Bombona de 10 litros.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcatunda

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2016
Messages
57
Reaction score
8
Fala ai gente,

Tenho um equipamento pra brassagem de 20 litros, mas estou querendo fazer uma brassagem a cada semana ou pelo menos a cada duas semanas. Pra isso eu precisaria de uma ou duas bombonas de 10 litros, assim a de 20 litros fica fermentando a brassagem de 20 e enquanto isso posso fazer experimentos de 10 litros e ainda assim caberia na geladeira!

Não dá pra usar balde pq ocupa espaço demais na geladeira, tinha que ser uma bombona mesmo.

Encontrei essa aqui no Submarino:
18761131_1GG.jpg


Sei que eu precisaria colocar o airlock e a torneira, mas isso eu faço sem problemas.

A questão é: vocês acham que dá algum problema? Ela me parece meio transparente, fiquei preocupado com a entrada de luz.

Opiniões são bem vindas!

Se alguém souber algum outro lugar pra comprar, também agradeço.

Vlw!
 
Fala ai gente,

Tenho um equipamento pra brassagem de 20 litros, mas estou querendo fazer uma brassagem a cada semana ou pelo menos a cada duas semanas. Pra isso eu precisaria de uma ou duas bombonas de 10 litros, assim a de 20 litros fica fermentando a brassagem de 20 e enquanto isso posso fazer experimentos de 10 litros e ainda assim caberia na geladeira!

Não dá pra usar balde pq ocupa espaço demais na geladeira, tinha que ser uma bombona mesmo.

Encontrei essa aqui no Submarino:
18761131_1GG.jpg


Sei que eu precisaria colocar o airlock e a torneira, mas isso eu faço sem problemas.

A questão é: vocês acham que dá algum problema? Ela me parece meio transparente, fiquei preocupado com a entrada de luz.

Opiniões são bem vindas!

Se alguém souber algum outro lugar pra comprar, também agradeço.

Vlw!

Como planeja limpar esse trem após concluir a fermentação?
 
Como planeja limpar esse trem após concluir a fermentação?

kkkkkkkk.

Sempre que vejo equipamentos pra armazenagem como esse ou como os vasilhames de de aguá mineral, sempre penso na limpeza e sanitização. Aí, mesmo com as vantagens, desanimo de usar.

Mas uma bobona de 10 litros não seria má ideia, colocar na geladeira pra clarificar minhas levas...

Vou acompanhar o tópico.
 
Olha, plástico precisa de uma limpeza mecânica, com o lado macio da bucha...

Hmmmm.... por essa eu não esperava!

Tem alguma solução para o caso? Eu realmente não queria um balde pq acho que ocupa muito espaço na geladeira!

A bombona de 20 ficou perfeita no espaço que eu tinha, se desse pra colocar algo ao lado ficaria perfeito:
oH3fVlvQCfUYUGqGcRRd3UTh4iKzCfAo0ZxiWWmquIQ-JoHVN8HPplPcjhoXodpUp8IY0VtjRF0_ZGPXIODjgnqMHlAa3s134BqWHYbWlcL4koPYF0CfHD2z2Po6TwNrHxLoYA=w1120-h840-no
 
Fala ai gente,

Tenho um equipamento pra brassagem de 20 litros, mas estou querendo fazer uma brassagem a cada semana ou pelo menos a cada duas semanas. Pra isso eu precisaria de uma ou duas bombonas de 10 litros, assim a de 20 litros fica fermentando a brassagem de 20 e enquanto isso posso fazer experimentos de 10 litros e ainda assim caberia na geladeira!

Não dá pra usar balde pq ocupa espaço demais na geladeira, tinha que ser uma bombona mesmo.

Encontrei essa aqui no Submarino:
18761131_1GG.jpg


Sei que eu precisaria colocar o airlock e a torneira, mas isso eu faço sem problemas.

A questão é: vocês acham que dá algum problema? Ela me parece meio transparente, fiquei preocupado com a entrada de luz.

Opiniões são bem vindas!

Se alguém souber algum outro lugar pra comprar, também agradeço.

Vlw!

Amigo,

Tem como usar sim, mas seja rigoroso na limpeza. Logo após o uso lave bem. Depois pode deixar de molho em uma solução de soda cáustica um pouco quente (por favor, tome as devidas precauções pois soda é corrosiva) que removerá todas as sujidades. Após a limpeza mantenha com solução sanitizante.

No lugar da soda você também pode usar solução com cloro, que também alveja e remove as sujeiras. No entanto, precisará de um bom enxague para remover esse cloro.

Abraço!
 
Hmmmm.... por essa eu não esperava!

Tem alguma solução para o caso? Eu realmente não queria um balde pq acho que ocupa muito espaço na geladeira!

A bombona de 20 ficou perfeita no espaço que eu tinha, se desse pra colocar algo ao lado ficaria perfeito:
oH3fVlvQCfUYUGqGcRRd3UTh4iKzCfAo0ZxiWWmquIQ-JoHVN8HPplPcjhoXodpUp8IY0VtjRF0_ZGPXIODjgnqMHlAa3s134BqWHYbWlcL4koPYF0CfHD2z2Po6TwNrHxLoYA=w1120-h840-no

Aparentemente você está dividindo sua geladeira para guardar seus alimentos e também para fermentar suas brejas.

Se você tiver o mínimo de espaço, que seja um frigobar, seria muito melhor...

Além de ficar esse trambolho te atrapalhando, você tem bastante risco de contaminação de sua cerveja dividindo a geladeira da cerveja com outros alimentos...

Na OLX você consegue fácil um frigobar, geladeira, freezer por menos de 200 conto...
 
...você tem bastante risco de contaminação de sua cerveja dividindo a geladeira da cerveja com outros alimentos...

Não dá pra confiar na vedação da bombona? Achei que seria o suficiente pra evitar contaminação!
 
Não dá pra confiar na vedação da bombona? Achei que seria o suficiente pra evitar contaminação!

Confiar até dá, mas o ideal seria uma geladeira exclusiva...

Quando for manusear, você precisa sanitizar bem a tampa, torneira e etc, pois a geladeira com certeza é um reduto bem grande de bactérias :p
 
Queria experimentar usar esse tipo de bombona também, pois ela é mais "estreita" com o formato retangular, e conseguiria armazenar no meu frigobar. Sobre a limpeza e sanitização eu já decidi que eu arriscaria, mesmo não podendo ter uma atuação mecânica.

Agora, tem a questão do material, esse da foto é em Polietileno (símbolo 1)seria alimentício? Eu achava que tinha que ser Polipropileno (símbolo 5).

Atualmente eu fermento em galões descartáveis de água, de 6 litros, no qual consigo fazer 5 litros dependendo da cerveja. Um com capacidade de 10 litros já ajudaria bastante. Baldes e essas bombonas azuis não cabem no meu frigobar...
 
Como vai ficar dentro da geladeira vc não precisa se preocupar com passagem de luz.

Talvez a maior questão aí é o formato retangular, que pode influenciar no resultado da fermentação.

Já pensou em usar galão de água de 10L?
 
Como vai ficar dentro da geladeira vc não precisa se preocupar com passagem de luz.

Talvez a maior questão aí é o formato retangular, que pode influenciar no resultado da fermentação.

Já pensou em usar galão de água de 10L?

Galão costuma ser redondo, entre galão e fermentador não vejo muita diferença! rs

Já vi bombonas de água também e pensei em usar, mas a questão que o Dust levantou me parece válida, será que pode ser de Polietileno mesmo?

Vlw!
 
Vocês compram água mineral para a brassagem?

Caso positivo, porque não usam os galões de água para fermentar?

Depois da fermentação basta lavar, e para tirar os resíduos grudados, deixar um restinho de água dentro, jogar um punhado de arroz, ou canjiquinha / quirera e sacudir um pouco. Não precisa sanitizar nem nada.

Depois, leva este galão e entrga quando for comprar um novo.

Faço isso e nunca tive nenhum problema de contaminação.

Compro sempre 40 litros de água, então tenho um galão de 20 e dois de 10.
 
Vocês compram água mineral para a brassagem?

Caso positivo, porque não usam os galões de água para fermentar?

Depois da fermentação basta lavar, e para tirar os resíduos grudados, deixar um restinho de água dentro, jogar um punhado de arroz, ou canjiquinha / quirera e sacudir um pouco. Não precisa sanitizar nem nada.

Depois, leva este galão e entrga quando for comprar um novo.

Faço isso e nunca tive nenhum problema de contaminação.

Compro sempre 40 litros de água, então tenho um galão de 20 e dois de 10.

É quase o que eu faço, com a diferença que compro galão pequeno (5 litros) e uso o mesmo para fermentação. A grande questão é que é o máximo de tamanho que cabe no frigobar. Na verdade cabem dois assim, lado a lado, e já fiz levas de 10l separadas em dois galões. Mas não achei prático, pois tem que dividir o fermento, escolher um para controle de temperatura (que vai ser diferente no início, pois a quantidade de fermento não vai ser igual) controlar a densidade de dois, etc.

Com um recipiente de 10 litros que coubesse no frigobar, estaria resolvido meu problema específico. Daí o interesse nesse tipo de vasilhame.

O dia que eu tiver espaço para uma geladeira, aí acabaram-se os problemas rs
 
O dia que eu tiver espaço para uma geladeira, aí acabaram-se os problemas rs

A bombona economizou um bom espaço na minha geladeira, vale medir e ver se cabe. Mas pra caberem dois ao mesmo tempo o jeito vai ser arriscar uma bombona de 10 litros!

To meio aflito ainda com a divergência de opiniões! rs...
 
A bombona economizou um bom espaço na minha geladeira, vale medir e ver se cabe. Mas pra caberem dois ao mesmo tempo o jeito vai ser arriscar uma bombona de 10 litros!

To meio aflito ainda com a divergência de opiniões! rs...

Exatamente, segundo o site, a medida de largura é de 17cm. No meu frigobar a tampa fecha sem problemas com recipientes de até 19cm. Então cabe tranquilo, pois no comprimento e altura sobra bastante.

A única dúvida é quanto ao tipo de plástico, pois fala de produtos de limpeza, químicos e água, no "tipo 1" de plástico. O "tipo 5" é o que se refere a alimentos, o polipropileno.

Já busquei algum recipiente de vidro mesmo com 10 litros e largura adequada, mas não encontrei. Sempre que passo nessas lojas de bigingangas dou uma olhada rs
 
Já busquei algum recipiente de vidro mesmo com 10 litros e largura adequada, mas não encontrei. Sempre que passo nessas lojas de bigingangas dou uma olhada rs

De vidro em nem to olhando pq seria complicado de colocar o airlock e a torneira! rs
 
De vidro em nem to olhando pq seria complicado de colocar o airlock e a torneira! rs

Rs bom, eu uso galão de água, então faço por sifonamento, não tenho torneira, só no balde que uso para priming e engarrafar. E também não uso airlock, daí se achar o recipiente geometricamente compatível com o frigobar rs tá ok.
 
Essa com tampa azul tá parecendo bem legal, acho que dá pra enfiar a mão pra lavar! O duro é que o site não tem as medidas pra eu ver se cabe no meu "canto" de geladeira!

bombonas-com-torneiras_1077.jpg
 
Tenho usado essas bombonas 10L da fonte da ilha... foi o melhor aproveitamento de espaço que consegui... quanto a Sanitização... simples.... so usar uma bambona nova...
8e38ac84d32aba1697740760bf0ad679.jpg
 
Tenho usado essas bombonas 10L da fonte da ilha... foi o melhor aproveitamento de espaço que consegui... quanto a Sanitização... simples.... so usar uma bambona nova...
8e38ac84d32aba1697740760bf0ad679.jpg

Poxa, legal. Aqui no RJ nunca vi desse tipo de galão retangular.

É o que eu faço, com o galão descartável, compro o galão de seis litros d'água, utilizo a água (e complemento obviamente), e no fim utilizo o mesmo galão, após sanitizar, para a fermentação. Depois do processo, após envase, passo uma água no galão usado e coloco no lixo reciclável.

Quanto custa um desses aí? Dei uma buscada no google pra ver se vendem por aqui mas nada encontrei.
 
Já tive problema com bombona. Dá gosto de plástico mesmo lavando com bicarbonato, vanish, vinagre, etc. Voltei pro velho balde alimentício. Consigo fermentar 40 litros desmontando aqueles compartimentos da porta da geladeira pra acomodar 2 baldes. Pra fermentar 10 litros sugiro baldes como esse.
 
Tenho usado essas bombonas 10L da fonte da ilha...

Esses estão bem legais! Nunca tentou limpar e reaproveitar?

Talvez nem valha a pena arriscar pois pra você deve sair tão barato que o sanitizante vai custar mais caro! rs

Por aqui (São Paulo - SP) ainda não vi bombonas desse tipo!

Hoje rodei a Paula Sousa (centro) de cima a baixo, não encontrei NADA para armazenamento, fiquei pasmo! Boa parte das lojas estavam fechadas, mas mesmo assim achei que ia encontrar algo!

Vlw!
 
Poxa, legal. Aqui no RJ nunca vi desse tipo de galão retangular.

É o que eu faço, com o galão descartável, compro o galão de seis litros d'água, utilizo a água (e complemento obviamente), e no fim utilizo o mesmo galão, após sanitizar, para a fermentação. Depois do processo, após envase, passo uma água no galão usado e coloco no lixo reciclável.

Quanto custa um desses aí? Dei uma buscada no google pra ver se vendem por aqui mas nada encontrei.
72e4e49578a5a48406075e35aede35fc.jpg


Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Poxa, legal. Aqui no RJ nunca vi desse tipo de galão retangular.

É o que eu faço, com o galão descartável, compro o galão de seis litros d'água, utilizo a água (e complemento obviamente), e no fim utilizo o mesmo galão, após sanitizar, para a fermentação. Depois do processo, após envase, passo uma água no galão usado e coloco no lixo reciclável.

Quanto custa um desses aí? Dei uma buscada no google pra ver se vendem por aqui mas nada encontrei.
72e4e49578a5a48406075e35aede35fc.jpg


Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Boa tarde pessoal. A limpeza com bucha sempre é recomendável, mas depende do cervejeiro. Tem gente que demos demais para lavar os equipamentos e tem pias pequenas para fazer isso. Para lavar materiais em que não conseguimos inserir a mão dentro, temos um aliado: o milho! Usando um pouco de água e detergente de cozinha colocamos um punhado de milho seco e em grãos inteiros dentro do recipiente. Não pode ser muita água, mas o milho atua como nossa bucha de lavagem. Ele retira toda a sujeira visual e depois tem de enxaguar bem e usar sanitizante. É uma alternativa ao uso de soda e para reaproveitamento das bombonas. Já usei essa técnica para lavar galões de água 20 litros. Também aviso que cansa o braço. Abraço e boas brejas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa tarde pessoal. A limpeza com bucha sempre é recomendável, mas depende do cervejeiro. Tem gente que demos demais para lavar os equipamentos e tem pias pequenas para fazer isso. Para lavar materiais em que não conseguimos inserir a mão dentro, temos um aliado: o milho! Usando um pouco de água e detergente de cozinha colocamos um punhado de milho seco e em grãos inteiros dentro do recipiente. Não pode ser muita água, mas o milho atua como nossa bucha de lavagem. Ele retira toda a sujeira visual e depois tem de enxaguar bem e usar sanitizante. É uma alternativa ao uso de soda e para reaproveitamento das bombonas. Já usei essa técnica para lavar galões de água 20 litros. Também aviso que cansa o braço. Abraço e boas brejas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Opa, boa dica.


Recentemente os gringos do Brulosophy.com postaram um 'faça você mesmo' de um limpador automático pra galão de água e postmix.

Tá em inglês mas não tem segredo, um balde com uma bomba submersa ligada num cano com furos:

ac3e1c5f68a8e124b43a93b58ee313d6.jpg


9831153ec3c0155d5ba83c86178c9b6e.jpg


Detalhes (em inglês):

http://brulosophy.com/2016/12/22/brublaster-keg-carboy-washer-do-it-yourself/
 
Já vi esse projeto em alguns lugares. A bomba precisa ser extremamente potente. E essa bomba do exemplo é uma bomba de fundo de algo em torno de 100 litros/min (bomba submersa). A limpeza é química e a base de soda cáustica. Depois você pode usar o mesmo sistema com sanitizante. Tentei construir um para lavar garrafas de 600ml com duas bombas de máquina de lavar. Resultado fraco demais. Precisa investir bem na bomba.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Já vi esse projeto em alguns lugares. A bomba precisa ser extremamente potente. E essa bomba do exemplo é uma bomba de fundo de algo em torno de 100 litros/min (bomba submersa). A limpeza é química e a base de soda cáustica. Depois você pode usar o mesmo sistema com sanitizante. Tentei construir um para lavar garrafas de 600ml com duas bombas de máquina de lavar. Resultado fraco demais. Precisa investir bem na bomba.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Sem dúvidas a potência da bomba é primordial, mas não acredito que precise ser 100 litros por minuto. Longe disso.

No post o autor recomenda que seja de no mínimo 500 galões por hora, o que dá cerca de 2000 litros hora ou 33 litros por minuto.

Eu tenho uma bomba de aquário justamente de 2000 litros que uso pra recircular água gelada no chiller de imersão. Vou fazer esse esquema e ver o que dá, no máximo perco a grana dos canos.
 
Eu usei duas bombas de 24L/min (ou seja 48L/min) e não tive um resultado como os dos vídeos que costumo observar no YouTube. Tubulação de 1/2 e nas saídas para as garrafas usei 5/8 pelo que lembro. Não tive um jato tão eficiente para 5 garrafas. Por isso falei da vazão alta.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Leandro, muito boa a dica dessas bombonas de 10L!
Mas como vc fez com a torneira? Conseguiu adaptar alguma outra no lugar da original?
 
Leandro, muito boa a dica dessas bombonas de 10L!
Mas como vc fez com a torneira? Conseguiu adaptar alguma outra no lugar da original?
tirei a torneira e cabe certinho o air Lock ....
já para trasfega usei um auto sifão..
d228c28f658cf6bf55d23c0ae279f7e5.jpg
9e6bb71b2c72f8b32fa187cac8ce32c3.jpg


Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Back
Top