Boa espuma mas CO2 parece não incorporado a cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 25, 2016
Messages
19
Reaction score
0
Boa tarde pessoal. Vamos ver se alguém pode me ajudar.
Minha primeira leva, uma APA que está engarrafada há uns 20 dias, está com uma boa espuma (fiz priming com 7,5g/l) e deixei refermentando em temperatura ambiente.
Quando vou tomar, coloco as garrafas que vou beber na geladeira e logo após bebo, e percebi que apesar da bonita espuma, parece que o CO2 não está bem incorporado no líquido, as bolinhas somem rápido.

Isso seria pelo pouco tempo em baixa temperatura? Até onde li o CO2 dissolve melhor no líquido em baixas temperaturas.

Tem uma coisa a ver com outra? Seria interessante depois de uns 14 dias carbonatando em temperatura ambiente deixar uns dias na geladeira em baixa temperatura pro CO2 incorporar melhor ao líquido?
 
Diego,

É provavelmente isto, pois o gás demora para realmente solubilizar no liquido. Eu mesmo fiz o mesmo erro e postei sobre este assunto aqui.

Pegue como pratica deixar as cervejas geladas mais tempo, não tem um ideal, mas acho que 7 dias está muito bom.

Abraço,

Guilherme
 
Boa tarde pessoal. Vamos ver se alguém pode me ajudar.
Minha primeira leva, uma APA que está engarrafada há uns 20 dias, está com uma boa espuma (fiz priming com 7,5g/l) e deixei refermentando em temperatura ambiente.
Quando vou tomar, coloco as garrafas que vou beber na geladeira e logo após bebo, e percebi que apesar da bonita espuma, parece que o CO2 não está bem incorporado no líquido, as bolinhas somem rápido.

Isso seria pelo pouco tempo em baixa temperatura? Até onde li o CO2 dissolve melhor no líquido em baixas temperaturas.

Tem uma coisa a ver com outra? Seria interessante depois de uns 14 dias carbonatando em temperatura ambiente deixar uns dias na geladeira em baixa temperatura pro CO2 incorporar melhor ao líquido?

Oi Diego,

Existe diferença entre formação de espuma, retenção de espuma e quantidade de carbonatação. Esses três elementos estão relacionados, mas nem sempre dependem um do outro.

Pelo seu relato, a espuma se forma, mas não dura. Mas a cerveja está com aspecto gaseificado na boca?
 
Oi Diego,

Existe diferença entre formação de espuma, retenção de espuma e quantidade de carbonatação. Esses três elementos estão relacionados, mas nem sempre dependem um do outro.

Pelo seu relato, a espuma se forma, mas não dura. Mas a cerveja está com aspecto gaseificado na boca?
A espuma até persiste um pouco, o que falta é a sensação de gás na boca mesmo Tiago,e aquelas bolinhas de gás que persistem subindo no copo.
Mas acho que é o que o Gunha falou mesmo, vou deixar mais tempo em baixa temperatura pro CO2 solubilizar no líquido.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Back
Top