Blow off sugou tudo!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcohistorico

Active Member
Joined
Nov 1, 2016
Messages
41
Reaction score
12
Boa noite amigos!

Pela primeira vez utilizei uma mangueira blow off para fermentar enfiada em uma garrafa com iodofor. Achei muito melhor que airlock.
A burrice foi ter abaixado a temperatura para maturar sem tirar a mangueira.:(

Já deu para entender, né? A pressão contraria sugou o liquido da garrafa.

Se não evaporou nada, acho que foi sugado uns 250ml de sanitizante para dentro duma leva de 12 litros.
Acho que todo o iodo já havia evaporado. O líquido estava esbranquiçado, mas o iodofor possui detergentes extras.

Alguem sabe quais as consequências?:confused:

Tenho de jogar tudo fora?
Não vai carbonatar?
Vai contaminar tudo?
Não vai ter problema? (esquero que seja isso)
 
Boa noite amigos!

Pela primeira vez utilizei uma mangueira blow off para fermentar enfiada em uma garrafa com iodofor. Achei muito melhor que airlock.
A burrice foi ter abaixado a temperatura para maturar sem tirar a mangueira.:(

Já deu para entender, né? A pressão contraria sugou o liquido da garrafa.

Se não evaporou nada, acho que foi sugado uns 250ml de sanitizante para dentro duma leva de 12 litros.
Acho que todo o iodo já havia evaporado. O líquido estava esbranquiçado, mas o iodofor possui detergentes extras.

Alguem sabe quais as consequências?:confused:

Tenho de jogar tudo fora?
Não vai carbonatar?
Vai contaminar tudo?
Não vai ter problema? (esquero que seja isso)

Putz, nem me fale, tive esse problema na minha primeira brassagem. Claro que joguei tudo fora, entrou ácido peracético na minha cerveja. Na época foi uma brassagem de 20 litros.
Fica uma dica, não use iodo ou qualquer outro sanitizante, use a boa e velha pinguinha no lugar, pois se acontecer de sugar alguma coisa, vc não terá problema.
EU jogaria tudo fora, embora não acredite que você tenha problema de contaminação, pois mesmo supondo que todo o iodo tenha evaporado, a concentração de bactérias na água pura (sem nutrientes) é mínima e caso tenha alguma bactéria patogênica, ela não conseguiria sobreviver em um ambiente ácido como a cerveja.
 
Apesar de indesejável isso é comum, pode acontecer também ao retirar amostra pela torneira com o blowoff conectado.

O iodo estava em concentração baixa? Prove a cerveja e decida se da pra tomar.
Além de deixar o blowoff vazio durante o cold crash, recomendo usar sanitizante em concentração baixa e/ou trocar por álcool diluído/vodka. Recomendo também usar pouco e completar se necessário.
 
Eu experimentei a cerveja, e não senti nenhum sabor ou aroma fora do comum. Talvez um leve amargor estranho, mas como estou um pouco gripado, não estou identificando nada que se destaque.

Não me preocupo muito com o iodo. Agente pode beber iodo em baixas concentrações. Tem até no sal! E tenho certeza que já tinha evaporado quase tudo.
O problema é que o iodofor tem uns detergentes a mais e são com estes que estou com medo. Fazer uma "Limpa Tripa Weiss".
Além disso, o risco de uma possível contaminação.

O que acabei de fazer é drenar a cerveja pela torneira e deixar cerca de 1,5 litros pra traz na esperança que o sanitizante não tenha se misturado à cerveja e estivesse mais acima.
 
Uma dica pra evitar isso seria usar uma torneirinha na saída do fermentador. Aí na hora de retirar amostra/cold crash fechar ela antes


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
uso torneira tbm de filtro aquela tipo flip é otima nunca tive problemas
 
Quando tu usa iodophor nas garrafas, tu ainda vai ter iodo em contato com a cerveja, certo? Quando tu lava fermentadores e chillers com peracético, também vai ter o ácido em contato com a cerveja. E nem por isso vai prejudicar. Esses 250ml de água tem uma concentração baixíssima de iodo (lembrando que se usa 0,8 ml de iodophor por LITRO de água).
O motivo desses sanitizantes serem tão amplamente usados na produção de cerveja é que, na concentração correta, são feitos para uso em produtos alimentícios... Em resumo, relaxa, não vai dar nada na sua cerveja. :)
 
Também acho que não vai dar em nada, de vez em quando falta garrafas, e tenho que sanitizar rápido e consequentemente vai iodo, espuma tudo junto, e nunca percebi nada de diferente, e além do mais 250 ml não é pra mim uma quantidade que irá estragar, a não ser que tivesse contaminação dentro da garrafinha, mas vai firme, vai dar certo.
caso queira testar, retire somente uma garrafa e coloca primer, dá umas chacoalhadas e dois dias depois já vai descobrir como ficou.
não posso dizer se é o correto, mas fiz aqui e não tive problemas
 
Gente, obrigado pelas dicas e informações.
Ontem mesmo já tinha engarrafado aqueles 1,5 litros que deixei no balde para ter uma prévia.
Vou ver se vai dar alguma coisa.
Se vocês acham que não existe toxidade que comprometa a leva, vou arriscar.:mug:
Para as próximas, com certeza vou instalar uma torneira ou essa válvula ou até mesmo trocar a tampa por uma sem furo.
De qualquer forma vou compartilhar aqui os resultados.
 
Usa a mesma tampa, sem o airlock/mangueira... aí pega um chumaço de algodão pra tapar o buraco e mete silver tape/fita isolante por cima
 
Olá novamente pessoal.

Hoje abri a primeira garrafa da minha Limpa Tripa Weiss!
Acho que deu sim uma sutil diferença no sabor. Acho que só notei o sabor diferente porque estou procurando por ele.
Mas não vai atrapalhar em beber.

Pensei que não ia carbonatar, mas tá parecendo um vulcão de gás! Usei quase 9g/l.
De qualquer forma, não vou jogar fora todo o lote.

A única coisa que tenho de testar ainda são os efeitos colaterais para o organismo!!!:D

Para a próxima leva, vou seguir todas as dicas que me deram.
 
Ressuscitando o tópico.

Hoje envasei minha primeira leva e dei mole de não tirar a mangueira do blowoff uns 200 ml de álcool 70 foram sugados para dentro do fermentador
Ao final provei um pouco e estava com um gosto bem forte de álcool
Será que tem chance desse gosto diminuir com o tempo na garrafa? Ou ficará assim mesmo?
 
Ressuscitando o tópico.

Hoje envasei minha primeira leva e dei mole de não tirar a mangueira do blowoff uns 200 ml de álcool 70 foram sugados para dentro do fermentador
Ao final provei um pouco e estava com um gosto bem forte de álcool
Será que tem chance desse gosto diminuir com o tempo na garrafa? Ou ficará assim mesmo?
de que tamanho era a leva ? E de que tamanho era o fermentador para sugar 200ml de álcool?
Uma dica para blow-off, usar uma lâmina pequena de líquido na saída, algo como 0.5 cm no máximo. Quanto maior a lâmina de líquido entre a ponta to tubo e a superfície, maior a pressão da coluna de água consequentemente é necessária uma pressão maior dentro do fermentador. Se o fermentador for muito bem vedado, vai acabar carbonatando o mosto.
 
de que tamanho era a leva ? E de que tamanho era o fermentador para sugar 200ml de álcool?
Uma dica para blow-off, usar uma lâmina pequena de líquido na saída, algo como 0.5 cm no máximo. Quanto maior a lâmina de líquido entre a ponta to tubo e a superfície, maior a pressão da coluna de água consequentemente é necessária uma pressão maior dentro do fermentador. Se o fermentador for muito bem vedado, vai acabar carbonatando o mosto.

Envasei 15l e imagino que foi sugando o álcool conforme fui esvaziando o fermentador.
Minha esperança é que o alcool não tenha se misturado a cerveja e por isso o final tenha ficado tão forte o gosto de álcool.
 
ah, o erro foi no envase, não no cold crash (o que é bem mais comum). Dai sim, é possível ter uma concentração alta de álcool no final.
Sempre envase com o balde aberto, é melhor e facilita o escoamento da cerveja pela torneira
 
Back
Top