Bomba peristáltica DIY

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

silviogrimaldo

Well-Known Member
Joined
Mar 19, 2014
Messages
80
Reaction score
51
Pessoal,
Já li várias discussões aqui e em outros fóruns sobre as bombas para recirculação do mosto e demais etapas da fabricação da cerveja. Quem não pode comprar aquelas bombas caras, em inox, que chegam aqui para nós não por menos de 600 mangos, e não quer se arriscar com as bombas de máquina de lavar, acaba usando as xingling, de 12 dólares, "supostamente" food grade. E quase nunca aparece algo viável fora dessas três alternativas (march, máquina de lavar, xingling). Então hoje fui pesquisar mais demoradamente sobre bombas alternativas e encontrei alguns projetos de bombas peristálticas usadas por cervejeiros. Bombas peristálticas são aquelas bombinhas usadas em transfusão de sangue e outras necessidades médicas. Há algumas bem maiores, usadas em algumas indústrias. São bombas caras, mas com uma mecânica bem simples. Os projetos são bem interessantes e podem ser feitos sem gastar muita grana.
O que eu achei interessante nessas bombas é que elas são todas food grades, pois o mosto corre sempre dentro das mangueiras de silicone, mesmo quando estão passando dentro da bomba, e vão aguentar a temperatura que aguentar sua mangueira.
Alguém aqui já tentou construir uma geringonça dessas? Meu irmão, que tem uma empresa de automação industrial, disse que dá para fazer uma bem funcional com pouquíssimas peças e sem muito trabalho (lá na oficina dele, claro) e vai montar um protótipo, para a gente testar aqui com meus equipamentos.

Segue alguns links de projetos que encontrei no homebrewtalk.com:

Esse é o mais bem executado:
http://www.homebrewtalk.com/f51/cak...bike-brakes-homemade-peristaltic-pump-279120/

Para vê-la funcionando, aqui: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=X07-Ri0zPkQ[/ame]

Outra bem simples: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=xUBGjHn0PTE[/ame]

Se não me engano, as duas foram feitas dentro de uma forma de bolo de fundo desmontável.

Essa do Matt Pratt, que é um grande engenhoqueiro, é mais arrumadinha, não usa forma de bolo nem rodinha de skate, mas é igualmente simples: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=Bj-ILGxEp30[/ame]

Outra na assadeira: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=N0EWqTUDUVw[/ame]


E essa aqui, nível serious geek, para dry hopping: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=zyKv5PQuR-U[/ame]
 
Eita que irado cara, construção muito facil.
O mais carinho vai ser o motorzinho mesmo.
 
Opa, cadê o protótipo? Como sou péssimo com engenhocas, eu compro uma dessas! hehehe
 
Interessante, mais requer um equipamento muito grande, tb acho que não fica por menos de uns R$250~300 com motor.

Eu uso uma bomba que até agora não vi ninguém usando, bomba auxiliar de radiador da VW/Audi, ela é em plástico ABS, é magnética, a hélice não é ligada diretamente ao eixo do motor, aguenta temperaturas acima de 100ºC (afinal, bobeia agua do motor) e no meu equipamento (altura) bombeia 18L por minuto com tubulação de 3/4.





Mais fotos: https://www.google.com.br/search?q=...etyASg6IL4Bw&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1280&bih=639

Eu uso da bosch, 80 dolares no ebay, mas tem outras marcas boas e mais baratas.
 
bomba audi
caracas... por 480 dillmas + uma fonte de 12v 20a, da para compra uma específica em 110 v...

mas é uma alternativa....

bombas peristálticas,,,,,, ..... essa sim da para fabricar facim..... e muito barata....
um motor de 0,5 vc com inversor!!!!! porém muito caro
motor de parabrisa com fonte de pc e regulador de velocidade.... se comprar tudo novo não sai 200 dilmas
se for usado,, ae é melzinho....

já tenho até um projeto desse bomba,,, nunca me animei.... estou focado num enchedor de garrafa manual, mas com todas as características dos probeer...

mas uns dias eu posto o protótipo.
 
Pra comprar aqui no Brasil não compensa mesmo. A minha chegou por 230 com imposto, + 30 de uma fonte 12v 5a (sim somente 5a) por uma bomba pequena, boa e q não vai me dar dor de cabeça tão cedo, isso pra bosch, tem mais baratas como disse da marca MTC por ex., muito boa tb, entre outras, 54 dolares no ebay.
http://www.ebay.com/itm/Engine-Auxi...Parts_Accessories&hash=item5b019b91e0&vxp=mtr

Essa bomba pode aguentar altas temperaturas, mas isso não significa que não libere resíduos químicos no líquido nessas temperaturas, porque ela não foi feita com esse propósito, já que agua de radiador não vai ser bebida, normalmente.

Já falei com muita gente por aí sobre plasticos não-alimenticios vs. comida, cervejeiros e não cervejeiros e tenho visto que quase ninguem liga pra isso, no sentido da saúde, e que está sendo amplamente usado pra tudo, então já deixei de insistir contracorrente, mas fica aí a informação, caso não saiba.
 
Entendo, mas o plástico abs é usado desde espremedores de frutas a escumadeiras. Obviamente não tem necessidade de usar ele a 100, mas sim a 76~80. Se for ver mesmo nenhum plastico, (alimentício ou não) aquecido, é bom pra saúde.
 
Essa bomba pode aguentar altas temperaturas, mas isso não significa que não libere resíduos químicos no líquido nessas temperaturas, porque ela não foi feita com esse propósito, já que agua de radiador não vai ser bebida, normalmente.

Já falei com muita gente por aí sobre plasticos não-alimenticios vs. comida, cervejeiros e não cervejeiros e tenho visto que quase ninguem liga pra isso, no sentido da saúde, e que está sendo amplamente usado pra tudo, então já deixei de insistir contracorrente, mas fica aí a informação, caso não saiba.

Realmente concordo com o Tiago, e afinal que que adianta pagar 4 vezes mais em uma panela de inox e e ter uma bomba que não é voltada para alimentos.

A bomba até pode ser feita de PP, PTFE... mas não significa que seja alimenticio, no processo de polimerização são usados produtos como: iniciador, plastificante, agentes de cura, etc. E obviamente a empresa não vai usar aditivos bem mais caros, que são aceitos para plásticos alimenticio, em um produto que não é destinado a isso.
 
Exatamente por isso que acho a idéia das bombas peristálticas interessante. O mosto circula o tempo todo dentro de mangueiras de silicone e não entra em contato com nenhum outro tipo de material.
 
Boa noite pessoal. A ideia da bomba peristáltica é bem legal e simples de construir. Se tiver uma boa demanda aqui no fórum acho que dá para fabricar em série com um custo melhor. Vejam a ideia:

- Corpo da bomba fabricado em nylon (material barato e de fácil usinagem)
- Motor CC (pode ser de limpador de para brisas ou semelhante)
- Controle através de placa eletrônica com opção de inversão de sentido de giro e controle de velocidade.
- Para alimentação podemos fabricar a fonte ou utilizar de computador.

Bom, essa é uma ideia inicial. Pode ser mais completo ou mais simples.

Att.

Sidney Paiva
 
Boa noite pessoal. A ideia da bomba peristáltica é bem legal e simples de construir. Se tiver uma boa demanda aqui no fórum acho que dá para fabricar em série com um custo melhor. Vejam a ideia:

- Corpo da bomba fabricado em nylon (material barato e de fácil usinagem)
- Motor CC (pode ser de limpador de para brisas ou semelhante)
- Controle através de placa eletrônica com opção de inversão de sentido de giro e controle de velocidade.
- Para alimentação podemos fabricar a fonte ou utilizar de computador.

Bom, essa é uma ideia inicial. Pode ser mais completo ou mais simples.

Att.

Sidney Paiva

Opa, ótima ideia, dependendo do valor final eu me interesso muito.

Abraços.
 
Pessoal, voltando pro DIY,

To afim de fazer uma "pequena" usando um cano de pvc de esgoto como corpo e mangueira de silicone, mas o que eu poderia usar pra fixar o eixo no centro? algum tipo específico de rolamento? eu não manjo muito dessas peças, se puderem ajudar com nomes, não sei exatamente o que pedir na ferragem.

Abraço!
 
Animei em fazer uma também! Assim que estiver pronta e funcionando posto aqui!
 
Agora que vi o post do @Korvocore

Cara, não faça isso. Não use uma bomba dessas pra essa finalidade. Como já foi dito aqui, o processo de fabricação de plásticos pra finalidade alimentícia é diferente do processo de fabricação de plásticos pra outras finalidades. Essa informação de que aguenta 100oC, no caso dessa bomba, significa que o plastico tem capacidade de não se deformar....

Quem tiver lendo esse post, por favor, não usem esse tipo de bomba da Bosch pra recirculação em brassagem.

Minha opinião, faço questão que fica registrada
 
Muito show heim! Apesar de ter demonstrado interesse no início, tenho me inclinado mais pro lado de algo já pronto, andei vendo umas bombas com corpo em latão, se forem viáveis irei usar uma desse tipo.
 
Agora que vi o post do @Korvocore

Cara, não faça isso. Não use uma bomba dessas pra essa finalidade. Como já foi dito aqui, o processo de fabricação de plásticos pra finalidade alimentícia é diferente do processo de fabricação de plásticos pra outras finalidades. Essa informação de que aguenta 100oC, no caso dessa bomba, significa que o plastico tem capacidade de não se deformar....

Quem tiver lendo esse post, por favor, não usem esse tipo de bomba da Bosch pra recirculação em brassagem.

Minha opinião, faço questão que fica registrada


Nossa, mais de um ano :)
Nesse caso o plástico é abs, não importa onde será usado, é abs. Não é pq vai ser usado em uma escumadeira ou em uma bomba de radiador que vai mudar o processo de fabricação e composição química do plástico. Não vejo absolutamente diferença nenhuma dessa bomba que usava pra bomba de lava-louças que muita gente usa no começo. Mas enfim, não usei por muito tempo, a cabeça vai mudando e os equipamentos melhorando. Abraço!!
 
Blz pessoal, no final de semana vou desmontar ela e tiro foto dos componentes, mais que me interessou nesse modelo é de fácil montagem tem uma vazão muito boa e não tem aquela pressão na saída da mangueira isso ajuda a não oxigenação do mosto a quente....
 
Blz pessoal, no final de semana vou desmontar ela e tiro foto dos componentes, mais que me interessou nesse modelo é de fácil montagem tem uma vazão muito boa e não tem aquela pressão na saída da mangueira isso ajuda a não oxigenação do mosto a quente....

Legal.

Quero aumentar a produção por aqui, mas não vou fazer isso sem uma bomba pra fazer a transferencia do mosto pro fermentador ou entre as panelas.

Abcs
 
Blz pessoal, no final de semana vou desmontar ela e tiro foto dos componentes, mais que me interessou nesse modelo é de fácil montagem tem uma vazão muito boa e não tem aquela pressão na saída da mangueira isso ajuda a não oxigenação do mosto a quente....

Revivendo o tópico...

Boa tarde amigo, achei muito legal e interessante, poderia listar o que utilizou para montar? Com mais detalhes?
Após esse tempo, fez alguma melhoria nela?

Abraço!
 
Revivendo o tópico novamente...rs.

Essa bomba ainda é usada amigo? Lista aí pra gente, como o pessoal já pediu,o que usou para fabricar.

Ficou nota 1000!
 

Latest posts

Back
Top