uma torneira enorme no seu fermentador (1/2" já é enorme nesse caso), transferir a cerveja muito rapidamente pode proporcionar uma agitação bem maior, o que pode agregar ar, oxidando a cerveja, além de puxar sujeira junto. As transferências devem ser feitas com calma e lentamente.

Abraço
 

Attachments

  • Torneira Para Fermentador-506x580.jpg
    Torneira Para Fermentador-506x580.jpg
    20.4 KB · Views: 54

Latest posts

Back
Top