Blonde Ale com levedura Belga

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aferreira04

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
184
Reaction score
48
Pessoal, tenho repetido já há algum tempo com alguns ajuste uma receite de Blonde Ale (6B – BJCP) que basicamente é:
Receita 20L
4,0 Pilsner
0,20 Carahell
0,20 Trigo claro
14g cascade 60 min
14g cascade 5 min

Rampa única próximo a 65º

Ao final tenho usado normalmente leveduras neutras tipo a Nottingham da Lallemand e nesse ponto que chega a minha duvida.
Como pretendo partir para receitas estilos belgas estava pensando em usar nessa próxima receita uma levedura belga, como a Abbaye ou outra similar. Pergunto seguindo a base apresentada da receita, não me preocupando aqui na questão de seguir ou não o estilo mas sim no resultado final de uma boa cerveja ou não. Poderia utilizar a levedura belga?
Minha preocupação principal é quanto a atenuação pois tenho fechado geralmento uma OG na casa de 1045 com essa base de receita e ao final ficando na casa de 1011.

Outra duvida, que flavours eu teria com essa levedura belga?Pelo que tenho lido puxaria mais para especiarias é isso mesmo?Será que eles fechariam com o cascade ou é arriscado?(mesmo sabendo que gosto é pessoal aceito sugestões aqui)

Qualquer outra sugestão de mudança na receita será bem vinda
Abraço
 
Pessoal, tenho repetido já há algum tempo com alguns ajuste uma receite de Blonde Ale (6B – BJCP) que basicamente é:
Receita 20L
4,0 Pilsner
0,20 Carahell
0,20 Trigo claro
14g cascade 60 min
14g cascade 5 min

Rampa única próximo a 65º

Ao final tenho usado normalmente leveduras neutras tipo a Nottingham da Lallemand e nesse ponto que chega a minha duvida.
Como pretendo partir para receitas estilos belgas estava pensando em usar nessa próxima receita uma levedura belga, como a Abbaye ou outra similar. Pergunto seguindo a base apresentada da receita, não me preocupando aqui na questão de seguir ou não o estilo mas sim no resultado final de uma boa cerveja ou não. Poderia utilizar a levedura belga?
Minha preocupação principal é quanto a atenuação pois tenho fechado geralmento uma OG na casa de 1045 com essa base de receita e ao final ficando na casa de 1011.

Outra duvida, que flavours eu teria com essa levedura belga?Pelo que tenho lido puxaria mais para especiarias é isso mesmo?Será que eles fechariam com o cascade ou é arriscado?(mesmo sabendo que gosto é pessoal aceito sugestões aqui)

Qualquer outra sugestão de mudança na receita será bem vinda
Abraço

Opa!
Eu acho que seus maltes estão legais e cairiam bem com uma levedura belga.
Como você mesmo disse, essas leveduras puxam para especiarias/frutado.
EU (eu) não usaria lúpulo de aroma para esta cerveja, ainda mais o cascade.
O charme de uma Belgian Blonde está nos ésteres liberados durante a fermentação e EU entendo que daria um briga grande com o cascade.
Abraço!
 
@cgfischer nesse caso meu chute nao estava muito fora pois também pensei o mesmo referente ao lupulo.

Como nesse caso não quero recriar nenhum estilo em especifico mas sim iniciar um processo de experimentação encima de uma receita que a meu ver já deu certo, vou me arriscar com algum dos lupulos sugeridos para a Blond Belga que no caso são Styrian Goldings ou East Kent Goldings.

Para aqueles que já usaram qual deles me sugerem? Um ponto de atenção aqui...meu publico alvo não é amante de amargor e aceitam muito bem a dosagem do cascade que venho usando.
 
Como você está curioso sobre as leveduras belgas, eu faria exatamente igual a última receita que fez, trocando só a levedura. Talvez fazer a rampa única em 68, pelo fato de a levedura belga geralmente atenuar mais.

Da uma lida sobre as opções de levedura, pois os resultados variam muito. A abbaye por exemplo, pelo que vi num tópico aqui no forum é meio que ame ou odeie. Talvez a T-58 tenha um resultado mais previsível. Eu só posso opinar sobre a Bio4 SY065 (Trappist Ale), já usei muitas vezes e curti o resultado.
 
@karkassa mas sem alterar o lupulo eu tb começo a crer que poderia haver competição demais no aroma. Lógico que nao conheço os outros lupulos para dizer o que eles geram etc, mas em tese armonizam melhor com as belgas certo?

Vou ver na loja aqui se terei acesso a T58 ou alguma outra líquida para testar. Se eu conseguir um outro fermentador quem sabe eu até quebre em dois lotes com leveduras diferente...

Só uma duvida que fiquei confuso agora...tua sugestão de rampa a 68 seria para gerar mais açucares de caideia longa e evitar um alto ABV é isso?
 
Isso, pra ficar mais próximo do corpo e ABV que você tem de referência na cerveja original.

Com relação ao aroma, na cerveja original esses 14g de cascade deixam um aroma de lúpulo bem perceptível? Se for o caso aí é melhor diminuir ou trocar o lúpulo, mas mesmo um lúpulo condizente com o estilo pode mascarar o aroma da fermentação.
 
Dando um depoimento aqui rápido e levantando um ponto de dúvida que talvez possa ser um erro de interpretação minha...

Pesquisando mais sobre qual ingredientes usar pra finalizar a receita achei em um site uma tabela onde classifica os itens de Atenuação aparente, sabor especiarias, sabor frutado etc etc em Alto/Médio/Baixo para cada levedura...algo bem simples e prático(salvei para consultas). Vou em outro local e pesquiso novamente sobre as mesma leveduras (e nesse ponto incluo também sites dos fabricantes) e chegamos no ponto que me preocupou...

Na primeira tabela o autor colocou no item Sabor de Especiarias como média para praticamente todas as leveduras da Fermentis, deixando apenas a WB06 como Alta. O que me incomodou nesse ponto é o fato de que para mim a S04 e US05 sempre foram consideradas como neutras, ou seja, se ela é neutra não poderíamos ter ela enquadradas como média junto com a T58 por exemplo ou a S33 concordam? Na minha visão até pode ser aceito dizer que uma levedura limpa como a 04 ou 05 venham a gerar algum composto de especiarias, porém colocar eles lado a lado com outras está certo?
 
Pesquisando mais sobre qual ingredientes usar pra finalizar a receita achei em um site uma tabela onde classifica os itens de Atenuação aparente, sabor especiarias, sabor frutado etc etc em Alto/Médio/Baixo para cada levedura...algo bem simples e prático(salvei para consultas). Vou em outro local e pesquiso novamente sobre as mesma leveduras (e nesse ponto incluo também sites dos fabricantes) e chegamos no ponto que me preocupou...

Cara, não sei responder a sua pergunta mas me manda esse link por favor :D
 
Dando um depoimento aqui rápido e levantando um ponto de dúvida que talvez possa ser um erro de interpretação minha...

Pesquisando mais sobre qual ingredientes usar pra finalizar a receita achei em um site uma tabela onde classifica os itens de Atenuação aparente, sabor especiarias, sabor frutado etc etc em Alto/Médio/Baixo para cada levedura...algo bem simples e prático(salvei para consultas). Vou em outro local e pesquiso novamente sobre as mesma leveduras (e nesse ponto incluo também sites dos fabricantes) e chegamos no ponto que me preocupou...

Na primeira tabela o autor colocou no item Sabor de Especiarias como média para praticamente todas as leveduras da Fermentis, deixando apenas a WB06 como Alta. O que me incomodou nesse ponto é o fato de que para mim a S04 e US05 sempre foram consideradas como neutras, ou seja, se ela é neutra não poderíamos ter ela enquadradas como média junto com a T58 por exemplo ou a S33 concordam? Na minha visão até pode ser aceito dizer que uma levedura limpa como a 04 ou 05 venham a gerar algum composto de especiarias, porém colocar eles lado a lado com outras está certo?

É comum achar referencias divergentes. Eu também acho a US-05 bem neutra, mas na minha experiencia com S-04 eu tive uma cerveja condimentada (um final tipo pimenta do reino, mas leve). São muitas variáveis, principalmente a temperatura de fermentação. O jeito é ler o maior número de referências possíveis e ir testando.
 
pois é, depois eu também lembrei dessa informação da questão da temperatura de fermentação que pode sim gerar mais ou menos flavours. Mas como falei de forma alguma a ideia é reclamar de alguem nos fornecendo material gratuitamente, mas como gerou essa duvida acabei trazendo aqui para pegar maiores opniões.

Agora juntando minha visão inicial mais esse comentario do @karkassa é possível e aceitável dizer que o correto ali seria termos a 04 e 05 classificadas talvez como POUCA e não no mesmo grupo como MÉDIA certo?
 
Na primeira tabela o autor colocou no item Sabor de Especiarias como média para praticamente todas as leveduras da Fermentis, deixando apenas a WB06 como Alta. O que me incomodou nesse ponto é o fato de que para mim a S04 e US05 sempre foram consideradas como neutras, ou seja, se ela é neutra não poderíamos ter ela enquadradas como média junto com a T58 por exemplo ou a S33 concordam? Na minha visão até pode ser aceito dizer que uma levedura limpa como a 04 ou 05 venham a gerar algum composto de especiarias, porém colocar eles lado a lado com outras está certo?

S04 está longe de ter perfil neutro. Pelo contrário, tem um frutado que se deixar, toma conta da cerveja toda.

Eu colocaria ele próximo ao S33 e um pouco distante do T-58 e do Abbaye.
 
É comum achar referencias divergentes. Eu também acho a US-05 bem neutra, mas na minha experiencia com S-04 eu tive uma cerveja condimentada (um final tipo pimenta do reino, mas leve). São muitas variáveis, principalmente a temperatura de fermentação. O jeito é ler o maior número de referências possíveis e ir testando.

@Karkassa,

Esse final apimentado _pode ser_ fermento em suspensão.

Eu sempre condiciono cervejas com cepas inglesas/belgas à frio por pelo menos 10 dias pra reduzir o fermento em suspensão ameniznando o spicy.
 
S04 está longe de ter perfil neutro. Pelo contrário, tem um frutado que se deixar, toma conta da cerveja toda.

Eu colocaria ele próximo ao S33 e um pouco distante do T-58 e do Abbaye.

quanto ao frutado fecha com o a tabela que comentei, mas e quanto as especiarias? Da pra considerar ele como médio junto com todo o restante da familia Fermentis e deixar só o wb06 como alto?

Esse material estou vendo que é de 2012, será que houve mudança de lá pra cá?
 
quanto ao frutado fecha com o a tabela que comentei, mas e quanto as especiarias? Da pra considerar ele como médio junto com todo o restante da familia Fermentis e deixar só o wb06 como alto?

Esse material estou vendo que é de 2012, será que houve mudança de lá pra cá?

Nunca percebi esse condimentado no S04 depois de clarificar a cerveja.

Esse sabor condimentado eu percebo quando o fermento ainda tá em suspensão, trabalhando, mas é o gosto de 'cerveja verde' mesmo.

Depois que ele flocula, deixa só o frutado mesmo.
 
boa tarde senhores

estou finalizando a receita no BS. Setei como perfil a 6B mesmo e to fazendo os ajustes aqui...
Minha duvida agora é quanto ao ABV que estava chegando a 4,3% e achei meio baixo. Então adicionei ali 200g de açucar comum a 15 minutos. Ai surgiu minha duvida pois nunca usei açucar assim e receita então não to confiante se vou fazer isso ou não. Se alguem puder dar uma dica agradeço.

O IBU devo corrigir ainda deixando lá por uns 22 creio.

Outra duvida que surgiu agora é quanto a configuração do BS. Como nele nao tinha disponível a a Abbaye da Lallemand acabei copiando o perfil da T58 e mudando a floculaçao para baixa, porém nao sei se o % ali de atenuação está correto. Tentei achar o valor na net mas só encontrei de média a alta e ai não consigo estimar isso em %. Não sei se essa informação nao precisa pode digamos mudar o resultado de minha receita já que ele ta calculando um valor de atenuação


ekqetf.jpg
 
Boa noite amigo. Se eu entendi certo, você está querendo fazer uma receita próxima da Belgian Blond Ale (25A). Mas parece que vc escolheu outro estilo no BS (Blonde Ale, 18A).. A Belgian Blond costuma ter um Abv entre 6 e 7,5%.

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk
 
Boa noite amigo. Se eu entendi certo, você está querendo fazer uma receita próxima da Belgian Blond Ale (25A). Mas parece que vc escolheu outro estilo no BS (Blonde Ale, 18A).. A Belgian Blond costuma ter um Abv entre 6 e 7,5%.

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk

Olá amigo, na verdade estou pegando minha receita de Blonde Ale (6B - Light Hybrid) e adicionando uma levedura belga. Sendo assim digamos não estou pensando em recriar alguma receita fielmente ao estilo pois sei que do jeito que estou montando ela nao vai dar nem uma nem a outra, mas gostaria de provar essa combinação para ir calibrando meu paladar e mão.

Agora minha duvida principal está nessa questão da configuração da Abbye da Lallemand no BS pois não sei exatamente impacto que isso pode gerar na minha receita.

Só um detalhe...no meu guia do BJCP 2008 não achei o estilo 25A que você comentou, o meu acaba no 22C:ban:
 
valeu @jalexandre já verifiquei ali meu principal ponto de duvida que era na atenuação, nesse caso vai de 70% a 85%

e sobre o BJCP foi um vacilo, não lembro onde peguei essa versão de 2008 e pra mim o material nao teria atualizações tao frequentes, logo acreditava que o de 2008 ainda fosse valido. Já estou baixando o novo

abraços e lá pelo dia 22 de julho volto a postar o resultado da obtido com a receita.
 
Olá pessoal!
Finalizei as receitas e mudei o estilo para uma Belgian Pale Ale (24B).

Receita insumos:

2utru60.jpg


Receita da água:

71phlf.jpg


Criticas e sugestões como sempre são bem vindas
 
Back
Top