Bomba de Recirculação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Momesso

Active Member
Joined
May 25, 2017
Messages
33
Reaction score
2
Fala galera!

Estou para comprar uma bombinha pra fazer a recirculação do mostro, vi algumas no ML mas tem vazão de 12L/M, meu kit é pra 20L.

Alguem usa bomba de menor vazão, talvez de aquario, e sabe me indicar aonde posso comprar?

Abraços!
 
Bomba de máquina de lavar
Mas vasao vazão da bomba vc controla na válvula da panela

André Wenderosck
 
Bomba de máquina de lavar
Mas vasao vazão da bomba vc controla na válvula da panela

André Wenderosck

Bombas de máquina de lavar tem a cabeça toda em plástico, sem saber se é alimentício. Nunca levei fé. Sugestão, busca uma no AliExpress de inox.

Quanto a controlar a vazão, use uma válvula depois da bomba para isto. Uma válvula antes pode gerar cavitação (imagino facilitar a oxidação a quente).
 
Uso de máquina de lavar louça, comprei no Mercado Livre também. Não é informado se é alimentício, mas suporta até 75oC e não deve liberar compostos tóxicos nessa temperatura, só lembrar de não usar pra fervura, somente até o mash-out e lavagem. Elas esquentam bastante, recomendo fazer ciclos de uso, por ex 10min ativo, 10min desligada e dar prioridade a usar sem interrupção na hora de deitar o malte, nos primeiros minutos e na fase de clarificação e lavagem.
Comecei com 20l, hoje uso pra 40, até 50 fácil. Suspeito que seja a mesma, tem vazão de 12l/min e não tive problema, pode ir susse. Só lembre de usar mangueira silicone. De resto, é um opção bem econômica, caso não possa comprar uma alimentícia de inox por momento, que é meu caso, por exemplo.
 
Uso de máquina de lavar louça, comprei no Mercado Livre também. Não é informado se é alimentício, mas suporta até 75oC e não deve liberar compostos tóxicos nessa temperatura, só lembrar de não usar pra fervura, somente até o mash-out e lavagem. Elas esquentam bastante, recomendo fazer ciclos de uso, por ex 10min ativo, 10min desligada e dar prioridade a usar sem interrupção na hora de deitar o malte, nos primeiros minutos e na fase de clarificação e lavagem.
Comecei com 20l, hoje uso pra 40, até 50 fácil. Suspeito que seja a mesma, tem vazão de 12l/min e não tive problema, pode ir susse. Só lembre de usar mangueira silicone. De resto, é um opção bem econômica, caso não possa comprar uma alimentícia de inox por momento, que é meu caso, por exemplo.

Eu utilizava bomba de maquina de lavar para recirculação (não uso mais pois comprei uma da china). A solução que encontrei para a questão do aquecimento da bomba foi fazer uma armação de arame que prendia um cooler de computador à parte traseira da bomba. No chicote de energia eu puxava uma "perna" para alimentar uma fonte 12v que serviria para prover a energia para o cooler. Dessa forma eu conseguia mante-la ligada durante 90 minutos ininterruptos sem queimá-la.
 
Achei algumas no ML...R$ 38,00..com 12L/M, vou comprar pra fazer um teste.

Gostei da ideia de colocar uma valvula após a bomba pra fazer o controle.

Valeu galera!!
 
Achei algumas no ML...R$ 38,00..com 12L/M, vou comprar pra fazer um teste.

Gostei da ideia de colocar uma valvula após a bomba pra fazer o controle.

Valeu galera!!
Se vc não deixar ar na tubulação não existe a possibilidade de oxidação pelo efeito da cavitacao, mesmo que fique ar, e tão pouco que não vai trazer prejuízo nenhum. Vc oxida muito mais fazendo chuveirinho durante recirculação e lavagem do que na bomba e ainda assim o chuveirinho e muito difundido entre os cervejeiros.

André Wenderosck
 
Você a comprou? Foi taxado? Tem como comentar um pouco a respeito dela?
Comprei e não fui taxado (dúvidas mande MP).

Não posso comentar muito sobre o desempenho porque ainda estou montando meu setup e não a coloquei para funcionar mas a escolhi por:
- Ser grau alimentício;
- Ser compacta;
- Ter cabeçote de metal;
- Operar a até 140 ºC, o que permite utilizá-la para o whirpool logo após terminada a fervura.
 
Back
Top