Bomba de oxigenação de mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RodrigoCampos

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
159
Reaction score
110
Alguém sabe me dizer que potência precisa ter aquelas bombas de oxigenação de mosto? Tem aquelas de aquário que funcionam bem com a pedra azul que vem nelas. Se trocar a pedra azul por uma de inox elas não funcionam direito. Não tem força para sair ar pela pedra de inox.

Que dicas vocês dão? Uso a pedra azul mesmo ou compro uma bomba mais forte para usar com a pedra de inox? Sai bem mais em conta a bombinha de aquário com a pedra azul. Já usei e não percebi nenhum problema.

Agradeço a ajuda!
 
Eu acho que primeiro de tudo é avaliar a necessidade dessa oxigenação. Tu costuma reutilizar fermento, ou usa fermento líquido? Porque se usar somente fermento seco, não tem necessidade.

Abraço,
 
Oi Guenter, na realidade eu tô bem novo ainda nisso e estou comprando os equipamentos. Fiz duas levas com um amigo. Na primeira foi fermento seco e na segunda foi líquido. Nessa segunda leva é que tivemos problema com a pedra difusora de inox com a bomba mais fraquinha de aquário. Acabamos usando a pedra azul de aquário também e deu certo.

Eu só vou saber mesmo o que usar a medida que for fazendo minhas levas mas com certeza devo usar fermento seco em umas e líquido em outras.

Estava até mesmo planejando reutilizar fermento seco de uma leva para outra já que devo fazer uma AIPA agora e logo depois uma Black IPA. Mas se não for boa idéia eu compro mais saquinhos de US-05.
 
Ressuscitando o tópico.

Tive o mesmo problema relatado acima. Comprei uma pedra difusora de 0.5 de inox e minha bomba de ar não deu conta.

Na minha bomba não consta a potência. Estive pesquisando no ebay e existem bombas de 20 a 30 W, com vazão de 35l/min. Essas são bem acima das mais comuns por aqui que estão na faixa de 2 a 5W.

Minha pergunta: para usar essas pedras difusoras de inox, qual a potência mínima para a bomba de ar?
 
Ressuscitando o tópico.

Tive o mesmo problema relatado acima. Comprei uma pedra difusora de 0.5 de inox e minha bomba de ar não deu conta.

Na minha bomba não consta a potência. Estive pesquisando no ebay e existem bombas de 20 a 30 W, com vazão de 35l/min. Essas são bem acima das mais comuns por aqui que estão na faixa de 2 a 5W.

Minha pergunta: para usar essas pedras difusoras de inox, qual a potência mínima para a bomba de ar?

Já tive problemas com minha pedra e bomba, mas a questão foi resolvida usando o lado áspero da bucha nela e depois fervendo por 5 minutos.
Deixo ela ligada com a bomba também em água fervente até borbulhar o que ajuda a desentupir.

Se não me engano, minha bomba é de 3,2/L por minuto
 
Exatamente, a pedra de 0.5 só funciona com O2, por causa da alta pressão, para usar a bomba dessas de aquário precisa de uma de 2 micra.
 
Como não pretendo partir para o O2, ficou sem utilidade miha pedra difusora de 0,5 micro.

Se alguém se interessar, está a venda. Está novinha e nunca foi utilizada.
 
Como não pretendo partir para o O2, ficou sem utilidade miha pedra difusora de 0,5 micro.

Se alguém se interessar, está a venda. Está novinha e nunca foi utilizada.


Amigo, compra aqueles compressor 12v no mercadolivre. Baratinho 30/40 reais deve achar um.
 
Quando usa levedura liquida, precisa oxigenar ou só um splah bem feito já serve? Se for preciso bomba, qualquer uma, destas de aquário com pedra, serve, ou tem que ser alguma especial?
Quanto tempo deverei oxigenar para 50L?

Grato!
 

Eu também tenho uma pedra de 2 microns e tenho esse compressor, de 4L/min: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-739496182-compressor-de-ar-boyu-s-510-110v-aquario-_JM

Até ver esse tópico, estava convencido de que simplesmente minha bomba não tinha a potência necessária para empurrar o ar nessa pedra de 2 microns, mas você consegue empurrar com um compressor de 3,2L/min...
Agora estou intrigado. Não sai bolha alguma na minha pedra difusora. Cheguei a pensar que pudesse estar, sei lá, entupida, e mais de uma vez fervi a pedra, e nada. Inclusive já fiz a conexão direta compressor-pedra, sem o filtro, e deu no mesmo.

Alguém faz ideia do qual pode ser a razão para isso? Hoje em dia, apesar de ter a pedra de inox, acabo tendo que utilizar a maldita pedra de cerâmica mesmo..
 
Eu também tenho uma pedra de 2 microns e tenho esse compressor, de 4L/min: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-739496182-compressor-de-ar-boyu-s-510-110v-aquario-_JM

Até ver esse tópico, estava convencido de que simplesmente minha bomba não tinha a potência necessária para empurrar o ar nessa pedra de 2 microns, mas você consegue empurrar com um compressor de 3,2L/min...
Agora estou intrigado. Não sai bolha alguma na minha pedra difusora. Cheguei a pensar que pudesse estar, sei lá, entupida, e mais de uma vez fervi a pedra, e nada. Inclusive já fiz a conexão direta compressor-pedra, sem o filtro, e deu no mesmo.

Alguém faz ideia do qual pode ser a razão para isso? Hoje em dia, apesar de ter a pedra de inox, acabo tendo que utilizar a maldita pedra de cerâmica mesmo..

Ferve por uns 5 minutos com vinagre e água...

Pega ela (cuidado pra não queimar o dedo...rs) e esfrega com o lado verde da espuma...

Coloca a mangueira DE SILICONE, direto nela e em funcionamento, deixe fervendo pois facilitará a saída do ar...

É para funcionar...se mesmo assim não sair nada, tem q verificar se tá tendo fuga de ar por algum lugar, seja dentro da bomba ou nas conexões com a pedra...

Se não funcionar, aí sua pedra deve estar com defeito mesmo
 
Valeu pessoal, vou tentar hoje a noite fazer o esquema com o vinagre e etc, e vou me certificar da questão da fuga de ar!
 
Back
Top