Bomba para Recirculação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá Fábio,

Não sou expert, mas estou ha quase dois meses montado meu equipamento para fazer cerveja. Vi muito dessas bombas por possuir preços tentadores, e algumas discussões sobre o uso delas. O fato é que não é food grade, desta forma o material pode sim conter substâncias prejudiciais.

Essas bombas são de máquina de lavar roupa e louças. Tem muita gente que usa, mas optei por não usar.

Abraço,
Gabriel
 
Gabriel, foi oque pensei. Muito barato comparado as recomendadas. Oque eu fico cabreiro é que está a venda num site de insumos e equipamentos cervejeiros, diferente de ir no mercado livre e comprar uma bomba e assumir os riscos.

Abraços,

Fábio
 
Também acho q não deviam vender sem deixar claro q não é uma bomba alimentícia... Mas... Muita gente usa e não tem problema, mas que estudo fizeram para saber? A fervura "mata" tudo que estiver vivo, compostos e substâncias liberadas no mosto vão ficar lá até o fim.
 
Exato Leohsoares!! O risco que eu me preocupo não é contaminação, que ira ser eliminado na fervura, mas sim substâncias que a longo prazo, daqui a 10, 20 anos, irao se acumular no organismo (chumbo, substâncias cancerígenas, etc.)

Abraço,

Fábio
 
Eu faço a 4 anos recirculando na caneca... Não é tanto trampo assim. Só há pouco tempo tomei coragem pra comprar uma chugger. É cara, mas é pra toda a vida. Se você tem quem traga de fora talvez consiga um bom preço. Mas na minha opinião, para levas pequenas não compensa. Eu comprei pois estou me preparando pra passar de 40 pra 80 litros, aí na canequinha e dose!
 
Eu faço a 4 anos recirculando na caneca... Não é tanto trampo assim. Só há pouco tempo tomei coragem pra comprar uma chugger. É cara, mas é pra toda a vida. Se você tem quem traga de fora talvez consiga um bom preço. Mas na minha opinião, para levas pequenas não compensa. Eu comprei pois estou me preparando pra passar de 40 pra 80 litros, aí na canequinha e dose!

Vou dar uma pesquisada e ver oque consigo de preços em relação a Chugger (existe alguma outra marca boa que seja recomendada?) Agora que tenho um controle legal de temperatura para fermentação, com geladeira exclusiva para isso, acho que está na hora de investir numas melhorias de brassagem, aumentar o tamanho da produção e fazer um sistema de recirculação.

Abraços,

Fábio
 
Eu faço a 4 anos recirculando na caneca... Não é tanto trampo assim. Só há pouco tempo tomei coragem pra comprar uma chugger. É cara, mas é pra toda a vida. Se você tem quem traga de fora talvez consiga um bom preço. Mas na minha opinião, para levas pequenas não compensa. Eu comprei pois estou me preparando pra passar de 40 pra 80 litros, aí na canequinha e dose!

Você usa fundo falso? Eu uso filtro bazooka e tem uma hora que já começa a enxer o saco!
 
Eu faço a 4 anos recirculando na caneca... Não é tanto trampo assim. Só há pouco tempo tomei coragem pra comprar uma chugger. É cara, mas é pra toda a vida. Se você tem quem traga de fora talvez consiga um bom preço. Mas na minha opinião, para levas pequenas não compensa. Eu comprei pois estou me preparando pra passar de 40 pra 80 litros, aí na canequinha e dose!

Concordo com você...para quem faz levas pequenas o benefício não compensa o custo (na minha opinião), porém se você tem $$ sobrando manda bala.

Estou começando a bolar meu novo sistema assim que mudar de residência e vou migrar para 60 ou 80 litros. Aí sim vou adquirir 1 ou 2 chuggers e um resfriador de placas blichmann, quem sabe até 2, um menor para circular agua com gelo e outro maior para a agua da torneira.
 
Legal hein... Tem ideia de quanto esta um chiller de placas desse? Também estou pensando em partir pra um.
 
Cara.. essas bombas tem temperatura limite de trabalho.. declarado em torno dos 80 graus.. creio que vá um pouco além.. mas acima da temperatura que o material dela suporta, ela começa a soltar polímeros, o que em tese é tóxico..
As churgers tem o miolo de inox ou de um plástico ae bizarro.. tem bombas boas de latão ou bronze mas além de não serem alimentícias. Demandam um certo trabalho pra limpeza e não oxidarem..
Mas.. pra 20.. 40L caseiros ae.. essas dae de 30 prata dão conta... bombeia um sanitizante e poe pra escorrer ao final.
 
Eu comprei uma dessas do Lamas e pretendia usar pra empurrrar o mosto resfriado pro fermentador, quando necessário. Eu sou aquele cara que liga pro SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente do fabricante, de muita coisa que adquiro. Sobre a tal temperatura de trabalho dessa bomba, sempre que busquei informação fui informado que a temperatura limite informada é o limite para não deformar o material, mas não é grau alimentício. Ia arriscar uma dessas chinesas mas acabei comprando uma Chugger usada por 600,00 aqui no fórum mesmo. Por precaução, vou usar essa bomba de máquina de lavar numa pequena cisterna caseira que vou construir.
 
Back
Top