Bomba direto na panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexrnbr

Well-Known Member
Joined
Sep 21, 2015
Messages
225
Reaction score
61
Pessoal, tenho a bomba da imagem abaixo e já venho usando ela há um bom tempo, e estou bem satisfeito.

Atualmente uso um espigão nela e conecto à torneira da panela com uma mangueira.

Porém, considerando que a conexão dela é um macho de 1/2'', e que o meu registro esfera é um fêmea de 1/2'', posso atarrachar a bomba direto no registro da panela?

Será que o plástico aguentará a temperatura do metal durante as rampas de aquecimento aquecimento? Alguém usa ela assim?
 

Attachments

  • IMG_20150701_155630724.jpg
    IMG_20150701_155630724.jpg
    49.9 KB · Views: 56
Porque não testa com engates rápidos?

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Usa panela elétrica, então sim. Senão use válvulas de engate e remova nas rampas.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
No caso eu utilizo fogão.

Acho que usar engates rápidos não mudaria muito, pois como são metal, caso o plástico não suporte o contato com metal quente, daria no mesmo, não?

Retirar a bomba durante as rampas não é uma opção, pois preciso dela funcionado justamente durante os aquecimentos.
 
Bom.... Já usei desse mesmo modelo de bomba direto nas conexões de aço inox... pelo menos até uns 80¤C da água eu sei que aguenta. Quando era pra fazer fervura, eu fechava os dois registros, tanto de entrada quanto o de saída e fervia normalmente sem recircular. Se bem que já até fi whirpool com ela com o mosto chegando próximo aos 100¤C e foi tranquilo tb. Minha única reclamação com relação à essa bomba é que, geralmente, se tinha alguma sujeirinha, nada muito grande, ela acabava travando.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Segue a foto de como era.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

obrigado pelo relato e pela foto jcmarana. o seu sistema é por fogo tb?

a temperatura do mosto nem me preocupa, pois só vou usá-la pra subir rampas até o mash-out, portanto, sempre abaixo dos 78ºC. Meu medo maior é no contato do plastico da bomba com o metal do registro da panela enquanto o fogo estiver ligado.
 
Não, meu sistema é por resistência elétrica de 4000w prum keg de 50L totais e uns 45L úteis. Mas nunca tive problema de derretimento do plástico da bomba.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Com fogareiro, cerca de 70% do calor gerado eh perdido fora da panela. Não há instalação segura com fogo + bombinha. Então pense em fazer a mostura elétrica. Fogo usa para fazer água para lavar e depois para ferver.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Com fogareiro, cerca de 70% do calor gerado eh perdido fora da panela. Não há instalação segura com fogo + bombinha. Então pense em fazer a mostura elétrica. Fogo usa para fazer água para lavar e depois para ferver.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Obrigado Gustavo. Não tenho como fazer a mostura elétrica, portanto, mais seguro eu permanecer como estou fazendo mesmo.
 
Back
Top